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Se você é dono de uma pequena empresa, certamente deseja que as pessoas conheçam seu site e, claro, que comprem. No entanto, engana-se quem pensa que as estratégias de SEO são direcionadas apenas para grandes empresas.
SEO para pequenas empresas: trata-se de um conjunto com diversas técnicas responsáveis por auxiliar as empresas a conseguirem destaque em mídias online. São formas seguras de conquistar melhores posicionamentos em sites de busca. Ou seja, contribui para aumentar as conversões de vendas e o destaque nos buscadores do Google.
Que tal aprender a utilizar o SEO para empresas de pequeno porte, e ainda saber como se destacar no Google? Continue a leitura!
O que é e como funciona o SEO?
SEO – Search Engine Optimization, que, em tradução livre significa Otimização para Mecanismos de Buscas, é um conjunto de técnicas utilizadas em sites, blogs e páginas da web. Seu objetivo principal é posicionar uma ou mais páginas com os melhores resultados dentro dos motores de busca.
É por meio do SEO que sites são otimizados para ultrapassarem seus concorrentes, tornando-se o primeiro na página de buscas do Google, conquistando a atenção de usuários por conta de conteúdos relevantes.
As técnicas se tornaram fundamentais para diversas empresas, pelo seu crescimento por meios digitais, um conjunto de abordagens que geram tráfego orgânico, e que pode ser utilizado em canais pagos por meio de anúncios em links patrocinados.
O leitor, muitas vezes, não percebe que você esteja utilizando tais técnicas, mas o Google percebe e proporciona destaque para sites que utilizam SEO em seus conteúdos.
Como iniciar SEO para pequenas empresas
O avanço e a facilidade do acesso à internet se tornou o principal meio de busca para os consumidores. Com apenas um clique, encontram o que precisam em questão de segundos.
Isso significa que, tendo uma pequena empresa, será fundamental tornar seu site visível para os buscadores. Para isso, o SEO se torna a peça chave na hora de obter novas conversões e, consequentemente, faturar.
As práticas de otimização fazem com que empresas de pequeno porte consigam estabelecer domínios relevantes na web, sem altos gastos. Com definição de palavras-chave e estratégias adequadas, o site começa a ser encontrado pelo cliente certo, colocando-o no funil de vendas.
Se você pretende fazer SEO para pequenas empresas, use essas dicas.
Produza conteúdos relevantes
Conteúdo relevante é todo aquele publicado, que se destaca perante os demais, atraindo mais atenção da audiência que você deseja impactar. Pode ser considerado um importante veículo de informações, conhecimento e transformações para o público.
Diante dos motores de busca, os conteúdos são importantes para mostrar apenas o que é necessário. Invista e desenvolva materiais valiosos, completos, que tirem dúvidas, mostrem soluções e, claro, sejam únicos.
Utilize palavras-chave
Palavra-chave é a palavra que resume os temas centrais dos textos. Ela identifica ideias e os temas mais importantes, servindo como referência para as pesquisas, compostas por uma ou mais palavras sobre o que o artigo ou conteúdo irá abordar.
Quando o assunto é Marketing Digital, tornam-se fundamentais para guiar a otimização de sites, fazendo com que mais visitantes sejam atraídos por meio do Google.
Otimize as páginas
Uma configuração On Page prepara o site para seguir as diretrizes nos motores de buscas. Para que essa otimização funcione:
- produza bons títulos capazes de resumir a página, utilizando palavras-chave e que chamem a atenção;
- estruture o conteúdo e sempre tire dúvidas de clientes ou potenciais clientes;
- faça o uso de imagens;
- realize uma boa configuração das URLs.
Faça campanhas de Link Building
As campanhas de Link Building são feitas de maneira pontual e apenas para páginas específicas. Atua no estabelecimento de um trabalho coordenado para linkar páginas relacionadas a partir de conteúdos relevantes.
É um conjunto de estratégias de SEO com o intuito de construir redes de links para uma página que direcione o tráfego e fortaleça a sua autoridade perante mecanismos de busca.
Tem como papel principal mostrar ao Google a popularidade do site no mercado.
Crie um site rápido, seguro e que seja compatível com todos os dispositivos
Boas otimizações de SEO podem e devem ser feitas com base em um bom site. Para isso, alguns pontos de partida merecem destaque.
Velocidade
Busque produzir sites com carregamento rápido – é o ponto inicial para uma boa experiência do usuário,
Compatibilidade com dispositivos
Um site presente e otimizado para celulares é bem-visto pelo Google. Tenha certeza de que é de fácil navegação, se os elementos são clicáveis e se não há excesso de pop ups e publicidade.
Segurança
Use um certificado SSL e ative o HTTPS do seu site. Quando não seguem essas informações, são classificados como inseguros.
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Atualize seu conteúdo
A atualização de conteúdo é um processo baseado em transformações de conteúdos antigos em posts mais atrativos. Essas atualizações podem ser realizadas no próprio texto, com adição de novas mídias e ajustes no SEO.
Quando atualizado, o conteúdo se tornará mais atrativo para os usuários e, consequentemente, para os motores de busca, proporcionando resultados positivos com tráfego e rankings.
Aprenda a se destacar no Google
A melhor forma para que o seu site seja encontrado é com a utilização do Google. Para alcançar o topo desse mecanismo de busca é preciso o uso das boas práticas de SEO. Assim, toda vez que um usuário procurar uma palavra-chave nas buscas, o seu site estará bem posicionado, aumentando as chances de ser escolhido.
Crie um plano para se destacar em meio aos concorrentes. Comece por esses elementos fundamentais para se destacar no Google.
1- Aposte na navegabilidade
O Google sempre busca proporcionar as melhores experiências para os usuários. O objetivo do navegador é oferecer conteúdos de forma acessível.
Uma página organizada e com navegabilidade é um ponto positivo para aparecer na primeira página do navegador.
2- Veja o que seus concorrentes estão fazendo
Fique atento aos concorrentes. Eles podem fornecer informações fundamentais de como melhorar a sua posição nas pesquisas.
Uma boa dica é realizar uma pesquisa das palavras-chaves definidas. Com uma análise profunda é possível observar os termos que mais estão sendo pesquisados e explorados por esses concorrentes.
3- Coloque a palavra-chave no título da página
Certifique-se de que a palavra-chave faz parte do título. Os algoritmos que o Google utiliza consideram o que está descrito dentro desta tag. Então, defina de uma maneira objetiva e resumida seu título.
4- Compartilhe nas redes sociais
Não basta apenas utilizar técnicas de SEO e otimizar seu artigo. Será preciso espalhar seu conteúdo em suas redes sociais para atingir o máximo de pessoas possível. Use o facebook, instagram, twitter e demais redes sociais a seu favor.
5- Considere usar Redes de Display
Uma boa estratégia para se destacar na Rede de Display, é segmentar as palavras-chave com melhor desempenho em anúncios. É possível ter uma base de quais os melhores sites com o verificador de tráfego Google Analytics.
6- Procure tráfego pago
Links patrocinados são importantes para quem quer ser reconhecido no mercado de uma maneira rápida e segura.
Com o tráfego pago é possível estar à frente dos demais sites e se destacar nos mecanismos de busca. Mas, para isso será necessário investir. Essa dica é fundamental para quem quer destacar o site no Google e não sabe por onde começar.
7- Foque em links de alta qualidade
Os links são responsáveis por 47 dos 209 fatores de classificação do Google. Sendo assim, publique conteúdos de qualidade, compartilhe suas ideias sobre blogs e sites relevantes, faça pesquisas de competitividade e crie estudos de caso.
Tudo isso em um plano de marketing constrói um perfil forte de links para que consiga competir no Google.
8- Insira links internos
A última e não menos importante dica é inserir links internos. O seu site precisa estar ligado a outras páginas que tenham o mesmo objetivo que o seu. O Google entende que seu site é relevante e que difere das páginas aleatórias da internet.
Seja competitivo com seus concorrentes, utilize essas táticas para classificar suas páginas como importantes e construir links fortes, deixando-o sempre à frente. Quanto mais uma empresa é classificada no Google, mais as chances de ultrapassar os concorrentes aumentam.
Como podemos perceber, o SEO para empresas de pequeno porte é a peça que faltava para garantir sucesso no mundo virtual. A partir dessas técnicas, as marcas conseguem destaques em páginas, conquistam a atenção dos clientes e consequentemente vendem mais.
Ademais, para ser uma pequena empresa bem posicionada, é preciso monitorar o SEO e analisar as métricas.
Agora que você conhece todas essas funcionalidades é hora de colocar a mão na massa. Se preferir, temos uma equipe altamente capacitada para ajudar você e tirar todas as suas dúvidas. Entre em contato, estamos esperando por você!