Imagem mostra um empreendedor aprendendo como criar um blog de sucesso

Independentemente do tamanho da sua empresa, é vital saber como criar um blog para ter sucesso com o Inbound Marketing. Afinal de contas, o centro da estratégia consiste em produzir conteúdo de valor para a sua buyer persona e, dessa forma, atraí-la para a sua estrutura. Uma vez dentro da sua estratégia, é possível converter o visitante em leads e depois em cliente, gerando faturamento e crescimento para o seu negócio.

Nesse sentido, ter um blog para a sua empresa é peça básica dentro da estratégia de Inbound Marketing. Afinal de contas, é preciso colocar aquele conteúdo todo em algum lugar e os blogs são perfeitos para indexar dentro do Google. Claro, a produção de vídeo para as redes sociais e YouTube também é relevante, mas somente o Google tem mais de 100 bilhões de buscas mensais por mês. Para se ter uma ideia do que isso significa, até você terminar de ler este conteúdo mais de 15 milhões de pesquisas terão sido feitas no buscador.

Deu para entender o tamanho da importância do Google na sua estratégia? Então siga a leitura para aprender como criar um blog de sucesso para o seu negócio!

Como criar um blog de sucesso: qual o passo a passo?

O processo para fazer um blog para sua empresa é relativamente simples em sua estrutura, mas um pouco complexo na execução. Quer aprender como tirá-lo de letra? Então siga os passos abaixo!

1. Planejamento

O primeiro passo de como fazer um blog é planejar todo o processo interno para isso. Na prática, você precisará criar um checklist com algumas atividades a serem feitas antes mesmo de começar a escrever o primeiro artigo ou fazer a implementação da tecnologia no seu site.

A começar, claro, por ter uma página. Se você já tem um site para a sua empresa, ótimo. Já está adiantado nesse serviço. Se ainda não, precisará colocar um no ar para ter seu blog. Isso inclui:

  • comprar um domínio;
  • contratar um serviço de hospedagem;
  • instalar o WordPress para gerenciar seu conteúdo;
  • desenvolver um layout para o site;
  • dividir o conteúdo entre páginas institucionais e blog.

Talvez sua empresa já tenha um site, mas ainda não fez todos os passos, como instalar o WordPress (ou outro gerenciador de conteúdo) ou criar a separação de um blog dentro da sua página.

Além de planejar esse desenvolvimento todo, o próximo passo é planejar o seu blog em si. Você precisará definir sobre qual tema quer falar, quais artigos são relevantes e que tipos de palavra-chave escolher.

Nesse caso, o recomendado é:

  • desenvolver uma buyer persona;
  • montar uma jornada de compra para sua persona;
  • elaborar Topic Clusters relevantes para seu conteúdo;
  • planejar a integração entre artigos;
  • planejar pontos de conversão dentro da jornada de compra.

2. Desenvolvimento

Depois de fazer todo esse planejamento, é hora de colocar a mão na massa. Para isso, você precisará de algum conhecimento técnico para criar o seu site ou o blog dentro dele.

A parte boa da situação é que existem muitos modelos pré-prontos para instalar automaticamente no seu site. É até possível que o seu serviço de hospedagem tenha modelos e templates preparados para você instalar em um clique.

A parte negativa, no entanto, é que esses modelos não estão otimizados para ter os melhores resultados possíveis (mas ensinaremos como cuidar disso mais para frente).

Um bom importante a ter em mente é contratar um servidor que seja adequado para o volume de tráfego que você pretende receber. Afinal, se a hospedagem não der conta dos visitantes, o site sairá do ar.

3. Produção de conteúdo

Com o seu blog pronto, é hora de enchê-lo de conteúdo. Nesse estágio inicial é importante postar bastante, pois você consegue ganhar tráfego e autoridade pelo volume de conteúdo produzido. Só tome cuidado com a canibalização de palavras-chave.

Uma dica interessante para se dar bem no Marketing de Conteúdo é usar a técnica de Topic Clusters. Basicamente, o objetivo é criar um artigo pilar (também chamado de mãe) e vários textos satélite complementares. Ao linká-los, você cria uma forte conexão que informa ao Google a profundidade daquele material.

4. Otimização

Por fim, quando tudo estiver pronto e os primeiros conteúdos no ar, é hora de tratar de otimizar o seu trabalho. Sim: grande parte de como fazer um blog é ajustar alguns detalhes para performar cada vez melhor no Google.

Quer ver um exemplo? Olha esse nosso case de sucesso:

 

Em um intervalo de dois anos de ajustes em SEO avançado, somado com uma produção de conteúdo relevante e uma estratégia completa de desenvolvimento de autoridade, levamos o blog do cliente de 3.819 acessos mensais a 74.395 visitantes no mesmo período.

É um crescimento de 1.848%! Nada mal, não é mesmo?

Pronto! Agora que você já sabe como criar um blog de sucesso para o seu negócio, é hora de colocar a mão na massa e montar a sua estrutura para produzir conteúdo. No entanto, é verdade que, às vezes, pode faltar mãos e conhecimento para fazer um blog no seu site e enchê-lo de conteúdo de valor. Nesses casos, é importante contar com o apoio de um time especializado e que tenha sucesso comprovado nessa estratégia.

E aí, quer fazer um blog de sucesso para colocar seu negócio na primeira página do Google? Então entre em contato com o nosso time agora mesmo e saiba como podemos ajudar!

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