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O SEO (Search Engine Optimization) é uma das principais estratégias do Marketing Digital, sendo responsável por fazer com que o seu site apareça nas primeiras posições nos resultados de busca orgânica em sites como o Google. Para isso, você pode contar com uma agência de SEO, que dispõe de especialistas determinados a ajudar o site da sua empresa a ter mais visualizações e consequentemente mais conversões.
Com um conjunto certo de estratégias e técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web, é possível tornar a sua marca mais conhecida, ganhar autoridade no mercado, receber mais visitantes e aumentar as chances de conversões. Tudo isso é possível ser feito organicamente, sem a necessidade de investir em mídia.
A todo o momento, em todo o mundo, milhões de pesquisas são feitas em sites de busca, como o Google, Bing e Yahoo. Esses usuários buscam, entre tantas outras razões, responder dúvidas, solucionar problemas, encontrar empresas, adquirir conhecimento e comprar produtos.
Para oferecer uma melhor experiência de busca, buscadores na internet como o Google adotam alguns critérios na hora de realizar o ranking com o posicionamento de páginas na web, como o site da sua empresa. Estar nessas primeiras posições é crucial para o sucesso do seu site.
De acordo com o Backlinko, em uma análise de 5 milhões de resultados de pesquisa do Google para entender melhor a taxa de cliques orgânicos, foi observado que:
– O primeiro resultado da pesquisa orgânica do Google recebe 31,7%;
– O primeiro link na primeira página tem 10 vezes mais chances de receber um clique em comparação com uma página em 10º lugar, por exemplo;
– A taxa de clique para as posições 7-10 é praticamente a mesma;
– Em média, subir 1 ponto nos resultados pode significar um aumento de 30,8% nos acessos.
O estudo ainda mostra que as três primeiras posições nas buscas do Google, quando são somadas, obtêm 75,1% de todos os cliques. Ou seja, estar na primeira página ainda não lhe garante necessariamente um resultado satisfatório, já que 3/4 dos cliques já não estão sendo mais disputados por aqueles que não estão no Top-3 da página.
Para alcançar essas valiosas primeiras posições no site do Google, você precisa antes provar à plataforma que possui a melhor resposta para aquela pesquisa feita pelo usuário. Como fazer isso? Aí entra uma boa estratégia de SEO, que irá trabalhar para otimizar os seus resultados da SERP (Search Engine Results Page).
Boas práticas de uma estratégia de SEO eficiente
Para elaborar uma estratégia de SEO eficiente, o especialista leva em consideração um conjunto de técnicas e boas práticas como:
– Analisar a arquitetura e desenvolvimento do site ou blog;
– Conseguir links que apontem para seu site ou blog;
– Prestar atenção ao que a concorrência está fazendo;
– Saber pesquisar e usar as melhores palavras-chave;
– Produzir conteúdo de qualidade.
Assim, a sua página estará atualizada dentro dos critérios estabelecidos pelo Google, e os resultados irão corresponder à busca feita pelo usuário, fazendo com que o seu site fique bem posicionado.
Para chegar a esse ranking, o Google, responsável por aproximadamente 75% das buscas realizadas na internet, segundo os dados divulgados pela consultoria Serasa Experian Hitwise, utiliza até 200 fatores de ranqueamento. Confira alguns:
– Usar a palavra-chave no conteúdo, sem falsas promessas e exageros;
– Conteúdos extensos;
– Velocidade de carregamento da página;
– Postagens frequentes e regulares no site ou blog;
– Uso de palavras-chave em títulos e subtítulos;
– Links externos para sites com credibilidade;
– Links internos.
LEIA TAMBÉM: Entenda o que você pode estar fazendo de errado na sua metadescrição
Quer conhecer todos os fatores? Neste link, o Backlinko apresenta a lista completa com os 200 critérios utilizados pelo Google.
No entanto, apesar da importância de estar atento aos critérios de posicionamento do Google, o foco na produção de conteúdo deve ser o usuário e a sua experiência com a leitura.
Para produzir um conteúdo de valor e que tenha um bom posicionamento nos resultados de busca, você deve se atentar à palavra-chave e buscar resolver um problema.
Por exemplo: quem pesquisa no Google o termo “o que fazer em São Paulo” é porque certamente não sabe quais são as opções de lazer da cidade, ou está buscando por algo diferente dos lugares que já são conhecidos por ele. Esse é o motivo pelo qual a pessoa está pesquisando naquele momento. Portanto, o foco desse conteúdo deve ser oferecer ao usuário opções interessantes de entretenimento na cidade.
Além disso, saber o que não se deve fazer também é muito importante. Para isso, oferecemos gratuitamente aos nossos leitores um e-book sobre SEO Black Hat. Nele, ensinamos a você o seguinte:
– Identificar alguma penalidade oriunda de técnicas de SEO Black Hat;
– Entender de forma profissional como se proteger de ataques vindos de Trojans, GSA e Bad Link;
– Conhecer técnicas sólidas e indicadas pelo Google, protegendo-se das mudanças de algoritmos.
Confira no e-book “O que é o SEO negativo ou Black Hat?” quais são as recomendações e objetivos do próprio Google para você conseguir ter uma base sólida e à prova de ataques.
Entenda o algoritmo do Google e as suas atualizações
O algoritmo do Google é uma combinação de operações que tem como objetivo definir a classificação dos links na página de resultados da busca orgânica, hierarquizando as páginas em ordem de relevância para cada usuário.
Para aperfeiçoar os seus resultados e melhorar a experiência dos usuários na plataforma, o Google atualiza o seu algoritmo. Essas atualizações também podem eliminar ou rebaixar páginas maliciosas e conteúdos de baixa qualidade.
Todos os anos, milhares de atualizações são realizadas, mas algumas costumam se destacar e movimentar o segmento de SEO. Conheça a seguir quais são:
Panda (2011): penalizou páginas com conteúdos de baixa qualidade que adotavam práticas como excesso de palavras-chave e fazendas de links;
Penguin (2012): penalizou sites com backlinks de baixa qualidade e passou a valorizar aqueles que recebiam links contextualizados e de sites com qualidade e autoridade;
Hummingbird (2013): melhorou a classificação dos resultados ao mudar o foco da correspondência exata da palavra-chave para a compreensão das intenções de busca;
Mobilegeddon (2015): mobile-friendly passou a ser um fator de rankeamento;
RankBrain (2015): inseriu inteligência artificial e machine learning no algoritmo para compreender melhor a intenção de busca dos usuários;
Mobile-First Index: passou a considerar as páginas mobile como a versão principal para o rankeamento;
BERT (2019): incorporou um sistema de inteligência artificial especializado no processamento de linguagem natural para compreender como o ser humano faz buscas.
Conheça a Inside Digital – Agência de SEO
Na Inside Digital, trabalhamos sempre focados na obtenção de resultados com o menor tempo possível, atuando de forma estratégica em busca de crescimento orgânico sustentável todos os meses em etapas claras, bem definidas, cíclicas e discutidas com os nossos clientes.
Para isso, realizamos:
– Uma avaliação junto ao clientes sobre os produtos com maior valor agregado, cruzando essas informações com os dados do Google e encontrando as melhores oportunidades de competição em listagem de resultados;
– Analisamos todos os pontos fortes e fracos dos concorrentes por meio de ferramentas analíticas para compreender a origem das visitas em seu site e competir por esse espaço;
– Elaboramos um diagnóstico completo, organizando um plano de ação com resultados esperados pronto para execução, mediante aprovação do cliente.
LEIA TAMBÉM: Como a Inside Digital trabalha o Marketing Digital da sua empresa
KPIs (Key Performance Indicators) como Agência de SEO
Para a execução do projeto de SEO, definimos os KPIs que devem ser acompanhados mês a mês, além das metas e ações para aquisição de tráfego. Confira!
– Definição dos KPIs que serão acompanhados e das metas que devem ser atingidas;
– Identificamos e analisamos os principais concorrentes, além de acompanharmos dentro de um cenário competitivo durante o período de execução do trabalho;
– Identificamos oportunidades de otimizar os resultados e posicionamentos da sua página na web;
– Criamos conteúdos focados em SEO para melhorar o posicionamento do site da sua empresa no Google;
– Produzimos um relatório técnico de melhorias e um relatório técnico de performance, avaliando as ações executadas, com os resultados obtidos no último mês e as ações futuras.
Na Inside Digital você encontra planos personalizados que se adequam a sua realidade e trazem resultados concretos para a sua empresa. Sediada em Palhoça (SC), a agência atua com clientes em todo o país. Graças à qualidade desses resultados, a Inside Digital possui um incrível percentual de 96% nas renovações dos contratos com os seus parceiros.
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