O que é Link Building 

Link Building é uma das estratégias mais importantes para se conseguir ranqueamento no Google orgânico – SEO.
O trabalho de Link Building consiste em conseguir fazer com que sites de autoridade ao seu segmento aponte para uma determinada página ou texto âncora do seu site. Isso somado a outras estratégias fará com que seu site tenha métricas de autoridade impotentes.
O trabalho de Link Building requer muita dedicação, inteligência estratégia e muito estudo. Afinal o que hoje pode, amanhã não poderá mais
Link Building é uma arte misturada com ciência que é, sem dúvida,  o trabalho mais oneroso de tempo e inteligência dentro do SEO. 
Desde 1998, quando o Google iniciou seus algoritmos, Larry Page e Sergey Brin têm como premissa principal deixar os links, backlinks como forte teor de ranqueamento – principalmente de sites de renome. Sabendo disso, muitos profissionais de Link Building fazem estratégias para conseguir links importantes para o seu site. Os links são como votos,  e esses votos possuem importância. Imagine se você possui um site que vende tênis, e lá na categoria dos tênis da Nike você receba um link da própria Nike para aquela página.
Além de ter um texto âncora compatível, a Nike estará te recomendando.

Por que Link Building é importante?

Diante do mencionado acima, os links são responsáveis por dar ordem à popularidade e relevância de um site, e  o Google tem a tarefa de avaliar esses links entre competidores que darão tal relevância. Por essa razão, cada dia se torna mais competitivo estar bem posicionado no Google.
A cada 2 anos, a Moz produz uma pesquisa importante sobre o mundo de SEO, abordando fatores de ranqueamento. 
O Google avalia a reputação de todos os sites que estão indexados no mesmo. 
Sendo assim, quando uma página de seu site possui um link, ela será mais confiável do que outras como se fossem votos. Assim sendo, monte sua estratégia de Link Building visando sua persona e palavras-chaves de fundo de funil.
O Google avalia critérios importantes e lógicos do seus links, como:
1 – Contexto em que o link aparece – não podemos pegar um link de uma farmácia, caso o site seja sobre pneus.
2 – O texto que aparece no link condiz ou foi feito de forma artificial?
3 – São links Nofollow ou Dofollow?

O que é Guest Post ?

O Guest Post nada mais é do que uma forma de se conseguir links, sendo ela a mais diversa e qualificada até o momento.
A estratégia de Guest Post nada mais é que o seu conteúdo está sendo publicado em sites de outras empresas que tenham relação com o seu segmento, fazendo os apontamentos corretos.
Como regra geral, os blogueiros convidados incorporam links para seus próprios sites em suas postagens convidadas, direcionando o tráfego para suas próprias plataformas. No entanto, isso está se tornando mais difícil, tendo em vista que muitos sites adicionam nofollow ou até mesmo eliminam links completamente.
O Guest Blogging tem sido usado ativamente no mundo do SEO há muitos anos e não vai desaparecer tão cedo.
A colaboração dentro do nicho é útil tanto para o site host quanto para o escritor convidado.
Grandes empresas geralmente convidam autores parceiros para postarem em seus blogs e, por sua vez, postam os artigos em outros sites.
Benefícios de fazer estratégias de Link Building 
Vamos listar alguns benefícios em que se consegue links através de Guest Post:
  • Maior tráfego para o seu site, quando se faz um link para o seu site através de um site com alta autoridade e engajamento. Consequemente seu site receberá mais visitas vindas desse nosso link que você conseguiu.
  • Maior alcance de brand – Para melhorar o posicionamento de sua marca ou reputação, é necessário expô-la, podendo ser através de conferências,  eventos, feiras etc. Os mesmos princípios se aplicam para o Marketing Digital. Quanto mais sites visitar e deixar sua marca através de Links, por texto, imagens, infográficos, será válido para sua empresa.
  • Network – Você pode construir parcerias com empresas influentes, entrar em uma comunidade privilegiada de colaboradores dentro de seu nicho, aprender com as experiências de outras pessoas e trocar conhecimentos e recursos.
  • Aumente os pontos de venda  – Não dependa somente de campanhas pagas para conseguir mais leads para o seu negócio. Suas postagens de convidados publicadas em plataformas on-line populares fornecem o fórum perfeito para promover sua marca. Os leitores interessados ​​seguirão seus links para obterem mais informações.

2 dicas para conseguir melhorar suas estratégias de Guest Post

1 – Selecione os melhores sites

Faça um estudo de links para o seu site, utilizando Hrefs. Uma das estratégias que digo para quem está começando é  colocar uma determinada palavra-chave no Google, selecionar as 10 primeiras colocações e entrar em contato oferecendo um artigo (essa abordagem deve ter um bom Script de persuasão).
Vejam algumas métricas importantes para a estratégia de Guest Post: 
  • Qualidade do domínio que irá apontar para o seu site. Tente focar em sites que tenham DA acima de 40;
  • Conteúdo rico. Seja criterioso em avaliar os artigos do ponto de vista do leitor. Vão ser valiosos? Vão sanar alguma dúvida do lead? Trata-se de um artigo que você teria prazer em compartilhar?
  • Tráfego orgânico. Quanto mais tráfego um site tiver, mais palavras-chave estarão no topo das classificações de pesquisa. Quando as palavras-chave são semelhantes ao projeto que está sendo desenvolvido, o link equity promovido pelo doador é maximizado.   

2 – Prospecção de parceiros

Depois que você conseguiu fazer toda a curadoria de conteúdo inicial para o seu projeto de Guest Post, é fundamental que faça contatos úteis para conseguir melhorar a taxa de aceitação do seu Guest Post.
Monte um Script de abordagem impecável, mostrando os benefícios que cada um terá na troca de link. Entre em contato com administradores de sites conceituados em redes sociais e comente sobre fotos, postagens e outros conteúdos. Abaixo, um modelo de Script de abordagem:
  • escreva um texto original;
  • cumprimente o destinatário de forma alegre e com presteza;
  • consulte e estude os materiais do seu parceiro;
  • seja direto ao expor pelo qual motivo está escrevendo;
  • forneça exemplos;
  • siga as regras ao enviar uma mensagem pessoal.

Resumo

A estratégia de Guest Post é basicamente convidar blogueiros a criarem e publicarem artigos em caráter de troca.
Guest Post ajuda a aumentar a notoriedade do seu site,  melhorando o tráfego orgânico.
Para usar blogs convidados de maneira eficiente, você deve encontrar sites relevantes, gerar ideias de conteúdo interessantes, entrar em contato com proprietários de sites, escrever posts impressionantes, incorporar organicamente links, acompanhar e medir a eficiência de sua estratégia, avaliar doadores e atrair apenas pessoas com um grande número de palavras-chave e alto tráfego.
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