Imagem mostra um esboço de sitemap visual

Você sabia que, de acordo com o Internet Live Stats, são criados cerca de 7,68 milhões de blogs posts POR DIA no mundo todo? Pois é, é muito conteúdo gerado, não é mesmo? Para dar conta de indexar tudo isso, o Google desenvolveu vários robôs ultra-avançados que vasculham a rede atrás de novas páginas para classificar. No entanto, por mais desenvolvidos que esses robôs sejam, eles ainda precisam de ajuda para entender melhor uma página. É por isso que existe o Sitemap (ou mapa do site, em tradução livre).

 

Esse recurso existe para ajudar a indexar melhor o seu site no Google e, assim, trazer mais resultados para a sua estratégia de Inbound Marketing. Na verdade, a ausência desse recurso pode muito bem ser exatamente aquilo que explica porque você faz tudo direitinho, escolhe as palavras-chave certas, cria artigos de qualidade, mas mesmo assim não consegue ter um fluxo estável de visitas.

 

Quer aprender exatamente o que é Sitemap, para que ele serve e como criar um mapa do site para a sua página? Então siga a leitura abaixo agora mesmo!

 

O que é Sitemap e para que ele serve?

Se você sabe um pouquinho de inglês, provavelmente já entendeu o que é Sitemap: como a tradução explica, é um mapa do site em questão. Trata-se de um arquivo em formato específico (falaremos sobre isso a seguir), que tem toda a estrutura de conteúdo do seu site organizada e disponível para os robôs de busca do Google lerem e entenderem como o seu material é disposto.

 

Na prática, um Sitemap ajuda o Google a entender melhor o seu site, como seu conteúdo é organizado e a indexá-lo melhor nos resultados de busca. Apesar de não haver um “bônus” de ranqueamento para quem tem esse recurso, há uma melhoria significativa obtida indiretamente ao criar um mapa do seu site. Isso porque o arquivo ajuda o Google a achar seu conteúdo mais facilmente.

 

Por exemplo, suponha que você vá viajar e quer conhecer os principais pontos turísticos de um país que você não conhece, como Portugal. Para fazer essa busca, você precisa de algumas informações. Por exemplo, a primeira é que Portugal fica na Europa, logo, você abre o mapa da Europa até achar o país certo. Pronto, depois você encontra as principais cidades locais, como Lisboa, Porto, Coimbra e Sintra. Pesquisando pelas cidades, você descobre alguns dos mais famosos pontos turísticos, como o Castelo de São Jorge e a Ponte 25 de Abril, a Quinta da Regaleira e o Palácio da Pena, a Torre dos Clérigos e os Jardins do Palácio de Cristal e o Santuário de Fátima (que fica próximo de Coimbra). Nesse caso, organizaria as informações assim:
  • Europa
    • Portugal
      • Lisboa
        • Ponte 25 de Abril
        • Castelo de São Jorge
      • Porto
        • Torre dos Clérigos
        • Jardins do Palácio de Cristal
      • Sintra
        • Quinta da Regaleira
        • Palácio da Pena
      • Coimbra
        • Santuário de Fátima

Assim, se você quiser acessar uma informação sobre, digamos, o Castelo de São Jorge, você sabe que ele está em Lisboa, que fica em Portugal, país da Europa. A organização é mais fácil!

Com esse recurso, fica mais fácil para o robô do Google encontrar seus posts e artigos e indexá-los. Assim, seu ranqueamento melhora indiretamente.

Quais as diferenças entre Sitemap HTML e Sitemap XML?

Quanto você entra em um site, você enxerga o menu com opções como “Quem somos”, “Serviços”, “Blog”, “Contato” e outras. No entanto, o robô não enxerga assim: afinal, ele não tem olhos. O que ele lê é um conjunto de códigos específicos, organizados em um padrão próprio. No caso do mapa do site, existe duas opções de padrão:
  • o Sitemap.XML;
  • o Sitemap.HTML.

O que é Sitemap.XML?

O Sitemap.XML é o mapa do site criado especificamente para o robô de busca, com seus códigos específicos, padrões e regras próprias. O usuário padrão de um site não conseguirá ler a informação e, honestamente, nem terá acesso a ela. O objetivo é traduzir a arquitetura do conteúdo do site de uma forma fácil e organizada para o robô ler.

Esse recurso é extramente útil para sites com muito conteúdo, mas também para páginas recém-criadas e com conteúdo dinâmico. Assim, é essencial ter esse recurso para indexar no Google.

O que é Sitemap.HTML?

Já o Sitemap.HTML é uma página dentro do próprio site direcionada para os visitantes. Lá há um mapa interativo do conteúdo para que os usuários saibam como chegar em cada parte.

Antigamente, todo site tinha um (era uma convenção de desenolvedores). No entanto, hoje em dia é muito raro ter, já que as melhores práticas de UX ditam que a organização deve estar fácil para o visitante sem precisar desse recurso.

Como criar um mapa do site?

Hoje em dia, ainda é possível fazer um Sitemap manual usando o bloco de notas e as tags <urlset> ou <url>. No entanto, hoje em dia é padrão usar ferramentas automáticas para produzir esse documento, especialmente por causa da grande quantidade de conteúdo que é produzida por dia. 

O mapa do site pode ser feito com a ajuda de plugins como o Yoast SEO e muitos outros. Basta configurá-los e seguir as instruções básicas para usá-los.

Pronto! Agora que você já sabe o que é um Sitemap, para que ele funciona e como criá-lo, já pode dar um passo adiante na sua estratégia de Inbound Marketing e indexar melhor o seu conteúdo no Google. No entanto, lembre-se de que esse é apenas um dos muitos passos para conseguir aperfeiçoar o seu blog e conquistar dezenas de milhares de visitas por mês. Para chegar nesse nível, é necessário o apoio de quem realmente sabe como aparecer na primeira página do Google (e tem como provar!).

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