Como medir o ROI de SEO

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O que é ROI?

ROI é a sigla para Return On Investment, que significa retorno sobre o investimento. Basicamente quando se fala em medir o ROI de SEO, trata-se de medir os resultados de determinada ação ou campanha. Deve-se verificar se ficou abaixo, dentro ou acima da meta especificada.

O ROI é crítico para qualquer campanha de Marketing Digital e também para qualquer ação de SEO. Este post explicará para você o que é um SEO, como criar uma meta de medir o ROI SEO e dará dicas de resultados que devem ser analisados. Sabendo fazer tudo isso, você com certeza obterá mais sucesso em sua campanha, e conquistará cada vez mais clientes.

O que é SEO?

Search Engine Optimization (SEO) é uma solução de Marketing Digital que visa trazer visibilidade orgânica para websites através de resultados de pesquisas. O SEO engloba todo um conjunto de técnicas e análises de palavras-chave para garantir um bom posicionamento nos buscadores web (como o Google, por exemplo). Quanto melhor o posicionamento nos buscadores, mais o site do seu negócio será visitado. Por conseguinte, mais clientes visitarão o seu site e mais vendas serão efetuadas.

Por que medir o ROI de SEO?

O tráfego é a alma de qualquer negócio on-line com sucesso. Uma boa estratégia de SEO é necessária para conduzir o tráfego on-line para o site de sua empresa. A maior parte deste tráfego virá dos motores de busca como Google e Bing. No entanto, redes de mídia sociais como o Facebook e o Twitter também são grandes aliadas para aumentar o tráfego do site. Medir o sucesso de uma campanha de SEO é importante para determinar se o tempo, dinheiro e recursos alocados para a campanha estão trazendo o retorno desejado. Então, calcular o ROI é uma das muitas tarefas do SEO. Agora, como medir esse ROI?

Procure por um aumento no tráfego orgânico

O aumento de tráfego é uma das maneiras mais fáceis de medir SEO. O Google Analytics é uma ferramenta fenomenal para que você acompanhe as mudanças no tráfego ao longo de sua campanha. Ao olhar para os dados específicos dentro do Google Analytics, você poderá entender o que é necessário e o que funcionará para aumentar o tráfego orgânico do site.

Monitorar Inbound Links

Inbound links são importantes para o SEO. Quanto mais o seu site estiver sendo referenciado por outros sites, maior será sua visibilidade nos motores de busca. O aumento da visibilidade trará melhor posicionamento nos buscadores e mais tráfego orgânico.

Reveja seus rankings orgânicos

O principal objetivo do SEO é aumentar seu ranking nos principais motores de busca para determinadas palavras-chave e frases. Com isso, quando o internauta realizar uma pesquisa por determinada palavra-chave, o seu site deverá estar entre os principais resultados dessa pesquisa. Fato conhecido é que os internautas costumam visitar os três primeiros resultados de pesquisas. Então, quanto mais alto o seu site estiver no resultado, mais cliques ele conseguirá atingir.

Aumento de Receitas

Se o seu site traz receitas por meio de busca orgânica, isso é um indicador claro do sucesso de uma campanha de SEO, basta analisar as conversões que seu site teve comparando com as visitas e metas do google analytics. Esta é a maneira mais óbvia de medir seu ROI de SEO, ou seja, monitorar as receitas de perto ao iniciar uma campanha. Acompanhando todas essas atividades e métricas já terá um diagnóstico correto de como estão suas ações de SEO e o que será necessário para melhorar este resultado. No entanto, é importante lembrar que não existe uma fórmula mágica para SEO. Cada caso deve ser analisado isoladamente. Consistência e paciência também são necessárias. Quando se trabalha através de campanhas de SEO orgânico, pode-se levar até muitos meses para conquistar o tão desejado topo no ranking dos buscadores on-line, portanto é uma tarefa que deve ser pensada a longo prazo.

Formado em Marketing, pós graduado em Marketing Digital pela FGV, certificado por entidades como FGV, Comschool, e entre outros, apaixonado por Marketing Digital, gerenciou equipes e detêm cases de sucesso

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