Não é novidade que o Marketing Digital se tornou a principal estratégia dos escritórios de advocacia para expandir a sua atuação no mercado. Mas, sem bons planos de marketing digital para advogados, os resultados podem ficar aquém do esperado. 

Afinal, é a partir do planejamento que esses profissionais serão capazes de desenvolver estratégias assertivas, comunicar-se melhor com o público e, assim, conquistar potenciais clientes mais propensos a fechar um negócio. 

Além disso, os planos de marketing digital para advogados revelam novas oportunidades para ampliar sua presença em um mercado altamente competitivo. Mas, se você ainda não sabe por onde começar seu planejamento, não se preocupe. 

Neste artigo, trouxemos algumas dicas de como construir planos de marketing digital para advogados de forma eficiente. Vamos lá?!

Por que você precisa planejar o marketing para o seu escritório de advocacia?

Antes da popularização da presença dos escritórios de advocacia, advogados autônomos, empresas de consultoria ou assessoria jurídica no ambiente digital, os advogados conquistavam seus clientes, principalmente por meio de indicações. 

Entretanto, nos últimos anos, esses profissionais começaram a usar o meio digital para estreitar os laços com seus clientes e potenciais clientes. Afinal, com estratégias de marketing digital bem pensadas e executadas é possível crescer (e muito).

Mas, para alcançar bons resultados é preciso se planejar. Para isso, o ideal é desenvolver planos de Marketing Digital para Advogados. Assim, é possível criar objetivos e mapear ações para que as metas sejam alcançadas. 

Além disso, o planejamento ajuda a identificar o que torna seu negócio único para se destacar em meio à concorrência, fazendo uma análise do escritório e do mercado. Ele também é importante para traçar estratégias mais efetivas de comunicação com o público. 

Por fim, com os planos de marketing digital para advogados fica mais simples acompanhar a evolução das metas de forma eficiente. Isso permite identificar quais são as ações e estratégias de marketing que trouxeram mais resultados positivos. 

Dessa forma, o profissional aumenta as chances de concretizar o serviço, bem como de aumentar sua lucratividade. Portanto, qualquer escritório de advocacia ou advogado que deseja obter bons resultados com marketing precisa saber como criar planos de marketing digital para advogados.

Como criar planos de marketing digital para advogados?

Para alguns advogados, construir um plano de marketing digital pode ser um grande desafio. Ainda mais porque é fundamental respeitar as restrições impostas pela OAB. Por isso, criamos uma estrutura simples para tornar as coisas muito mais fáceis. Veja só:

Pense aonde seu escritório deseja chegar

Comece seu plano de marketing digital para advogados descobrindo o grande “porquê” do marketing para o seu negócio, ou seja, pense quais são os objetivos iniciais que você pretende alcançar por meio do marketing digital. Por exemplo, você pode ter como objetivos:

  •     estabelecer seu escritório de advocacia como uma autoridade no seu ramo de atuação;
  •     aumentar o número de casos ativos;
  •     fortalecer a presença da marca no ambiente virtual;
  • melhorar o relacionamento com os clientes.

Com os objetivos bem definidos, é importante que você também defina metas para cada um deles. Afinal, isso facilitará a execução e acompanhamento dos resultados. 

Por exemplo, se o objetivo fosse aumentar o número de casos, então a meta poderia ser aumentar o número de casos ativos em 20% dentro de 6 meses.

Realize um diagnóstico da situação atual do seu negócio

Realizar um diagnóstico da situação atual do seu negócio será fundamental para descobrir possíveis problemas que precisam ser melhorados. Também será importante ter clareza sobre o que você faz bem e definir o seu diferencial competitivo. 

Para isso, analise os processos do escritório, como atendimento ao cliente, serviços oferecidos, estrutura do escritório, gestão de carteira na advocacia e política de marketing. 

Para facilitar o entendimento, por exemplo, imagine um advogado muito reconhecido em determinada área de atuação ou que tenha uma comunicação ágil. Esses seriam bons exemplos de diferenciais para o escritório.

Por outro lado, se você não consegue estar disponível para o cliente quando ele precisa, é algo que precisa ser melhorado. Para reconhecer esse tipo de falta, é importante reconhecer os próprios erros, e é aí que entram os planos de marketing digital para advogados.

Faça uma análise do cenário do mercado

Na hora de desenvolver o plano de marketing digital para advogados, faça uma análise do mercado. Isso será importante para acompanhar as tendências, permitindo que você aproveite as oportunidades ou minimize os impactos de possíveis falhas.

Para tanto, você deve analisar os concorrentes e os hábitos dos consumidores. Mas como? Faça uma pesquisa e descubra quais são os seus principais concorrentes. Então, aponte os pontos fortes e fracos de cada um dos seus “competidores” . 

Além disso, estude a reputação deles. Por exemplo, os clientes do concorrente reclamam demais que o advogado não retorna rapidamente aos questionamentos. Esse é o ponto fraco dele, certo?

Mas, se você está sempre disponível para o cliente, então pode destacar isso em uma campanha, dentro dos limites impostos no marketing jurídico pela OAB. Da mesma forma, você poderá encontrar algum ponto fraco em relação ao concorrente e melhorar.

Descubra quem é o seu público-alvo

Após analisar o mercado, o próximo passo é descobrir quem é o seu público-alvo, ou seja, quem são seus clientes. Isso é importante para que você saiba qual linguagem adotar e em quais canais de comunicação online eles estão presentes.

Para tanto, faça perguntas aos seus clientes atuais como: quais são as suas principais fontes de informação; quais são as expectativas que eles têm sobre o seu serviço; como chegaram até o seu escritório; quais os motivos pelos quais escolheram seu escritório e onde estão localizados.

Outra maneira de conhecer seu público-alvo é usando dados de pesquisas sobre a segmentação do mercado que você atua. Caso já tenha perfis nas redes sociais poderá utilizar suas ferramentas de métricas como o Facebook Insight, por exemplo, para encontrar facilmente seu público.

Defina as principais estratégias de marketing digital

Com base nas informações coletadas nas etapas anteriores, é possível definir as melhores estratégias de marketing digital para o seu escritório. Afinal, agora você pode se basear em informações reais sobre o seu negócio, seus clientes e correntes.

Por exemplo, se você descobriu que seus clientes gostam de se manter informados por meio de blogs jurídicos, então desenvolver conteúdos para o blog semanalmente pode ser um bom caminho. 

Além dessa, existem diversas outras estratégias de marketing digital que você pode utilizar em seus planos de marketing digital para advogados. Conheça as principais delas:

Estratégias de branding

O branding é uma estratégia para construir a imagem de uma marca para torná-la mais forte no mercado. Esse processo envolve desde a criação do logotipo e nome até a identidade visual dos perfis nas redes sociais e do site. 

Para aplicar o branding no seu negócio, você precisa ter respostas para essas perguntas:

  •     Quais são os diferenciais do seu serviço?
  •     Como você quer que seus clientes reconheçam o seu negócio?
  • Quais são os benefícios de contratar os seus serviços?

A partir disso, escreva a missão da sua empresa, tenha uma logomarca que reflita a personalidade do seu negócio, crie padrões para seus materiais de marketing digital e, caso queira, crie um slogan.

Estratégias de tráfego

Os planos de marketing digital para advogados também devem incluir estratégias para encontrar os clientes ideais ou fazer com que eles encontrem você quando precisarem. Para isso, você pode usar estratégias de tráfego orgânico ou tráfego pago, ou então os dois.

Para começar, é fundamental que você faça uma lista de canais de marketing no qual os seus clientes estão concentrados. Em quais redes sociais eles estão mais presentes, por exemplo? Depois, você pode investir em postagens nessas redes sociais. 

A partir disso, você pode fazer publicações no feed ou historys e obter tráfego orgânico, sem qualquer custo. Para impulsionar suas publicações você pode investir em tráfego pago, como Facebook Ads.

Além disso, invista em estratégia de SEO. Por meio dessa prática, os seus clientes irão te encontrar ao pesquisarem no Google as principais palavras-chaves relacionadas ao seu negócio. Por exemplo, “escritório de advocacia em Florianópolis”.  

Com as estratégias de SEO certas você pode alcançar as primeiras posições dos buscadores de pesquisa por meio de tráfego orgânico. Mas, você também pode investir em tráfego pago, como o Google Ads e criar anúncios no Google.

Estratégias de produção de conteúdo

Com um bom conteúdo que demonstre a expertise jurídica do advogado é possível construir uma autoridade em seu ramo de atuação. Como consequência, você poderá conquistar novos potenciais clientes e aumentar as chances de fechar um negócio. 

Mas não basta apenas escrever conteúdos esporadicamente e sem estratégias de SEO. Para que uma estratégia de marketing de conteúdo jurídico realmente dê resultados satisfatórios é essencial alimentar os perfis da empresa na internet.

Todos os materiais publicados devem ter qualidade e boa frequência de publicação. Portanto, os conteúdos explicativos devem ser capazes de sanar as principais dúvidas da clientela. Sendo assim, defina em seus planos de marketing digital para advogados qual será a frequência e os temas dos materiais publicados.

Estratégias de redes sociais

Um plano de marketing digital para advogados também apresenta as estratégias de redes sociais, que consistem em produzir e compartilhar conteúdos que os seus clientes consideram úteis e importantes. Sendo assim, o marketing de conteúdo também precisa atuar aqui.

Porém muitos advogados têm receio quanto ao que pode postar, já que a OAB tem um código de ética que proíbe conteúdos comerciais. Então, a dica é publicar conteúdos explicativos sobre os conceitos do direito ou conteúdos que promovam uma discussão, como mudanças ocorridas na legislação.

Monte um plano de ação de marketing digital para advogados

O próximo passo é montar um plano de ação que descreva todas as ações que serão realizadas para atingir os objetivos e metas iniciais, bem como o prazo para começar e terminar cada projeto e o prazo previsto para alcançar os resultados desejados.

Veja só este exemplo simples de plano de ação de marketing digital para advogados:

Objetivo: aumentar o número de casos ativos em 20% dentro de 6 meses.

Atividades:  – redefinir a persona do negócio e identidade visual do site;

                 – atrair mais tráfego qualificado para o blog por meio de tráfego pago;

                 – otimizar a forma como os conteúdos são publicados nas redes sociais utilizando um calendário de postagens.

Início do projeto: 01/06/2021.

Prazo previsto para os resultados desejados: 01/12/2020.

Agora é hora de executar tudo o que foi idealizado no plano de marketing digital para advogados, sempre tendo em mente os objetivos e metas. Por fim, ao longo da execução das ações digitais, acompanhe o desempenho de cada uma para descobrir quais foram um sucesso e quais precisam de melhorias.

E aí? Preparado para começar?

Como vimos, montar planos de marketing digital para advogados não é uma missão fácil. Mas, com certeza, vale muito a pena! Afinal, o marketing digital é capaz de aumentar (e muito) os resultados de um escritório.

Para o desenvolvimento de estratégias assertivas é sempre bom contar com a ajuda de uma agência de marketing digital, como a Inside Digital. Somos especialistas em marketing digital para advogados e estamos totalmente preparados para aumentar os resultados do seu escritório.  

Toda a estratégia é pensada com exclusividade e competência. Para saber mais, entre em contato conosco e descubra tudo que a Inside Digital pode fazer pelo seu escritório de advocacia.

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