Muitas empresas se perguntam o que de fato tem mais resultado: SEO ou investir em Google Adwords?
Antes de chegarmos a essas métricas é fundamental que saibamos o que significa as 2 linhas de frente mostradas na SERP. Ambas as ações representam o SEM – Search Engine Marketing, que tem como objetivo principal gerar resultados com leads qualificados para sua empresa.

O que é SEO?

SEO – Search Engine Optimization são técnicas de otimização que aumentam as chances de ranqueamento de sua página nas primeiras posições do Google orgânico, que orientados por algoritmos são feitas as posições na SERP.
Existem 2 linhas de frente para se ter um SEO afiado:
SEO ONPAGE – tudo que for alterado dentro do código fonte do seu site como Title, URL, conteúdo e texto âncora;
SEO OFF PAGE –  todas as linkagens que seu site irá receber para aumentar métricas de autoridade. Para saber mais sobre SEO temos um GUIA de SEO para iniciantes.

O que é Adwords?

Google Adwords é uma ferramenta criada pelo Google para gerar receita para ele mesmo. Diante disso, para se ter um anúncio ou link na primeira página é necessário que a pessoa pague pelo clique . Esse pagamento pode ser variado por diferentes formas de setar a ferramenta como CPC, CPM etc. Todas pagam a cada clique. Dentro da plataforma é necessário que seu site tenha coerência com a palavra-chave que está vinculando, tendo conexão para o usuário. As landing pages devem ser diretas, fazendo com que a taxa de clique seja satisfatória diante do que estão investindo.
Percebemos que em ambas as situações o Google preza pela qualidade.

Vejam na serp a diferença:

Impressões de SEO  x  Adwords

Muitos dos anúncios do Google Adwords são exibidos somente em ferramentas do Google ou de parceiros. Em contrapartida, o SEO pode abranger todos os mecanismos de busca.
Um dos fatos que devemos ter cuidado é que em muitas estratégias em redes de display de parceiros do Google são formados por sites que captam cliques através de robôs. Acredito que você não quer mensurar falsos dados, correto?
A durabilidade das campanhas de Adwords são somente enquanto se está pagando para o  Google, diferentemente das campanhas de SEO que são para a vida toda.

Escolha das palavras-chaves

Ambas as estratégias são fundamentais para que sua empresa tenha estudado as palavras-chave exatas e de cauda longa, principalmente para SEO, tendo em vista o índice de concorrência x  autoridade de seu domínio, referente à página de destino que irá levar o usuário.
Já no Google Adwords, isso interferiria diretamente no preço do Leilão de suas palavras-chaves. por isso é fundamental que se escolha a melhor palavra-chave  – Custo x Conversão. A landing page que formará para aquele anúncio reduzirá o custo da mesma.

O que é bom para o meu negócio: SEO ou Adwords?

Ambas as estratégias são boas, quando bem feitas, porém, SEO pode ser fundamental para todos os tipos de segmento. Um dado interessante levantado pela Innverse é que cerca de 70% das pessoas buscam e clicam nos links de SEO, pelo fato de saberem que estarão sendo direcionadas para uma página referente ao assunto.
Diante disso, qual a opção você escolheria?

Conclusão

Para que tenha sucesso em suas estratégias de SEO é fundamental que você siga rigorosamente uma estratégia escalonável, diante dos concorrentes que possui e o nível de competitividade para o seu segmento. Já no caso de Adwords, terá que ter um SETUP muito bem elaborado, caso contrário estará recebendo muitos cliques que não estarão trazendo resultados de receita.
Para saber mais um pouco de como sua empresa poderá obter resultados efetivos de SEO, faça uma análise gratuita de SEO agora mesmo
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