Imagem mostra equipe de marketing pronta para ensinar o que é Landing Page

Se você não tem muita intimidade com o Inbound Marketing, talvez não saiba exatamente o que é Landing Page ou por que deve criá-las em seu site. No entanto, elas são peças vitais para pegar todo o tráfego que seu blog conseguiu gerar e transformá-lo em leads para avançar a sua estratégia publicitária e se preparar para transformar esses acessos em novos negócios fechados para a sua empresa.

Por isso, é essencial não só saber o que são Landing Pages, mas também entender como criá-las e de que maneira usá-las dentro da sua estratégia de Marketing Digital. Ao dominar essa ferramenta, ficará mais fácil de ultrapassar a barreira que muitas empresas enfrentam: a de gerar tráfego orgânico constante, mas não conseguir convertê-lo em leads e sofrer para ter resultados consistentes.

E aí, quer ultrapassar esse desafio? Então aprenda agora mesmo o que é Landing Page e saiba tudo sobre o assunto?

 

O que é Landing Page?

Como o nome já indica, Landing Page é uma página preparada para receber os visitantes que “aterrisam” no seu site. Esses visitantes podem vir de qualquer lugar, mas normalmente chegam pelo Google (tráfego orgânico ou pago) e pelas redes sociais (tráfego pago).

No entanto, não basta apenas que a Landing Page (ou LP, para ficar mais fácil) seja a página dentro do seu site onde o visitante chegará. Ela também deve ter alguns elementos básicos voltados para a conversão.

Por exemplo, existe uma grande chance que você tenha chegado neste artigo por uma pesquisa no Google ou andando pelas redes sociais, correto? No entanto, apesar de ser a sua “página de destino”, este conteúdo não é uma LP. Afinal de contas, trata-se de um artigo padrão, sem o objetivo de conversão.

Já a LP é toda montada para converter o visitante, tanto do ponto de vista visual, quanto de conteúdo. Por exemplo, uma boa Landing Page tem a menor quantidade de elementos visuais possíveis para ajudar o leitor a focar e a se concentrar na mensagem (não tem o menu de Home, por exemplo, e nenhum link de saída).

Além disso, seu conteúdo é composto por uma boa copy para converter o visitante em cliente. Quer ver um exemplo? Olhe abaixo:

 

Essa é a nossa LP para o serviço de Marketing Digital completo. Repare como limitamos ao máximo os elementos visuais e usamos apenas para organizar melhor o conteúdo e despertar a vontade no visitante de contratar o serviço em questão.

 

Por que usar LPs na sua estratégia?

As LPs são vitais para qualquer estratégia de Inbound Marketing, pois são o princpal ponto de conversão dentro dessa estrutura. É claro que existem outros canais de conversão, mas elas são as mais usadas.

Por exemplo, suponha que você invista em anúncios no Google ou no Facebook. O público que clica no seu CTA precisa ser direcionado para algum lugar, receber um conteúdo que vai convertê-lo em cliente. Esse algum lugar é a LP.

Como dito, existem outros canais de conversão. Por exemplo, é possível montar o anúncio com CTA diretamente para o WhatsApp da sua empresa. No entanto, as LPs ainda são a ferramenta mais usada para isso.

Como criar Landing Pages que realmente convertem?

Para realmente ter sucesso com as LPs, é importante saber como criá-las de modo a aumentar sua taxa de conversão ao máximo. Veja algumas dicas essenciais para isso a seguir:

1. Título e subtítulo

Para que a sua LP converta, é vital que você capriche no título e no subtítulo dela. Isso porque, de acordo com o Copyblogger, 80% das pessoas só leem a chamada inicial. Ou seja: se ela não for boa o suficiente, você não conseguirá prender o visitante para que ele siga a leitura até o fim.

Pensando nisso, aprenda como fazer um bom título e subtítulo abaixo:

  • insira a sua promessa de valor de forma direta e objetiva;
  • desperte urgência e prova social;
  • use números concretos;
  • dê destaque ao título e subtítulo na hora que o visitante cair na página.
Por exemplo, suponha que você esteja procurando por uma agência de Marketing Digital e cai em uma LP que diz:

AUMENTE SEU FATURAMENTO EM 40%: Conheça enquanto há tempo a metodologia testa e aprovada que aumentou o tráfego orgânico em 1.848% e trouxe mais negócios para +15 PMEs de diferentes áreas”

Repare como fazemos uma promessa direta (aumentar o faturamento), despertamos urgência (“enquanto há tempo”) e prova social (“testada e aprovada por +15 PMEs”) e damos destaques aos números (40%, 1.848%).

Esse é um conteúdo que prende a atenção do leitor para saber mais (aliás, se você se interessou, conheça o case de sucesso que teve esses resultados usando nossa metodologia).

 

2. Imagem / Vídeo

Ter uma boa imagem ou um vídeo na sua LP é ideal para poder comunicar certas informações para os usuários. Se o seu produto ou serviço for visual (um software, etc.) tire prints e use. Já se seu serviço for focado em desempenho, use gráficos para comprovar a melhoria. Como este:

 

3. Copy

Tenha um bom copywriter para escrever uma oferta ao cliente que:
  • tenha boa legibilidade;
  • seja cativante;
  • seja objetiva;
  • desperte desejo de compra;
  • explore gatilhos para alcançar reações do público.


4. CTA

Por fim, finalize a sua LP com um CTA que converta. Faça um botão grande, colorido, com bastante destaque e que conte com as informações básicas mais importantes para que o leitor seja convertido.

Por exemplo, informe o preço de venda do seu produto ou infoproduto. Se for para iniciar um orçamento, deixe claro que o botão fará isso. Além de deixar esse recurso no fim, coloque-o também em outras partes da página.

Pronto! Agora você já aprendeu o que é Landing Page e sabe também como criá-las e usá-las em sua estratégia de Inbound Marketing. Com esse conhecimento, você acaba de ganhar uma nova ferramenta para avançar em suas campanhas e gerar cada vez mais resultados para o seu negócio. No entanto, não se esqueça de sempre acompanhar os dados gerados pelas suas páginas e testar novos métodos para aumentar sua conversão.

E aí, quer aprender como desenvolver uma estratégia completa de Inbound Marketing? Então leia nosso guia sobre o assunto!

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