Imagem mostra vetor simbolizando pesquisa de palavras-chave
Trabalhar com Inbound Marketing é um constante processo de produção, revisão e otimização. Afinal, o objetivo é atrair consumidores para dentro da sua estratégia, convertê-los em leads e torná-los clientes depois. Para isso, no entanto, é necessário ajustar cada pequeno detalhe do seu ecossistema, começando pelas palavras-chave do seu conteúdo. Isso mesmo: entender qual é a keyword mais indicada para você é vital para fazer um bom trabalho.
Em grande parte dos casos, saber escolher a palavra-chave mais indicada para um conteúdo é fácil. Por exemplo, suponha que você seja um dentista e queira trabalhar com o Marketing Digital para aumentar a visibilidade do seu consultório. Para isso, você produziu um artigo explicando como funcionam as lentes de contato dentais, um dos grandes trunfos da sua clínica. Nesse caso, a palavra-chave escolhida é bem óbvia: “lentes de contato dentais”. No entanto, será mesmo que basta isso para produzir um artigo que será ranqueado no Google?
Como você pode escolher as melhores palavras-chave para o blog da sua empresa? Vamos aprender a seguir!
Quais são as propriedades das palavras-chave?
Suponha que você precisa escolher um carro para comprar. Como você escolhe a melhor opção? Provavelmente você analisará as suas propriedades, correto? Por exemplo:
  • qual é a potência que ele gera?;
  • quantos quilômetros ele faz por cada litro de gasolina/etanol?;
  • qual o seu espaço interno?;
  • quanto custa a sua manutenção preventiva?;
Ou seja: você analisa cada detalhe dos modelos disponíveis para escolher o mais adequado para o seu contexto.
Com as palavras-chave, é a mesma coisa. Você precisa observar as suas propriedades para escolher qual a mais indicada em cada momento. Para isso, o ideal é olhar três pontos vitais. São eles:
  • o que o termo indica na jornada de compra do cliente;
  • qual o seu volume de busca;
  • qual a sua concorrência de ranqueamento.
Esses três elementos, juntos, geram palavras-chave que podem ser classificadas como head tail ou long tail. Você deverá usar as duas no seu blog, mas em momentos e com objetivos diferentes.
O que é uma palavra-chave head tail?
Uma keyword head tail é um termo amplo, que não indica necessariamente a intenção do visitante, com grande volume de busca e altíssima concorrência.
Ou seja: é uma palavra que agrupa vários tipos de visitantes diferentes e, por isso, tem um volume muito alto de pesquisas. No entanto, também gera muita concorrência de outros blogs.
Por exemplo, suponha que você tenha um escritório de contabilidade. Uma palavra-chave head tail importante para o seu segmento seria “Contabilidade”. Esse termo tem:
  • amplitude: “contabilidade” tem apenas 1 palavra e guarda muitos significados;
  • não indica intenção do visitante: quem pesquisa por “contabilidade” pode ser um estudante querendo pesquisar cursos na faculdade, um empreendedor em busca de um escritório e muito mais;
  • tem alto volume de busca: 90,5 mil pesquisas por mês segundo o SEMRush;
  • alta concorrência: nível de dificuldade de ranqueamento é de 80%, de acordo com o SEMRush.
O que é uma palavra-chave long tail?
Uma keyword long tail é o oposto da head tail: é um termo bem específico, que indica a intenção do visitante, baixo volume de busca e baixa concorrência.
Ainda no exemplo do marketing para contabilidade, imagine a palavra-chave “calculadora pj x clt”. Esse termo se caracteriza como long tail, já que:
  • não tem amplitude: são 5 palavras diferentes que formam essa keyword;
  • indica a intenção do visitante: ele quer uma calculadora para calcular os custos de um funcionário PJ e um CLT;
  • tem baixo volume de busca: apenas 590 pesquisas por mês;
  • tem baixa concorrência: índice de dificuldade de ranqueamento de 68%.
Como desenvolver uma estratégia de palavras-chave para seu blog?
Agora que já entendemos as diferenças entre termos Head Tail e Long Tail, a questão que fica é: como desenvolver uma estratégia para encontrar as melhores keywords para o seu blog?
O ideal para isso é usar a força do ganho em escala a seu favor e criar uma estratégia temporizada. O que isso significa? Vamos lá!
Em um primeiro momento, seu blog não tem muita relevância no Google. Por isso, terá dificuldades de ranquear em termos Head Tail. Assim, faz sentido atacar palavras-chave mais vulneráveis e com baixa concorrência (Long Tail).
Quando os primeiros resultados surgirem, o Google começará a aumentar sua relevância progressivamente. Dessa forma, será possível investir em artigos e conteúdos focados em keywords Head Tail.
Ou seja:
  • usamos o ganho em escala do tráfego Long Tail para temporizar a estratégia em busca de termos Head Tail também.
Além disso, é importante entender que as palavras-chave Long Tail atraem um público muito mais focado em compra. Por isso, são adequadas para conteúdos mais focados em conversão, enquanto os termos Head Tail são mais abertos e indicados no começo do funil de vendas.
Como usar conteúdo semântico no seu artigo?
Um detalhe interessante que você deve ter em mente é que o Google tem algoritmos muito modernos para ranquear os artigos na sua página de pesquisas. Um dos pontos que o buscador mais privilegia é a coerência semântica do seu conteúdo. Na prática, isso significa usar termos que conversam com a sua keyword principal.
Por exemplo, voltemos ao exemplo do conteúdo com a palavra-chave “Calculadora PJ x CLT”. Existem muitos termos que são naturais deste assunto e devem estar no artigo. Por exemplo:
  • “contrato PJ”;
  • “calculo CLT”;
  • “calculadora de custo de funcionário para empresa”;
  • “como calcular o salário de um funcionario”.

Se o seu artigo não tiver esses termos, o Google entenderá que ele é mais pobre em conteúdo do que outros textos que usam.
Uma boa maneira de encontrar termos semânticos para inserir no seu artigo é pelo próprio Google. Basta pesquisar a sua palavra-chave e ir até o fundo da página para ver as pesquisas relacionadas e ter algumas sugestões do que usar. Por exemplo:
Pronto! Agora você já sabe absolutamente tudo que precisa saber sobre palavras-chave e já está mais próximo de conseguir ranquear seu conteúdo no Google de maneira orgânica. Como dito, pode ser muito útil começar atacando keywords menos concorridas para conquistar um pouco de tráfego que ajudará a alimentar sua autoridade até alcançar termos mais amplos e disputados.
Se você quer otimizar a sua estratégia de Marketing de Conteúdo, que tal contar com o apoio de uma agência que tem resultados concretos para mostrar? Sendo assim, entre em contato com a nossa equipe agora mesmo para conhecer a nossa estratégia e saber como podemos criar um fluxo de tráfego orgânico para o seu negócio!
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