A pergunta que não quer calar! Quanto tempo o Google leva para indexar meu site no TOP 10?

Sem Comentários

Muitas empresas se perguntam quanto tempo leva para que estejam no Google com boas posições orgânicas; geralmente a resposta era sempre a mesma: “depende”. Isso acontecia  pelo fato do Google levar em conta muitos fatores a serem considerados, desde a força do site, concorrência alta ou baixa e as habilidades depositadas no site, sendo elas ONpage ou OFFpage.

No mês de fevereiro deste ano a empresa Hrefs fez um estudo mostrando quanto tempo leva para que seu site tenha boas posições no Google diante dos fatores preestabelecidos pelos algoritmos do Google. Uma coisa é certa: você deve ter em mente que o SEO é constante e dinâmico. Caso queira saber mais sobre o assunto veja o GUIA completo de SEO para iniciantes e fique por dentro do que abordaremos agora.

1 – Quanto tempo seu domínio está no ar?

Inicialmente, devemos saber a idade da página em questão.

A pesquisa mostra que foram utilizados mais de 2 milhões de palavras-chave de forma aleatória levando em conta as TOP 10 “páginas”.

Nota: A idade é calculada a partir da data em que os Crawlers detectaram o mesmo pela primeira vez.

Diante do gráfico acima podemos afirmar que para estar no TOP 10 é necessário ter uma média de 2 anos de idade. Já para se conseguir a posição número 1 é necessário mais de 3 anos. Outro dado importante que conseguimos ver  é que somente 20% das páginas que  atualmente estão no TOP 10 tem menos de 1 ano.

Qual o percentual de páginas classificadas era menor que 1 ano de idade?

Diante disso podemos afirmar que a SERP orgânica do Google é um monopólio de sites antigos? A resposta está clara que não adianta ter estratégias de SEO a curto prazo, visto o tempo que o Google leva para determinar que sua página tem autoridade e GAP para estar no TOPO.

Qual o GAP que o Google precisa para colocar minha página no topo?

Essa pergunta é direta e para respondê-la a Hrefs selecionou novamente milhares de sites que foram Crawleadas pela primeira vez, em um período de 1 ano. Posteriormente foi norteada por um histórico de posições para cada página de cada palavra-chave. Vejam o resultado:

Nota-se que apenas 5% das páginas com menos de 1 ano ranqueiam no TOP 10 para 1 palavra-chave.

De fato, a autoridade de um site é fundamental para se conseguir rank, independente da idade do mesmo. No gráfico abaixo veremos quanto tempo essas páginas levaram para conseguir ficar em TOP 10 (em dias)

Diante do Gráfico fica mais fácil olhar que o GAP que levou para se chegar no TOP 10 foi de 6 meses. Lembrando que estamos falando apenas dos 5% sortudos que conseguiram chegar no TOP 10 em menos de 1 ano.

Em outro cálculo a Hrefs calculou os números com base no volume de pesquisa mensal das palavras-chave:

Contra fatos não há argumentos, apenas 0,03% das páginas classificadas no TOP 10 para uma palavra-chave de volume alto em menos de 1 ano.

Podemos ver que seu site pode classificar para palavras-chave de baixo volume em um período curto, enquanto as de alto volume levam quase 1 ano para entrar no TOP 10.

Conclusão

Além da resposta clara da pergunta levantada no tópico, que cerca de 90% das páginas recém-criadas não chegam ao top 10 dentro de 1 ano; sendo que para se chegar o minimo é de 6 meses, levando em conta muita estratégia de SEO para seu site, principalmente se a primeira página do Google está com concorrentes antigos e de autoridade. O SEO é um trabalho árduo e contínuo que leva tempo para se conseguir “bons” resultados.

Espero que tenham gostado!

 

Formado em Marketing, pós graduado em Marketing Digital pela FGV, certificado por entidades como FGV, Comschool, e entre outros, apaixonado por Marketing Digital, gerenciou equipes e detêm cases de sucesso

More from our blog

See all posts
 
Sem Comentários