Indexação do Google: entenda cada etapa e como fazer

Depois de criar um site e começar a aplicar boas práticas de SEO para atrair tráfego orgânico, uma etapa que pode estar gerando dor de cabeça em você é a de Indexação do Google. 

Afinal, quem não quer ter o seu próprio negócio no topo do ranking do maior motor de busca do mundo, não é mesmo? 

E quando se trata de indexar site no Google, vale a pena entender como funcionam suas etapas e processos, até mesmo para saber como ter as suas páginas classificadas no buscador em menos tempo.

Quer se aprofundar mais no assunto e ainda descobrir se o seu site foi indexado no Google? Continue acompanhando este artigo para obter todas as informações que você precisa saber!

O que significa ser indexado pelo Google?

Para compreender, de fato, como funciona o processo de indexação, é indispensável entender minimamente o que significa indexar no Google. Aliás, você já se perguntou como o Google encontra as suas páginas na web?

O processo de indexação do Google é justamente fazer com que algoritmos descubram suas páginas para que elas entrem no índice de pesquisa do mecanismo. Esse índice é como um grande banco de dados, no qual os robôs armazenam as páginas do seu site. 

Assim, com essas páginas armazenadas, os bots conseguem mostrá-las aos seus usuários quando eles pesquisam por termos ou assuntos que se relacionam ao conteúdo guardado.

Quando o algoritmo pode encontrar, armazenar e apresentar determinada página para os seus usuários na internet, então podemos dizer que elas foram indexadas.

Havendo a indexação, os conteúdos nessa espécie de “banco de dados” são classificados na Página de Resultados do Mecanismo de Pesquisa (SERP) por ordem de relevância. 

Ou seja, quanto mais próximo o conteúdo está do topo da SERP, mais relevante os algoritmos o consideram para mostrar aos usuários.

Etapas para Indexar Site no Google

Segundo publicação do próprio Google, o processo de indexação de sites passa por três etapas:

  • rastreamento;
  • análise de conteúdo (Indexação);
  • exibição dos resultados de pesquisa.

Contudo, destaca-se ainda que nem todas as páginas passam por essas três fases. Do mesmo modo, caso as páginas rastreadas sigam os Fundamentos do Google, então elas passam a ser indexadas. 

A seguir, entenda como funciona cada um desses estágios!

Rastreamento

Para encontrar novas páginas, os Googlebots (robôs do Google) percorrem por toda a web fazendo uma varredura em bilhões de conteúdos por segundo. Nessa varredura, os bots seguem links de página em página para identificar novos endereços. 

A propósito, é por esse motivo que as linkagens no SEO são tão importantes para que os Googlebots possam rastrear o seu conteúdo.

Além disso, outra forma do buscador descobrir uma URL de página é por meio do envio do sitemap gerado pelos webmasters do site. O sitemap fornece uma listagem de páginas já prontas para facilitar o trabalho de descoberta dessas URL’s pelos robôs.

O rastreamento, então, detecta tanto páginas novas quanto as atualizadas para verificá-las cuidadosamente e armazená-las no índice de pesquisa do mecanismo. 

Para acompanhar a evolução da internet, bem como as atualizações dos conteúdos já existentes, o buscador sempre volta a visitar as páginas verificadas. Isso assegura que os resultados exibidos sejam os mais relevantes possíveis para o usuário.

Análise de Conteúdo (Indexação)

Após o rastreamento e descoberta de uma nova URL de página pelos Googlebots, acontece a indexação do site no Google. Nessa etapa, conhecida como indexação, ocorre o processamento do conteúdo na página. 

Assim, vários fatores são analisados, como o conteúdo textual, as mídias, tags HTML, elementos estruturais e outros atributos. Aqui, ter um conteúdo bem otimizado será determinante para a análise de qualidade do site.

Outro ponto importante a ser pontuado é quanto à verificação: se o conteúdo é canônico ou tem alguma cópia dele na internet. 

De maneira resumida, a especificação da página canônica seria a versão principal que o proprietário do site deseja que seja exibida nos resultados de pesquisa. 

Em contrapartida, aquelas páginas consideradas versões alternativas dessa principal devem ser exibidas em contextos muito específicos. Essas classificações, sobretudo, evitam a indexação de conteúdo duplicado.

Exibição dos Resultados de Pesquisa

A etapa de exibição dos resultados de pesquisa é a última na indexação do Google. Como o nome sugere, esse é o estágio onde ocorre a publicação das páginas indexadas para os usuários.

Dessa forma, ao receber uma busca, o algoritmo apresenta as páginas com maior nível de qualidade e relevância para o usuário que pesquisou.

Diversos fatores influenciam no que é apresentado ao usuário, incluindo localização, tipo de tela de acesso, idioma, entre outras características variáveis. Quanto maior o nível de qualidade e relevância da URL, mais chances ela tem de ser apresentada nas primeiras posições. 

Entretanto, como a todo momento os robôs estão verificando novas páginas e reavaliando as antigas, a posição de uma página nos resultados de pesquisa naturalmente pode variar.

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O que fazer para Indexar Site no Google?

Depois de criar um site novo, geralmente pode levar até algumas semanas até que o Google indexe suas páginas no índice de pesquisa. Há casos em que pode levar até meses, tudo vai depender se há problemas de verificação para serem corrigidos nas URLs.

A boa notícia é que por intermédio do Google Search Console, o proprietário do site pode utilizar algumas táticas para adiantar os processos de indexação do Google.

A plataforma, do próprio buscador, possibilita a análise da situação de indexação de páginas de determinado site. Nessa ferramenta, o proprietário tem acesso a vários recursos úteis para saber quais URLs foram indexadas, bem como quais os problemas daquelas que não estão sendo rastreadas ou validadas.

Envie o Sitemap XML ao Google 

Como dito anteriormente, o envio do Sitemap ao Google é uma forma mais rápida de fazer com que os robôs do mecanismo de busca possam localizar uma URL.

Os Sitemaps XML são listas de todas as páginas que possuem relevância para serem indexadas no Google, e são criadas justamente para que os robôs de busca as leiam.

Para criar o Sitemap XML, já existem várias ferramentas que facilitam a geração. Se você tem um site WordPress, por exemplo, pode obter o seu Sitemap por meio do plugin Yoast SEO.

Ao conseguir esse documento, acesse o Search Console > Sitemaps. Depois, é só adicionar a URL do arquivo e aguardar o status de sucesso na lista de submissões no painel.

Utilize o Arquivo robots.txt

O arquivo robots.txt é um documento que serve como um protocolo para indicar aos robôs dos mecanismos de busca, incluindo o Google, quais páginas não devem ser acessadas/rastreadas.

Você pode gerar o robots.txt por meio de qualquer ferramenta de texto que seja possível salvá-lo em .txt sem complexidade. Os Googlebots buscam por esse arquivo no endereço do site, podendo conferir onde eles podem acessar ou não.

Invista em Link Building

Como mostrado ao longo deste artigo, os links de páginas na internet são essenciais para a etapa de rastreamento na indexação do Google. Diante disso, fica evidente que construir uma boa estratégia de link building para indexar o seu site no motor de busca faz toda a diferença.

Por um lado, os links internos são necessários para o rastreamento de conteúdos relevantes dentro de um mesmo domínio. De outro, os links externos são fundamentais para passar autoridade e facilitar a descoberta de páginas por meio de endereços já indexados.

A produção de conteúdo para blog é uma das melhores maneiras de indicar outras URLs. Além de atrair leads com materiais de qualidade, blog posts com bons links internos e/ou externos são porta de entrada para os bots visitarem novas páginas.

Descubra se o Google fez a indexação do seu Site

Uma maneira prática de descobrir se houve a indexação do Google para o seu site é pesquisando pela URL do domínio ou página dele na ferramenta URL Inspection, no Search Console.

Para inspecionar, selecione a URL que deseja verificar o status de indexação e coloque na barra de pesquisa da ferramenta. Ao testar, poderá aparecer um destes resultados: “URL is on Google” (URL está no Google) ou “URL não está no Google” .

Caso o endereço não esteja indexado, é possível visualizar os motivos ou problemas impedindo o rastreio e solicitar a indexação em “Request Indexing”.

SEO e problemas de Indexação do Google

Se por alguma razão o seu site não está sendo indexado no Google, mesmo com solicitações feitas, pode ser que a falta de um bom trabalho de SEO esteja afetando a qualidade das suas páginas e, consequentemente, a indexação pelo Google.

Nesse caso, recomenda-se uma análise de SEO mais detalhada para verificar possíveis problemas técnicos (rastreabilidade, compatibilidade mobile, segurança, etc.) no site.

Além de potencializar o desempenho do domínio na web para ser indexado com mais rapidez pelo Google, fazer a otimização para os mecanismos de busca impulsiona os resultados orgânicos. 

Lembre-se que o SEO é a chave para alcançar o topo do ranking dos buscadores e destravar a visibilidade online de negócios de sucesso.

Conclusão

À primeira vista, a indexação do Google pode parecer um tema complexo, mas, conforme vamos nos aprofundando, fica mais fácil entender como funciona o mecanismo por trás disso.

Indexar site no Google requer dedicação. Um esforço que, certamente, vale a pena quando pensamos nas inúmeras vantagens de estar listado no motor de busca mais popular do mundo.

Você está com dificuldades de indexar páginas? Na dúvida, deixe que especialistas no assunto possam ajudá-lo a elevar a sua presença online.

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