O Marketing é a união de diferentes ações para conseguir que um determinado produto seja atraente de várias formas. Com o advento da tecnologia, o Marketing Digital ganhou muita força no mercado, tendo como sua principal missão, colocar uma empresa em destaque na primeira página dos principais sites de busca.
Este é um dos principais recursos para que um produto ou serviço esteja  bem posicionado neste meio tecnológico. É fundamental que seja feita uma boa pesquisa de palavras-chave grátis para conseguir alcançar este objetivo.
A palavra-chave não se restringe apenas à venda de produtos, mas também  pode ser um importante elemento para a produção de conteúdo – o novo meio do Marketing Digital. E para encontrar a melhor palavra para sua empresa e para o seu conteúdo, é necessário um amplo conhecimento de SEO. Mas, o que seria este termo? E essas palavras, como elas afetam as vendas?

O que são palavras-chaves?

Essas palavras representam os termos essenciais para serem colocados no conteúdo de um texto (seja venda, ou conteúdo rico) e que sejam identificados pelos sites de busca. O objetivo básico para essa procura – das melhores palavras – é que sejam encontradas com mais facilidade, dando preferência para a primeira página das plataformas,  e conseguindo uma maior conversão das pesquisas em vendas.
Existem diferentes conceitos de como fazer pesquisa de palavras-chaves. Existem as palavras genéricas, que têm um maior tráfego (mais fácil de se encontrar), porém, são mais competitivas e têm menores chances de conversão. Exemplo: “Lavadora de pressão”.
Já as palavras específicas, invertem o quadro na pesquisa. Elas possuem um menor número de buscas, todavia, são menos competitivas, com maiores chances de serem convertidas. Exemplo: “Lavadora de alta pressão em Campinas”.

Como você poderia distinguir isso, e escolher a melhor palavra para o seu produto?

 

O que é SEO?

SEO O Search Engine Optimization, ou, otimização para mecanismos de busca em tradução livre é uma série de estratégias utilizadas para melhorar o posicionamento de uma palavra, através de uma pesquisa de palavras-chave. Conhecer este conceito é fundamental para o sucesso de uma campanha de Marketing Digital.
No mundo da tecnologia, as mudanças acontecem rapidamente. Ter o conhecimento afiado de SEO, faz com que consiga se adaptar às mudanças das plataformas de busca. No passado (não faz tanto tempo assim), o ponto principal de uma boa campanha era a procura exata do termo e da palavra-chave – isso acontecia pela necessidade imediata do usuário do assunto em questão.
Hoje em dia, os mecanismos de busca focam na intenção do usuário em encontrar a semântica dos termos específicos de um produto como: dicas, técnicas, melhores produtos, marcas, como usar, melhores acessórios etc. Com a mudança do termo, a necessidade de um projeto de qualidade é grande, mas, ainda faltam alguns pontos importantes.

Estudo na pesquisa de palavras-chave

Para se dar bem em uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave, é necessário fazer um estudo delas. Existem três diferentes formas de analisar e fazer um bom projeto de pesquisa palavras-chave: termos, volume e densidade. No parágrafo acima, já foi dado um “spoiler” sobre a importância dos termos no SEO e qual a importância dele para o seu negócio.

Mas, o que seriam esses outros dois conceitos?

A densidade é, basicamente, a quantidade de vezes que a palavra-chave é colocada no texto. Por exemplo: em um texto de 200 palavras, é repetida duas vezes o termo, ou seja, uma repetição a cada 100 palavras. Antes, a densidade de palavras era um importante elemento para o ranqueamento nas plataformas de busca. Se negritadas e bem estruturadas nos parágrafos, haveria um maior tráfego dos usuários no site. Exemplo de palavra: “Comprar lavadora de pressão”.
O volume dessas palavras no texto representa a quantidade de vezes que esse termo foi encontrado nos mecanismos de busca. Na pesquisa não aparece o termo exato, mas, sim,  as variações da palavra em inúmeros conteúdos a respeito. A partir deste ponto, o trabalho de encontrar a palavra ideal fica mais fácil para uma melhor conversão.
Porém, com a mudança do algoritmo, isso foi mudando…

Qualidade

Em 2013, o Google alterou o algoritmo de busca de palavras-chave. O chamado Hummingbird (beija-flor) passou a fazer uma busca mais precisa – de acordo com os desejos do usuário na pesquisa de palavras-chave no Google – focando menos no posicionamento da palavra na busca, e mais na semântica do termo, principalmente em conteúdos.
Por isso, houve uma radical alteração nas estratégias de SEO. A forma antiga de densidade de palavras-chave no texto não foi abandonada, mas, sim, otimizada para um melhor conteúdo. Antes, os textos eram feitos com o foco total no posicionamento, já que o algoritmo monitorava apenas o termo exato – procurado na pesquisa de palavras-chave. Agora, o foco mudou, passou a ser o interesse do usuário em conteúdos de qualidade.
É neste ponto que o produtor de conteúdo deve prestar atenção!
Os textos, artigos e materiais produzidos devem atender e sanar as dúvidas do público. Por isso, o Marketing de Conteúdo e o Inbound Marketing ganharam força no Marketing Digital, pois, esses conceitos trabalham com um conteúdo rico (texto, imagens, vídeos, infográficos  etc.) para se destacar na plataforma.

Ferramentas de palavras-chave

Com a importância das palavras-chave e a mudança do algoritmo das plataformas no ranqueamento, ser craque em ferramentas SEO é fundamental para melhorar a sua posição nas páginas. As ferramentas mais usadas para alcançar esse objetivo são:
Ubersuggest: com esta ferramenta, é possível encontrar inúmeras palavras que não estão nos planejadores do Google. É um complemento para o planejador do Google;
KeywordTool: um outro complemento para o planejador na pesquisa de palavras-chave do Google. Além de palavras, a plataforma trabalha com sugestões de frases em ordem alfabética, além de termos de outros sites da plataforma, como o Youtube;
WordStream: essa ferramenta oferece palavras-chave com maior sofisticação e frases relevantes de “cauda longa”. É considerada uma das ferramentas mais utilizadas entre os operadores de pesquisa e palavras-chave;
Keyword Eye: este site é especializado em oferecer palavras-chave relevantes, com volume de busca, frases de cauda longa, além de ser um dos maiores auxiliares dos planejadores de palavras-chave do Google;
Keywords Everywhere: a ferramenta pode ser colocada como extensão no Google Chrome e no Mozilla Firefox. Ela consegue adicionar informações sobre o volume de buscas em tempo real, diretamente nos sites;
Answerthepublic: essa ferramenta consegue encontrar uma grande quantidade de palavras-chave, com frases de cauda longa, questões de termos, bem como palavras relacionadas. É, sem dúvida,  uma das melhores ferramentas de busca.

Conclusão

Buscar uma palavra-chave adequada para se destacar no volume de pesquisa de palavras- chaves, é fundamental para o sucesso de uma campanha no Marketing Digital. Desde o algoritmo Hummingbird, os sites de busca passaram a dar um maior foco em conteúdos relevantes relacionados à palavra-chave, tornando-se um verdadeiro desafio para o profissional da área.
Por isso, conhecer as ferramentas e as estratégias de SEO para conseguir um melhor posicionamento, é a meta de quem deseja se dar bem na pesquisa de palavras-chave.
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