SEO para sites WordPress: o que saber para 2023 em 5 passos

As estratégias de SEO se atualizam de forma constante, e em 2023 não vai ser diferente. É preciso analisar diversos fatores para, então, traçar um plano que seja de fato eficaz. No entanto, o fato é que em 2023 elas vão focar em um ponto em comum: a experiência do leitor/usuário em sua página ou site. .

Além disso, o próprio cenário digital possui suas áreas de incertezas por mudar tanto em prol da experiência, e podemos lhe dar a certeza que neste ano as tendências de SEO vão seguir esse caminho.

E, ao contrário do que muitos pensam, esse movimento não é nada repentino, mas sim muito bem estruturado. As transformações no digital já vêm acontecendo, como a recente atualização do Google que tem como objetivo priorizar o conteúdo útil. 

O ranqueamento das páginas sofre impactos constantes, mas essa, em específico, foi uma das que mais traçou o que devemos esperar do SEO para sites WordPress em 2023. Para explicarmos melhor, preparamos este artigo completo com todas as informações que você precisa saber. Confira abaixo e boa leitura!

Qual a relação entre WordPress e SEO?

Antes de tudo, é preciso estar claro o que é SEO, sigla para Search Engine Optimization. O SEO consiste em traçar estratégias e combinações de técnicas que têm como objetivo colocar o seu site nas primeiras posições do Google, ou de qualquer outro mecanismo de busca, por meio de uma palavra-chave

E o WordPress? Bom, é o CMS (em português, Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) mais utilizado do mundo para administrar sites, lojas, blogs, portais ou qualquer outro tipo de página virtual. De forma geral, sua missão é gerenciar os conteúdos de modo simples e eficaz.

Com ele, você é capaz de transformar suas ideias em realidade sem precisar entender muito a linguagem de programação. O intuito da plataforma é facilitar a produção de conteúdo, desde textos a vídeos e, para isso, conta com uma variedade de layouts com inúmeras funções. 

Agora que você já sabe o que é SEO e WordPress, ficou fácil entender a relação entre eles. Com o conjunto de técnicas combinadas à capacidade do profissional, as páginas do seu site ficam sempre nas primeiras posições do Google. Isso significa mais tráfego, que por sua vez pode ser convertido em usuários reais ou até mesmo vendas. 

Leia também: COMO UTILIZAR O POWER BI PARA ALAVANCAR SUAS VENDAS NESTE ANO

Como melhorar o SEO do seu site WordPress em 2023?

Desenvolver um site no WordPress traz inúmeras vantagens. No entanto, em toda e qualquer plataforma, é preciso avaliar as métricas de otimização de busca, ou seja, o SEO. Estar posicionado entre as primeiras posições do Google não apenas faz com que mais pessoas conheçam seus serviços, como também contribui para gerar autoridade para a sua marca. 

A boa notícia é que todo o esforço para otimizar o seu site WordPress vai trazer um retorno significativo para você, e isso é o que importa. Além disso, o SEO para WordPress é mais fácil que em outras plataformas, isso porque o próprio sistema do CMS oferece ferramentas que indicam o estado de otimização do seu site. 

Outro benefício do WordPress é que ele atualiza o core automaticamente para que o seu site se adapte às diretrizes do Google. Em suma, é uma plataforma fácil, flexível e extremamente eficaz no que se propõe. 

Para facilitar ainda mais esse trabalho de otimização, existem Plugins de SEO para WordPress que ajudam a identificar possíveis problemas que seu site possa ter. Além disso, eles também podem indicar como o dono pode melhorar ainda mais a sua página. Confira os principais!

1) Yoast

Sem dúvidas, o Yoast SEO é um dos mais utilizados do mundo, e isso não é à toa. O plugin consegue reunir todas as técnicas mais importantes e essenciais em um só lugar, o que torna muito mais fácil otimizar a sua plataforma. 

Como ela funciona? Bom, ela analisa de forma geral a condição dos conteúdos postados, levando em consideração aspectos como:

  • links internos e externos;
  • volume da palavra-chave;
  • descrição de texto alternativo em imagens;
  • nível de legibilidade do texto;
  • quantidade de mídias no texto… e muito mais!

Ao final da análise, o plugin fornece uma pontuação de zero a cem, que indica o quão otimizado sua página está para aparecer nas primeiras posições do Google

2) SEOPress

O SEOPress é outro plugin de SEO para WordPress simples, mas poderoso, e inclui todos os recursos conhecidos para manter uma boa estratégia de SEO, como títulos, metadescrições, suporte a imagens abertas, geração de mapas em XML, redirecionamentos e muito mais.

A ferramenta possui uma interface intuitiva que garante usabilidade para novos donos de sites começando do zero e usuários mais experientes. A versão premium do plug-in também é mais acessível e oferece mais ferramentas que o Yoast SEO.

Além disso, é um dos plugins que segue as diretrizes e regras white hat estabelecidas pelo WordPress e pelos mecanismos de busca, integra-se facilmente com o CMS e pode gerar meta tags importantes de SEO usando qualquer método e qualquer idioma.

A ferramenta também possui um recurso muito interessante: na revisão do post, os usuários receberão orientações de SEO codificadas por cores a serem seguidas.

As sugestões de melhoria aparecem quando o ponteiro do mouse rola pela página e indica, por exemplo, se um tópico está desmarcado ou quando o WordPress bloqueia a indexação. Veja outros recursos do plug-in:

  • ajuda a destacar postagens de mídia social;
  • possui uma paleta de cores incluída para aumentar a visibilidade de pessoas com problemas de visão de cores;
  • navegação por teclado e suporte a leitor de tela;
  • previne conteúdo duplicado.

3) SEO Framework

O SEO Framework também segue as diretrizes de desempenho exigidas pelo WordPress e pelos mecanismos de pesquisa. Um de seus recursos é o preenchimento automático de meta tags em qualquer idioma.

As instruções também são codificadas por cores e permitem que os usuários personalizem o protocolo Open Graph, Facebook e Twitter Cards. O SEO Framework pode ser integrado com outros plugins incluídos no CMS, é rápido, responsivo e evita erros canônicos em seções e páginas. 

Como escolher o melhor plugin para SEO WordPress?

Algumas empresas de hospedagem WordPress oferecem soluções de cache integradas. No entanto, à medida que você cria sites profissionais e configura outros tipos de páginas, precisa instalar um plugin de cache para melhorar o desempenho.

Por outro lado, um plugin de SEO deve ser instalado em seu site para garantir a otimização necessária para o posicionamento da página. Mas escolher o melhor plugin de SEO para WordPress depende das necessidades do projeto.

O site terá muitos recursos como imagens e layouts dinâmicos que precisam ser otimizados? É preciso pagar mais para garantir melhores resultados?

Os usuários precisam analisar essas questões e certificar-se de que o plugin de cache ou plugin de SEO seja compatível com o modelo do WordPress, que será integrado a ele e a outros plugins e outros recursos disponíveis no site.

Dessa forma, se o usuário alterar o tema, ele não perderá todas as configurações efetivas de SEO. Essa é a principal característica de um plugin verdadeiramente funcional.

Escolher o melhor plugin de SEO para WordPress não é uma tarefa fácil. Alguns temas do WordPress vêm com suas próprias configurações de SEO, mas os usuários devem adicionar uma solução que possa fornecer velocidade e funcionalidade extras a um site criado e gerenciado com um CMS.

5 passos para otimizar seu site WordPress em 2023

Agora que você já entendeu a relação e a importância das métricas de SEO para seu site WordPress, está na hora de saber como adaptá-lo para este ano. Confira abaixo como fazer isso em 5 passos!

1) Escolha um plano de hospedagem adequado

O primeiro passo é escolher um provedor de hospedagem que seja confiável e capaz de atender aos requisitos do seu site. Caso contrário, o seu site pode sofrer consequências graves, como lentidão, travamentos ou até mesmo dificuldade de acesso, o que prejudica e muito o SEO. 

O segredo é fazer uma boa pesquisa prévia para então escolher o plano de hospedagem que mais tem a ver com seu nicho de atuação. Saiba identificar quais são as necessidades que seu site possui. Desse modo você conseguirá atendê-las de forma eficaz. 

Outra dica é você conferir o histórico de satisfação da provedora de hospedagem, e tenha a certeza de que ela tem um excelente desempenho a oferecer. Após escolher, é hora de selecionar o plano. No geral, eles se dividem em:

  • hospedagem compartilhada: armazena diferentes sites em um mesmo servidor;
  • hospedagem cloud: premium que oferece recursos dedicados de uma rede com múltiplos servidores;
  • hospedagem de Servidor VPS Linux: dá acesso root e recursos dedicados a usuários e exige conhecimento técnico da área;
  • hospedagem WordPress: dedicada especificamente para o WordPress, com otimizações de desempenho e segurança.

2) Otimização das imagens

As imagens são extremamente importantes não apenas para a estética do seu site, mas também para atrair a atenção do leitor, evocando emoções particulares. Além disso, elas retêm o usuário em sua página por mais tempo, colaborando para o SEO do site. 

Imagens muito pesadas aumentam muito o tamanho da página, como se fossem um tijolo em uma caixa de papelão. Elas exigem mais tempo de download, o que deixa seu site mais lento. 

Atualmente, as imagens representam cerca de 45% do tamanho médio total de uma página. Para garantir a otimização das imagens, siga os seguintes passos:

  • garanta que o arquivo tenha até 500KB (se possível, utilize sites como Easy Resize para diminuir o tamanho da foto);  
  • utilize formatos de imagens próprios para web, como JPEG, PNG e WebP;
  • habilite a função Lazy Loading para carregar as imagens sob demanda.

3) Desinstale Plugins desnecessários

Como você viu, os plug-ins estendem a funcionalidade do WordPress, tornando-os excelentes adições a um site. No entanto, alguns podem consumir muitos recursos, afetando o desempenho. 

Desativar o plug-in não é suficiente, pois ele ainda está conectado ao seu site. Você deve removê-lo completamente para que ele não seja um peso desnecessário na plataforma. 

Felizmente, é muito fácil remover a maioria dos plugins. Em seu painel, vá para Plug-ins, encontre o plug-in desativado e selecione Remover.

Antes de desinstalar um plugin desatualizado, verifique as orientações oficiais do recurso, nele estará explicado como desinstalá-lo corretamente.

4) Deixe seu site responsivo para dispositivos móveis

É muito provável que você e seu público-alvo normalmente façam suas pesquisas em dispositivos móveis, em vez de computadores e notebooks. Para que uma estratégia de SEO produza os resultados esperados, seu site deve ter um bom desempenho, independentemente do dispositivo preferido do usuário que o acessa.

Em outras palavras, otimizar sua plataforma para uso em dispositivos móveis e computadores aumenta a probabilidade de você aparecer entre os principais resultados de pesquisa orgânica nos principais mecanismos de pesquisa.

5) Otimize o título dos seus posts, além das metadescrições

Os títulos de suas postagens e páginas são muito importantes. É a partir deles que o Google e outros buscadores se informam sobre o conteúdo do seu site, além de atrair o público para o que ele precisa.

Entre as estratégias de SEO para WordPress, o título deve ser cativante, ter entre 60 e 65 caracteres e ter palavras-chave segmentadas, se possível desde o início. Outro detalhe a ser observado é a metadescrição, isto é, o texto que aparece abaixo do link, que descreve um conteúdo que será encontrado naquela página ou post.

Leia também:

Atinja as primeiras posições do Google!

Existem inúmeros métodos e combinações de estratégias para alavancar o seu site e colocá-lo nas primeiras posições do Google. O ideal é que você conte com a ajuda de profissionais especializados em SEO para evitar problemas.

Garanta resultados com quem entende. Entre em contato com nossa equipe e dê o primeiro passo de uma trajetória de sucesso!

Anterior Marketing digital para clínicas de exames: descubra tudo a respeito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *