img-Persona para SEO
Assim como existe toda uma estratégia para o Marketing Digital, no SEO não é diferente. Veja neste artigo como segmentar suas estratégias de SEO não dando foco  somente para os “robôs do Google”.
Muitas pessoas se perguntam por que as empresas investem em SEO. A resposta é simples – para gerar mais visitas/cliques qualificados fazendo com que as conversões de vendas sejam maiores. O SEO, em sua essência,  consiste em nada mais nada menos que criar conexões, sendo elas através de links e textos persuasivos que vão ao encontro de seu target.
Antes de se chegar em um público é necessário defini-lo de forma clara. Para que isso aconteça é fundamental que tenha em mente uma pesquisa de mercado de Marketing Digital. O papel da pesquisa de mercado e persona é imprescindível, fazendo com que você crie ações pontuais. Muitos consideram que o SEO deve ter foco no usuário. Mas como colocar isso em prática? Simples!
Defina seu público e apresente a ele soluções reais, fazendo com que você seja autoridade necessária para que o lead converta em seu site ou blog.
O que é uma persona?  Por que devo me preocupar?
Segundo pesquisa abordada pela HUBspot, uma buy persona é uma representação fictícia do cliente ideal baseada em pesquisas de mercado e dados reais sobre seu cliente.

Muitas vezes, em nossas primeiras reuniões com clientes quando perguntamos – qual é o cliente ideal para o seu produto? Eles respondem: “TODOS”! Já percebemos que teremos muito trabalho por aqui. Quanto melhor nós pudermos entender quem estamos tentando alcançar, melhor podemos planejar e criar estratégias, para depois efetivamente executar nosso trabalho como SEO.

 

“O seu produto ou serviço não atende a todos e sim a alguém”

 

4 referências fundamentais para conseguir moldar sua persona de SEO

 

 

1 – SIM –  Sistema Integrado de Marketing

É o Sistema Integrado de Marketing que estrutura a interação de pessoas, equipamentos e procedimentos para  consolidar, avaliar e distribuir informações pertinentes e oportunas ao setor de Marketing e gerenciar para obter a melhor resposta diante do problema que enfrentam. O SIM tem um alcance maior do que a pesquisa de Marketing.
O SIM envolve dados internos e externos, enquanto a pesquisa de Marketing utiliza apenas dados externos.
Exemplos de dados que podemos extrair:
1 – Contabilidade da empresa – Os dados contábeis de uma empresa são fundamentais para o SIM. Com isso saberemos em qual sazonalidade a empresa teve melhor número de vendas ou alguma queda decorrente de um ambiente Macro;
2 – Inteligência de Marketing – São informações de Marketing obtidas através de jornais, sites e stakeholders pertinentes ao segmento;
3 – Ciência de Marketing  – Visa auxiliar os administradores na tomada de decisão, incluindo a utilização de modelos e gráficos.
Podemos classificar de dados: os dados internos os quais serão fundamentais para saber o perfil real que sua empresa atende.

2 – Informações demográficas para SEO

Muitas informações demográficas são obtidas através de uma análise interna. Nessa etapa é importante que você tenha total ciência do seu público, fazendo com que o mesmo seja atendido como deseja – sem enrolação. Nao fique somente em relatórios superficiais, mas busque informações subjetivas que agregam valores ao seu público alvo.
Ao definir a demografia da personalidade, você quer ter a certeza de que tem uma boa compreensão do seguinte:
  • Como eles se descreveriam?  Mãe, pai, aluno, atleta ou empresário?
  • Onde é que eles vivem?  Rural, Suburbano ou Urbano?
  • Qual é a faixa etária deles?  Crianças ou adultos?
  • Em que área da indústria eles estão?  Engenharia, Saúde, Finanças ou Mídia?
  • Qual é o seu nível de emprego?  Administração, Executivo de nível superior, Associado de vendas ou Consultor?
O que isso pode ajudar em minha persona para SEO?

Um blog que está destinado a donas de casa será muito diferente de blogs que estão destinados a grandes executivos, isso pela fala gramatical e principalmente pelas dores de cada nicho.

 

3 – Aspectos Sociais

As pessoas no mundo inteiro são sociáveis umas com as outras, mesmo que em alguns lugares estejam em guerra. Para comprovar isso basta analisarmos o grande impacto que as redes sociais vêm trazendo para as pessoas físicas e pessoas jurídicas. Diante disso, o grupo no qual estamos inseridos influencia diretamente o nosso modo de pensar, agir e escolher.
Para sabermos mais sobre alguns aspectos sociais,  podemos listar algumas perguntas importantes que devem ser feitas antes mesmo de começar sua curadoria de conteúdo para SEO:
1 – Quais são as marcas que seu nicho gosta de usar?;
2 – O que eles fazem nas horas vagas?;
3 – Quais grupos frequentam?;
4 – Qual a ideologia do seu grupo?.
Novamente essas perguntas estarão ligadas diretamente a contextualizar nossa abordagem com o lead. Isso será fundamental para suas estratégias de construção de links. Os nichos relacionados são uma ótima maneira de promover e construir uma rede com outras empresas que buscam atingir uma audiência semelhante à sua.

4 – Zona de Empatia

O  objetivo fundamental do SEO é que se consiguam boas conexões ou conversões vindas da SERP. Sabendo que temos que ser autoridade e influenciar pessoas a compartilhar suas postagens e/ou publicações é interessante que tenhamos uma visão mais macro do segmento em que estamos. Para isso aconselho a leitura do mapa de empatia pelo Xplane.O objetivo do mapeamento de empatia é capturar rapidamente a perspectiva do seu público. O Mapa de Empatia aborda os seguintes pontos-chaves:
  • O que eles veem    – O que está acontecendo ao redor deles?
  • O que eles dizem   – Para colegas, amigos ou seu chefe?
  • O que eles fazem   –  Qual a atitude e o comportamento deles?
  • O que eles sentem –  Quais são as emoções comuns que experimentam?
  • O que eles ouvem  –  O que seus amigos, chefes, familiares e outros dizem?
  • O que eles pensam – O que realmente conta? Sobre o que eles estão preocupados? O que eles querem alcançar?
Com esses dados ficará muito mais fácil para que sua empresa tenha um norte de como começar as estratégias de SEO com foco em persona.
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