Imagem mostra análise de dados do GA4

Muita gente acha que Marketing Digital é como um botão: você liga e pronto, começa a gerar resultados. No entanto, quem já trabalhou com uma campanha na área sabe que não é assim que as coisas funcionam. É preciso começar a produzir, ver os resultados, ajustar a estratégia e repetir esse processo constantemente. Portanto, é muito importante ter ao seu lado ferramentas como o GA4.

O Analytics GA4 é a nova versão do Google Analytics que foi lançada no fim de 2020. Ele traz uma série de novidades para quem vai gerenciar um site e é muito útil para profissionais de Marketing Digital, especialmente da área de SEO.

Para quem tem uma página na Internet para fazer a publicidade do seu pequeno ou médio negócio, é importante ter o apoio do GA4 para fazer melhores análises, identificar gargalos na sua estratégia e conseguir os melhores resultados possíveis para a sua campanha. Quer saber mais sobre o novo Analytics? Então siga a leitura para aprender como instalá-lo e as melhores funções a usar!

O que é o Analytics GA4?

O Analytics GA4 é uma nova maneira de ler os dados coletados pelo seu site. A ferramenta é uma evolução do antigo Google Analytics (que continua ativo, claro) e fica agora a parte da evolução da Inteligência Artificial do próprio Google para um melhor trabalho de análise de resultados.

Isso poderá ser visto no fato de que a ferramenta terá funções preditivas, dando sugestões do que o usuário poderá fazer para prevenir cenários negativos ou melhorar cenários positivos (falaremos mais sobre isso a seguir).

Além disso, um dos grandes atrativos do novo Analytics é o fato de combinar dados do site do cliente com o seu app. Ou seja: tanto os movimentos feitos na página, quanto em um aplicativo, são contabilizados. Isso é especialmente útil para lojas virtuais, que trabalham com as duas interfaces de venda.

Como instalar o GA4?

A instalação do novo Analytics é muito simples de ser feita. Basta entrar no seu Google Analytics atual e procurar a parte de Administração. Lá, na coluna central, no primeiro link haverá escrito “Assistente de configuração do GA4”. Basta clicar nessa opção para iniciar o assistente do Google que guiará todo o caminho para a instalação. O processo é bem simples e você finalizará em poucos segundos.

Depois de instalado o GA4, você poderá usá-lo à vontade para analisar os dados da sua página + seu app e ter insights mais positivos para o seu negócio. Mas como fazer isso? Veja no restante do artigo!


Quais as melhores funções dele?

O GA4 tem algumas funções muito interessantes. Veja quais abaixo!

1. Análise de Funil

Uma das principais funções do novo Analytics é a análise de funis. Esse recurso é especialmente útil para e-commerces, pois apresenta uma visualização dos passos da jornada de compra dos seus clientes, inclusive com segmentação por dispositivo (smartphone ou PC) e dados demográficos (local, gênero, etc.).

Dá para saber de onde vieram os clientes, qual caminho fizeram e para onde foram. Isso é muito útil para ver o que está funcionando no seu funil e o que não está, permitindo que você faça ajustes e tenha mais vendas.

2. Análise preditiva

Com o uso de Big Data e análise estatística, o GA4 pode fazer análises preditivas de muito valor para o usuário. Isso permite que você possa “ver o futuro”, por assim dizer, e se ajustar no presente.

3. Relatório em Tempo Real

Para quem faz campanhas de tráfego pago via links patrocinados ou redes sociais, os relatórios em Tempo Real permitem que seja possível analisar os resultados na mesma hora. Isso garante a possibilidade de fazer ajustes, se necessário.

4. Comparação Personalizada

A ferramenta de comparação personalizada gera a possibilidade de fazer comparações de determinados trechos da sua audiência e ver o impacto desse nicho em relação ao resto.

5. Combinação de dados de muitas fontes

Outro benefício significativo do novo Analytics é poder combinar dados de diferentes fontes, tanto site, quanto app. Isso permite que você possa ver tudo em uma só tela, sem ficar usando uma ferramenta para cada análise.

6. Acompanhamento de eventos

Antigamente, o Analytics tinha algumas limitações no acompanhamento de eventos. Agora, a nova versão tem mais ferramentas para isso, permitindo analisar muito mais dados do que antes.

Apesar de ainda ser um produto em beta, com novas funcionalidades e mudanças podendo ser anunciadas em breve, o Analytics GA4 já se apresenta como um recurso poderoso para o usuário que quer otimizar sua página e coletar muito mais tráfego online. Ele torna mais fácil enxergar o que há de errado com a sua estratégia e como melhorá-la para receber os resultados desejados.

E aí, o que você achou do GA4? Se você ainda está iniciando na área, confira nosso artigo sobre como criar um blog de sucesso para a sua empresa!

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