Como já abordado aqui, é fundamental que seu escritório tenha um site responsivo com landing pages e blog para conseguirmos deixá-lo cada vez melhor para o lead.
Hoje falaremos o que são links internos e para que eles servem.
Todo site, seja ele de serviço ou de produto, possui páginas internas linkando umas às outras. O que muitos não sabem é que se for combinado com estratégias de SEO  será muito benéfico para o seu site. O Google utiliza links internos para ajudar a descobrir novos conteúdos que você esteja postando.
Palavras do Tio Google:
“O Google deve pesquisar constantemente novas páginas e adicioná-las à sua lista de páginas conhecidas. Algumas páginas são conhecidas porque o Google já as rastreou antes. Outras páginas são descobertas quando o Google segue um link de uma página conhecida para uma nova página”.How Google Search Works
Páginas isoladas – vamos falar logo porque a chamamos de páginas órfãs.
Links Internos auxiliam de forma benéfica o PageRank. Quanto mais você melhorar a arquitetura interna do seu site, melhor será a nota que o Google dará para ele.
Vale ressaltar que o Google eliminou as pontuações do PageRank público em 2016. No entanto, o PageRank continua sendo uma parte essencial de seu algoritmo de classificação.
Disseram no Twitter  . O Google entende que se o seu site possui bastantes links apontando para uma determinada página é fato que a mesma tenha relevância para o seu site.

Como Configurar meus links internos

Nesse momento vamos organizar todos os seus conteúdos, a fim de melhorar a indexação e visualização do usuário. Imagine seu site como uma pirâmide, onde no topo estaria o artigo Mãe, e logo abaixo os artigos que representam semanticamente o artigo Mãe.
Para isso vamos fazer o que chamamos de Siloing, que é nada mais que o agrupamento de páginas da Web relacionadas por algum tipo de link interno.
Vamos exemplificar hipoteticamente que você tenha uma escola de idiomas e necessita melhorar o SEO. Ao organizar o site deparamos com artigos relacionados a países, cidades, e estados.


Percebemos que esse site possui páginas com textos âncoras de Cidades e Países, como mencionado.
Cada página do País mencionado atua como um “hub” e vincula-se a subpáginas sobre cidades relacionadas (e vice-versa). Isso cria um cluster de tópicos – um grupo de páginas interligadas intimamente relacionadas ao mesmo tópico.

 

 

Três benefícios disso são:
  1. Os usuários terão mais facilidade em navegar pelo seu site;
  2. Os rastreadores terão mais facilidade para entender a estrutura do seu site;
  3. Mais “autoridade” é transferida para suas páginas mais importantes (porque as subpáginas se conectam de  volta às páginas do “hub” e vice-versa)

Links Internos Quebrados

Muitas vezes você entra em um site que lhe chamou a atenção. Ao navegar no mesmo se depara com URLS 404. Assim como você, o Google não gosta de ter esses links, pois traz uma péssima experiência ao usuário deixando o mesmo sem ação. Por esse motivo, atualmente podemos otimizar as páginas 404 com redirecionamentos.

Esse tipo de falha é ótimo para conseguir novos Links para o seu site. Para saber mais sobre Link Building é necessário pensar fora do site.

 

Como os Links quebram

Existem fatores que deixam os seus links quebrados como o expirar de um domínio, ou muitas vezes a troca de um theme do seu site WordPress ou qualquer outro CMS.
Sempre é fundamental fazer um checklist completo de todos os links , Title, URL, a fim de conseguir um  melhor controle de links e não perder nenhum.

Plugins para Links Internos

Muitas tarefas de um site podem ser auxiliadas por um plugin WordPress que são complementos de funcionalidades para que o seu site tenha um bom desempenho. Cada um deles é responsável por uma determinada atividade.
Tudo vai depender de sua demanda. Aqui sempre utilizamos o plugin Yoast para os sites de nossos clientes a fim de nos auxiliarem em tarefas rotineiras (como se fosse um checklist).
Não existe um plugin 100% confiável que faça todas essas atividades com maestria. Nós até já testamos alguns que prometem fazer, mas na hora “H” não cumprem o serviço.
O Yoast é o mais conhecido plugin de SEO para WordPress. Vale ressaltar que Plugin não faz SEO, e sim ajuda a melhorar as questões ONPAGE do seu site.
Os fatores fundamentais como mencionados é fazer com que seu site se converse, a fim de melhorar a indexação com o auxílio de um texto âncora.
Com o Internal Links é possível automatizar algumas tarefas rotineiras de automação e links quando está escrevendo um artigo novo ou uma página.

Sempre a troca de sites, themes ou modificações no mesmo, ocasionam transtornos em termos de links, caso não tenha feito uma tabulação de todas as URLs do seu site. Para os desatentos, o Redirection é fundamental.

 

Conclusão

Sempre que for fazer um artigo novo para o seu site, faça-o dando credibilidade em sites de stakeholders e nunca se esqueça de fazer toda a estrutura interna do seu site, para aí sim começar a pensar em Link Building. Espero que tenham gostado! Todas essas estratégias são fundamentais para conseguir o melhor proveito do Google, sem deixar de lado toda a parte de Criação de identidade visual e Logo da sua empresa.

 

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