img-Pesquisa de palavra-chave avançada

Pesquisa de palavra-chave avançada: Antes de começarmos a fazer as pesquisas de palavras-chaves avançadas é fundamental que tenhamos em mente que esse será um trabalho fundamental para o sucesso do seu blog ou site. A pesquisa de palavra-chave avançada é um processo que necessita mergulhar totalmente no segmento do cliente, no caso,  a empresa que está solicitando o serviço.

Não tem como sabermos quais serão as melhores palavras-chaves para seu site se não tivermos em mente quem está de fato interessado nos seus serviços ou produtos.

Neste artigo mostraremos alguns atalhos que você mesmo poderá fazer, aumentando assim a produtividade da sua equipe

O que é pesquisa de palavra-chave avançada?

A pesquisa de palavra-chave avançada consiste em fazer com que tenha êxito em determinar quais serão as palavras-chaves que serão melhores aproveitadas no contexto da semântica e densidade da mesma palavra-chave.

Hoje, temos muitas ferramentas que possibilitam fazermos um melhor estudo para determinarmos quais serão as palavras-chaves que têm maior assertividade com seu target.

As pesquisas de palavras-chaves são fundamentais para dar vida ao seu artigo ou página de serviço. Isso,  pelo fato de que a arquitetura estrutural será melhor lida e crawleada pelos motores de busca como o Google. Utilizar essas ferramentas fará com que você tenha uma economia significativa de tempo e assertividade.

 

Palavras-Chave de Cauda Longa o que são?

 

Criada pelo autor Chris Anderson, a Cauda Longa descreve um método onde as palavras de baixa procura  ou tráfego podem coletivamente posicionar palavras de termos mais amplos através de estratégias de palavras-chaves de cauda longa.
Exemplo de Cauda Longa: Imaginem um e-commerce de papéis de parede. Esse mesmo e-commerce pode até receber muitas visitas para o termo “papéis de parede”, mesmo sendo um termo genérico. Agora se usar o termo “papéis de parede do homem aranha”,  sendo mais filtrada ou afunilada a palavra-chave, maiores são as chances de conseguir atingir seu público. Não queremos dizer que o termo “papéis de parede” não trará receita, pode até trazer, mas o coletivo de palavras-chave de Cauda Longa poderá trazer muitos benefícios.
Quando você definir Palavra de Cauda Longa x página de destino,  já terá um bom caminho percorrido.  Hoje em dia palavras-chaves de Cauda Longa geram em média 80% de tráfego para muitos sites. Sempre que fizer alguma pesquisa relacionada ao seu segmento e verificar que determinada palavra-chave tem um certo volume de busca, tente afunilar a mesma para que seja competitivo até conseguir uma autoriadade. Uma das formas interessantes para que começe isso é utilizando estratégias de SEO local.

 

Ferramentas para pesquisa de palavra-chave avançada

1 – Planejador de palavras-chaves do Google  – Ferramenta que dará acessos, volume de busca e índice de concorrência de cada palavra-chave. O ideal para um site novo é fazer questão de usar palavras-chaves que possuam um teor mediano de busca, fazendo com que sua competitividade seja justa com os demais concorrentes.

2 – Google trends – Plataforma importante que possibilita saber em quais regiões estão tendo grande busca por determinada palavra-chave. Fazendo um cruzamento de dados com o planejador de palavra-chave do Google você terá um estudo mais profundo para tornar as estratégias de SEO mais robustas e profissionais.

3 – Ubersuggest IO – Ferramenta poderosa que possibilita você a saber quais são as melhores palavras-chaves em sua essência, sem contar que a mesma possui clusters de palavras-chave. Vamos supor que você pesquise uma palavra-chave relevante, o programa te mostrará palavras-chaves tão boas quanto.

4 – Web Master Tools – Você deve estar se perguntando por que o Search Console é importante para se conseguir estudar palavras-chave. Simples! Sabemos quais são as palavras com maior densidade, e com isso temos a faca e o queijo na mão.

Como avaliar se minhas palavras-chaves são boas para minhas estratégias?

Depois que você conseguiu fazer uma listagem com as palavras-chaves que você quer usar em seu site ou blog, deverá fazer uma filtragem. Essa filtragem é muito importante, a não ser que seu site já tenha um alto teor de autoridade. Para saber se o seu site tem um alto teor de autoridade basta acessar o MOZ , o qual trará todas as informações de DA e PA.

Diante dessas estatísticas verifique se a palavra-chave que você escolheu tem densidade suficiente para competição no Search Console.

Conclusão

A pesquisa por palavra-chave ou Pesquisa de Marketing Digital é algo que precisa de foco e atenção. Trata-se de um  procedimento  que você deveria levar muitíssimo a sério. Sem pesquisa adequada de palavras-chave, você poderia estar otimizando seus textos para os termos de pesquisa errados. Mesmo que a pesquisa de palavras-chave seja o primeiro e mais importante passo em sua estratégia de SEO, existem algumas arestas a serem cortadas. O uso de ferramentas para criar uma longa lista de palavras-chave em potencial é uma ótima maneira de acelerar sua pesquisa de palavras-chave. Ao decidir quais palavras-chaves deverá seguir, você também pode usar uma ferramenta; mas, simplesmente pesquisar suas palavras-chaves também lhe dará uma visão da dificuldade de classificar para um determinado termo de pesquisa.

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3 Comments

  • Com a atualização da ferramenta do google ele não informa mais os números precisos ex: “palavra chave tal” : 1-50mil por mês, é complicado se basear por esse número analisando possíveis concorrentes. Você sabe algum jeito alternativo para verificar o número exato das pesquisas por mês? Conforme era o Key word planner antigamente. Obrigado.

    • Diego Martins

      Olá, bom dia
      Veja algumas ferramentas porem algumas pagas que darão conta do recado:
      Loongtailpro é uma ótima ferramenta que trará uma pesquisa mais filtrada. Já a Keyword Spy possibilita ter dados precisos da SERP e saber quais são as melhores palavras chaves de seus concorrentes e até mesmo um Stakeholder. Um bom cruzamento de dados fará toda a diferença.
      Espero ter ajudado
      Abraço

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