Descubra +10 táticas de SEO para WordPress e otimize o seu site

Ao escolher o WordPress para criar o seu próprio site, certamente você se surpreendeu com a variedade de funções e recursos nesse CMS. Mas, pensando no fator ranqueamento, você deve estar se perguntando: “Como otimizar o SEO para WordPress?”.

O fato é que o WordPress é considerado um dos melhores CMS (Sistema de Gestão de Conteúdos) do mundo, principalmente por ser SEO-friendly. Logo, a plataforma em si já conta com uma estrutura planejada para facilitar a otimização de páginas nos buscadores.

Sabendo disso, selecionamos algumas informações e táticas importantes sobre SEO para WordPress a fim de ajudar proprietários de sites a conquistarem melhores classificações nos motores de busca. 

Quer aprender a alavancar no posicionamento orgânico? Continue acompanhando este artigo!

Como funciona o SEO para WordPress?

O SEO envolve um conjunto de boas práticas que facilitam a classificação do seu site nos mecanismos de busca. 

Nesse contexto, embora o WordPress seja uma plataforma excelente para desenvolvimento e gerenciamento do seu site, mesmo assim, é necessário abordar táticas de SEO para WordPress de forma estratégica.

O CMS oferece uma base mais simples de usar para que, além de divulgar o site, também seja possível otimizar a parte técnica com eficiência. Por sinal, não é à toa que mais de 43% de todos os websites existentes estão em WordPress.

Contudo, o SEO para WordPress continua exigindo que os proprietários coloquem em prática ações de otimização, com o diferencial de fazer isso por meio de uma plataforma flexível e personalizável.

É importante destacar também que nesse CMS, há inúmeros plugins que auxiliam o criador direta e indiretamente a otimizar páginas e posts, como você verá mais à frente.

Conheça 12 Táticas e Otimizações de SEO para WordPress 

Além de selecionar as principais otimizações para site WordPress, também adicionamos na lista abaixo algumas táticas indispensáveis que o auxiliarão no trabalho de otimização de páginas e posts. Confira!

1- Opte por um tema já Otimizado

Uma das primeiras coisas a se fazer ao criar o seu site WordPress é escolher o tema. A propósito, há centenas de temas (gratuitos e premium) disponíveis no WordPress para você escolher qual adaptar. 

O problema é que muitos desses temas não são otimizados para SEO, pois podem vir com mídias pesadas demais nas páginas, com vários plugins que você não vai usar, entre outros fatores que prejudicam o desempenho do site.

Então, na hora de selecionar um tema, observe os aspectos de otimização e dê preferência aos SEO-friendly.  

2- Instale o Yoast SEO para WordPress e outros Plugins

Independentemente se você é iniciante ou já tem experiências na criação de sites, não deixe de instalar plugins de SEO para WordPress.

Os plugins facilitam o trabalho de otimização, indicando possíveis melhorias e práticas de SEO que ajudam a ranquear o seu site.

Aqui, certamente você já ouviu falar do Yoast SEO, considerado um dos melhores plugins para otimizar páginas e conteúdos de sites WordPress. E o melhor dessa ferramenta: ela tem uma versão gratuita bastante completa.

Mas para além dela, experimente outros plugins, como o SEO Squirrly, e filtre as melhores para trabalhar com o seu site. 

3- Coloque o seu site no Google Search Console 

Para monitorar o seu site, é fundamental que ele esteja no Google Search Console. Essa plataforma traz funcionalidades vitais para gerenciar e, inclusive, acompanhar a visibilidade do site permitindo:

  • verificação da situação de indexação de Google;
  • verificação de problemas de segurança;
  • recebimento de alertas de invasões;
  • envio e gerenciamento de sitemaps; 
  • entre outras funcionalidades.

Com isso, logo ao finalizar o desenvolvimento do site e realizar as otimizações, faça a verificação do domínio ou URL da sua página na plataforma.

4- Configure as páginas para Dispositivos Móveis

Um dos principais motivos pelo qual o WordPress é um CMS tão adotado é a sua praticidade na configuração de páginas para mobile. 

Lembre-se que com a atualização Mobile First Index, a otimização para dispositivos móveis é oficialmente um fator de ranqueamento para o Google.

Portanto, durante o desenvolvimento de sites responsivos no WordPress, não se esqueça de fazer a adaptação das páginas para outros tipos de telas (celular e tablet). 

5- Title Tag e Meta Descrição 

A title tag (ou tag de título) é um fator de ranqueamento essencial entre as táticas de SEO. Basicamente, a title tag é o título que aparece nas páginas dos resultados de pesquisa (SERP) quando você busca algo no Google ou outro buscador.

Plugins, como o Yoast no WordPress, já definem essa tag quando você cria a página apenas com o título H1. Porém, nem sempre elas são otimizadas, sendo necessário mais ações de otimização, como a inclusão de palavras-chave, variações, snippet, etc.

Enquanto isso, a meta descrição é aquele curto texto que fica abaixo da title tag na SERP, tendo a função de descrever o conteúdo da página. Quanto mais cativante for essa descrição, mais atração o seu site recebe pelos usuários da busca orgânica.

6- Distribua Links Internos

No SEO para site WordPress, a distribuição de links internos pelas páginas do site é crucial para o posicionamento do endereço. 

Aliás, essa prática ajuda os buscadores a estabelecerem relevância ao seu conteúdo e transferir autoridade entre elas. Além disso, a linkagem ajuda os visitantes a terem uma melhor navegação pelo site.

Portanto, não é difícil colocar links internos de qualidade por esse CMS. Basta selecionar o texto que deseja linkar e, ao aparecer a barra de ferramentas, clicar no ícone de “Link” para adicionar a URL de destino.

7- Faça URLs Amigáveis nos Permalinks

Aproveitando o gancho da dica anterior, o uso de URLs amigáveis também deve estar no seu checklist de otimização. Isso significa personalizar aqueles endereços cheios de caracteres especiais para um endereço fácil de ler, curto e direto. 

Para personalizar as URLs e torná-las amigáveis no WordPress, o usuário deve ir no painel de configurações. Em seguida, ir na opção “Links Permanentes > Estrutura Personalizada”.

Feito isso, o usuário poderá alterar a slug (conteúdo complementar ao domínio na url) de forma personalizada com o título da página ou post. 

Dica extra: tente sempre colocar a palavra-chave da página na URL para potencializar a otimização.

8- Otimize as Imagens do Site

Imagens pesadas podem fazer a sua página demorar para carregar – o que é péssimo para a otimização. 

Por isso, caso tenha imagens que estejam afetando o carregamento do seu site, por serem pesadas demais, utilize plugins para otimizá-las. Uma alternativa gratuita é o WP Smush, que faz a redução do tamanho em bytes das imagens.

9- Aumente a Velocidade do Site com um Plugin de Cache

A utilização de plugins de cache no WordPress ajuda a otimizar consideravelmente a velocidade das páginas e impulsionar a performance. 

Acontece que esses tipos de plugins, como o W3 Total Cache e o Cache Enabler, são instalados para o armazenamento de páginas e posts como arquivos estáticos.

Dessa forma, quando há o carregamento das páginas, esses arquivos dinâmicos são exibidos aos usuários, ao invés da exibição dinâmica. 

10- Envie o Sitemap ao Google

O sitemap (mapa do site) é um arquivo com todas as páginas mais importantes e valiosas do seu site. Esse arquivo, por sua vez, ajuda os buscadores a rastreá-las mais rápido.

Tendo o Yoast SEO instalado e já realizada a verificação do site no Search Console, fica mais fácil enviar o seu sitemap ao Google. 

Para isso, basta ativar o XML Sitemaps em “Recursos” no painel de controle “SEO”. Depois, é só abrir o sitemap em “Veja o sitemap XML”. Com o sitemap XML aberto, o próximo passo é enviá-lo para o Google. 

Sendo assim, o usuário deve abrir o Search Console em outro separador e clicar no menu “Sitemaps”. Para enviar o arquivo, basta adicionar a URL do sitemap na barra de adicionar/testar e clicar em “Enviar”.

11- Nomeie as Imagens ao fazer Upload

Uma estratégia pouco conhecida, especialmente por quem é iniciante em SEO para WordPress, é nomear os arquivos de imagens. No momento de fazer o upload da imagem, geralmente vem algo assim: IMG2023.png – que não diz nada sobre do que se trata a imagem.

Pode parecer irrelevante, mas acredite, alterar para um nome mais descritivo ajuda os motores de busca a identificar melhor o seu conteúdo. 

Então, vamos supor que o exemplo acima seja sobre uma imagem de dois empresários conversando sobre negócios. Em vez de “IMG2023.png”, poderíamos colocar “empresarios-conversando-negocios.png”.

Importante: uma recomendação do próprio Google é não adicionar palavras-chave nos nomes dos arquivos, ao menos que façam sentido para o contexto da mídia.

12- Confira a Visibilidade do Site nos Mecanismos de Busca

É comum que muitos desenvolvedores desativem a visibilidade das páginas do site ao estarem criando ele, assim, evita que haja a indexação enquanto os endereços estão em construção. 

No entanto, com a finalização do desenvolvimento do site, é indispensável permitir a visibilidade das páginas para a indexação para possibilitar a classificação. 

Então, vale conferir em “Configurações > Leitura” se a caixa “Evitar que mecanismos de busca indexem este site” está ativada. Caso esteja selecionada, clique para desmarcar.

Não pare de otimizar SEO para WordPress

O segredo de um bom trabalho de SEO para WordPress é não parar de otimizar o seu site. Com o primeiro passo dado, temos ainda uma longa jornada de muito esforço e dedicação para colocar suas páginas nas primeiras posições do Google.

Mas, se mesmo aproveitando os melhores recursos de otimização desse CMS tão completo, além de pôr em prática as nossas dicas aqui, você estiver tendo dificuldades para ranquear o seu site, não se desespere. 

Busque ajuda de uma Agência de SEO especializada e, principalmente, que entenda de sites WordPress, como a Inside Digital. Afinal, contando com especialistas, alcançar resultados sólidos fica muito mais fácil e rápido.

Gostou de aproveitar o conteúdo deste artigo? Você também pode se interessar em saber como fazer uma Análise de SEO eficiente no seu site. Confira!

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