KPI, o que é, como utilizar

Certamente você já ouviu falar em KPIs ou Key Performance Indicators (em português, Indicadores-chave de Desempenho).

De forma resumida, os KPIs são importantes ferramentas que medem o sucesso de um negócio. Mas como aplicá-los? Como analisar seus resultados? Como utilizar estes indicadores no negócio?

Neste artigo, vamos responder a estas questões, explicando tudo sobre KPI, como empregá-lo, como ele funciona e muito mais. Continue acompanhando!

O que é KPI?

KPI é a sigla em inglês para Key Performance Indicator. Em português, significa Indicador-chave de Desempenho.

Trata-se de métricas utilizadas para medir e avaliar o desempenho de uma empresa com relação a seus objetivos estratégicos. Os indicadores fornecem, em tempo real, dados de vendas, marketing, atendimento ao cliente, operacionais e financeiros.

E todas essas informações quantificáveis, em números ou porcentagem, ajudam a entender se a empresa está no caminho certo para alcançar suas metas ou tomar decisões rápidas para ajustar as estratégias de marketing digital conforme necessário, por exemplo.

Em síntese, os KPIs fornecem uma visão detalhada e contínua do desempenho da empresa, permitindo uma gestão mais eficiente e baseada em dados.

Afinal, como funciona o KPI?

Como falado, o KPI é um indicador de performance essencial nos dias de hoje para a gestão eficiente e eficaz das empresas, fornecendo insights valiosos que ajudam nas tomadas de decisão e na melhoria contínua dos processos e estratégias de negócios.

Mas, afinal, como funciona o KPI? Existem diferentes indicadores que podem ser utilizados dependendo do que se deseja medir. Os KPIs podem ser segmentados por categorias, conforme abaixo:

  • KPI financeiro: mede receita, lucro e margem de lucro.
  • KPI de produtividade: mede a eficiência de processos, como a quantidade de produção por hora.
  • KPI de qualidade: avalia a satisfação do cliente, o tempo de resposta, as taxas de resolução de problemas.
  • KPI de marketing: monitora as taxas de conversão, ROI de campanhas publicitárias, dentre outros dados.

Veja que é preciso escolher o indicador certo para alcançar a performance ideal.

Como utilizar o KPI para o seu negócio?

O KPI deve ser utilizado de acordo com os objetivos da sua empresa, mas, para saber qual o indicador ideal, é preciso realizar testes. Assim, é necessário que você tenha em mente alguns pontos bem definidos.

São eles:

  • O objetivo que você quer alcançar com o seu negócio.
  • Selecionar indicadores diretamente relacionados ao objetivo da sua empresa.
  • Os KPIs devem ser quantificáveis para, de fato, você acompanhar o progresso.
  • Estabelecer prazos para avaliação do KPI (podendo ser semanal, mensal, trimestral etc., conforme a necessidade).
  • Revisar e ajustar os KPIs regularmente para garantir que eles sejam relevantes e úteis.

Assim, com todos esses alinhamentos, vai ser possível medir e melhorar os resultados da sua empresa baseando-se em dados.

Tipos de dados monitorados

Os tipos de dados monitorados podem variar de acordo com o setor e as metas da empresa.

Vamos mostrar um case para você entender melhor como funciona o KPI conforme os tipos de dados. Como exemplo, dados de marketing. Nessa situação, os indicadores serão:

  • Tráfego do site: número de visitantes no site em tempo real.
  • CTR (Taxa de Clique): percentual de cliques em relação ao número de visualizações de anúncios.
  • Engajamento nas redes sociais: curtidas, compartilhamentos e postagens nas redes sociais.

Assim, o KPI calcula os resultados e, por meio das informações obtidas, você vai saber, em dados reais, se as estratégias da sua empresa estão funcionando.

Ficou mais fácil com esse exemplo? Esperamos que sim.

Como definir qual KPI sua empresa vai utilizar?

Agora, você já sabe que o KPI é essencial para ajudar a sua empresa a entender se está alcançando seus objetivos estratégicos e operacionais.

E para isso, é indispensável contar com o auxílio de uma boa agência de marketing digital especializada, para definir qual KPI é mais indicado para seu negócio.

Afinal, é preciso estar sempre atento às campanhas de marketing, acompanhar os dados e as listas de indicadores, e criar dashboards e relatórios que apresentem os KPIs de forma visual e fácil de interpretar.

Uma dica de especialista: se você negligenciar esses indicadores, o seu prejuízo pode ser enorme.

E é justamente pensando nisso que a agência de marketing digital Inside Digital conta com uma equipe de profissionais de várias áreas para fazer o marketing completo da sua empresa.

Quer saber como podemos definir e qual KPI sua empresa vai utilizar? Entre em contato agora mesmo e conheça nossas soluções. 

Anterior Vamos falar sobre automação de marketing digital?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *