Análise de SEO: tudo o que você precisa saber

Montar um plano de otimização para os mecanismos de busca sem fazer a análise de SEO periódica é um grande erro. Afinal, como saber quais pontos aperfeiçoar ou onde estão os problemas de otimização no site? 

Avaliações regulares dos elementos de otimização são essenciais para se obter diagnósticos precisos sobre a evolução do posicionamento do site. 

Só assim é possível tomar decisões mais assertivas quando o objetivo é alcançar as primeiras páginas de resultado do Google ou outros motores de busca.

Mapear oportunidades de melhorar a experiência do usuário, impulsionar visitas e conquistar autoridade, por exemplo, requer muita análise de performance do site. Entretanto, pela falta de conhecimento, muita gente acaba negligenciando essa etapa.

No artigo de hoje, abordaremos tudo sobre como funciona e qual a importância de se analisar a otimização do seu site. Ainda neste post, veja também como a Inside Digital pode  ajudar você com uma Análise Gratuita de SEO. Acompanhe!

Afinal, como funciona a Análise de SEO?

A otimização para os mecanismos de busca (SEO) reúne um conjunto de estratégias, cuja principal finalidade é ranquear páginas web em boas posições nos buscadores.

Quanto melhor for o nível de otimização das páginas, mais chances elas têm de aparecer nas primeiras posições. Na prática, isso significa melhores condições para atrair visitas ao seu site.

Logo, a avaliação da otimização tem como objetivo claro analisar a qualidade desses sites e blogs no quesito SEO. Assim, a partir da verificação de falhas na otimização das páginas, é possível traçar pontos de melhorias que viabilizem o crescimento desses domínios no ranqueamento dos motores de busca.

Esse trabalho deve ser realizado de forma minuciosa e atenta a diferentes detalhes que, para quem não está inteirado, pode parecer algo irrelevante. No entanto, são detalhes que fazem total diferença para posicionar o site nas primeiras páginas da SERP.

Na análise de otimização SEO, é possível verificar tanto aspectos técnicos do site como também a qualidade de conteúdo, SEO Off Page e On-Page, desempenho de anúncios, entre outros fatores.

Mas, calma! A otimização não é feita de forma aleatória, já que os próprios algoritmos trazem critérios que os sites devem cumprir para estarem devidamente otimizados. Com isso, o analista SEO deverá verificar se o site está seguindo corretamente esses critérios para então pontuar possíveis correções e ajustes otimizáveis.

Principais etapas na análise de SEO do site

Uma Agência de SEO qualificada cumpre uma série de etapas e passos importantes que englobam o processo de otimização para os motores de busca. Confira a seguir!

Avaliação do SEO On-Page

Nessa etapa, o analista verifica aspectos de otimização relacionados às páginas internas do site. É importante destacar que a qualidade estrutural dessas páginas influencia diretamente na posição das mesmas no ranking de resultados de pesquisa do Google e Bing, por exemplo.

Com isso, os elementos de otimização On-page considerados indispensáveis em uma análise de SEO incluem:

  • Title tag;
  • Meta descrição;
  • URLs amigáveis;
  • Tags de cabeçalho (H1, H2, H3, etc.).

E ainda há diversos outros elementos nessa categoria.

Inspeção do conteúdo

A otimização de conteúdo de qualidade e que seja realmente útil, principalmente nas páginas de blog, é um fator de otimização essencial para SEO. Nesse ponto, a inspeção do conteúdo vai muito além de se observar aspectos técnicos como a formatação dos textos para escaneabilidade.

Em uma análise de SEO eficiente que valide a qualidade do conteúdo, é necessário avaliar também:

  • legibilidade, isto é, a facilidade de leitura;
  • relevância do conteúdo;
  • atualização das informações;
  • multimídia que enriquece a experiência do usuário.

O conteúdo é um dos principais portais de entrada para tráfego orgânico ao site, captando principalmente os leads topo de funil para o negócio. Para tanto, o algoritmo valoriza e prioriza materiais de alta qualidade.

Sendo assim, um bom processo de análise SEO do site é capaz de identificar quais conteúdos estão gerando resultados ou quais estão prejudicando o posicionamento da página. 

Análise da velocidade das páginas

Ter páginas que demoram para carregar no site pode ser um problema, afinal, isso é um fator crucial para a experiência do usuário logo no primeiro momento de navegação. 

Por isso, a verificação da velocidade das páginas deve estar no checklist da análise de SEO. Normalmente, o carregamento lento é decorrente da falta de compressão de imagens, cache cheio e até ativação de muitos plugins.

Análise das palavras-chave

Como requisito básico para o SEO, as palavras-chave devem ser selecionadas com base no assunto, concorrência e relevância para o segmento do negócio. 

Por meio da análise e pesquisa de palavras estratégicas para o site, é possível então elevar o nível de otimização do domínio, atraindo a visibilidade pelo público ideal.

Inspeção da linkagem interna

Os links internos cumprem um papel fundamental para que o algoritmo possa conectar as páginas, relacionar e entender o conteúdo do seu site. Porém, nem sempre essas linkagens estão dispostas da forma correta. 

Sabe quando você clica em um link dentro de um site e ele leva à página “404” – a famosa página não encontrada? Pois é, quando o site realiza atualizações constantes nas URLs, é muito comum encontrar vários links quebrados – o que é péssimo para o SEO.

À vista disso, a agência de SEO responsável por analisar os elementos de otimização do site deve inspecionar as linkagens internas, links quebrados, além de identificar oportunidades para inclusão de novos.

Avaliação do SEO Off-Page

Assim como a qualidade dos elementos das páginas internas são importantes para o ranqueamento no Google, fazer a avaliação do SEO Off-Page também impacta significativamente na otimização do site.

Backlinks ou links apontando para o site, considerados ruins, podem ser um ponto negativo para a otimização do domínio, mesmo sendo fatores externos.

Não adianta ter vários sites apontando para as suas páginas, se esses não possuem autoridade ou credibilidade com o algoritmo.

Importância de analisar a otimização SEO do site regularmente

A análise de SEO do site se torna indispensável em uma estratégia com foco em ranqueamento nos motores de busca. Como detalhado no tópico anterior, são diversos elementos e fatores que influenciam no SEO.

Há ainda a questão das atualizações recorrentes que os algoritmos passam, as quais podem mudar completamente o posicionamento de um domínio. 

Essas atualizações acontecem justamente para proporcionar a melhor experiência ao usuário, com conteúdos de valor e que de fato possam ajudá-lo. 

Infelizmente, acontece que muitas pessoas tentam “enganar” o algoritmo fazendo black hat (SEO negativo) para tentar as primeiras posições – uma ingenuidade. A propósito, temos um ebook grátis explicando tudo “O que é SEO Negativo ou Black hat”. Não deixe de conferir!

Os motores de busca são aperfeiçoados regularmente para evitar e penalizar quem faz isso.

Lembre-se que no digital, para alcançar os objetivos do negócio, é preciso conquistar os usuários e não o algoritmo. Afinal, certamente não é o Google que vai realizar uma compra no seu site ou ainda se tornar um cliente fiel, não é mesmo?

Por que fazer a análise de SEO do seu site?

Ok, você já entendeu como funciona, conheceu algumas das principais etapas e viu como esse processo é importante, mas ainda deve estar se perguntando se precisa ou não investir em análise de SEO

A resposta para isso é que o seu site não apenas precisa, como deve ter um acompanhamento e monitoramento contínuo das boas práticas de otimização. 

Ao menos que você ainda não tenha um objetivo claro sobre a finalidade do site ou blog, nesse caso realmente talvez não faça sentido o investimento de tempo e recurso.

Em contrapartida, se o objetivo é dominar melhores posições no Google, gerar conversões no longo prazo, fortalecer a presença digital da marca – ou algo nessa linha –, então, sim, a análise de SEO é necessária.

Sobretudo, as inspeções devem ser realizadas periodicamente e, de preferência, por especialistas no assunto. Eles serão capazes de fazer avaliações minuciosas e relatórios que possibilitem um olhar mais abrangente acerca da situação atual do site.

Como é feita uma análise de SEO eficiente?

Para garantir máxima eficiência em uma boa análise de SEO, alguns processos são levados em conta, além do uso de recursos que ajudam a otimizar a própria análise. 

Vale destacar as ferramentas de monitoramento, como o Google Analytics, para analisar métricas com mais precisão. No que se refere ao Analytics, há como avaliar quais páginas estão tendo mais acessos, aquelas com alta taxa de rejeição e muito mais.

Ferramentas como essa fornecem insights valiosos que ajudam a entender melhor o comportamento do usuário em relação ao site.

Do mesmo modo, conhecer a concorrência e entender como ela está alcançando bons resultados por meio da otimização também é determinante. 

Aliás, observar também os pontos negativos que prejudicam o SEO do vizinho é uma excelente maneira de identificar mais facilmente quais erros podem ser evitados.

Ademais, realização de testes, como o de velocidade de carregamento das páginas, deve estar incluído em uma análise de SEO eficiente. Os testes, por sua vez, validam o desempenho de aspectos mais operacionais dentro do site. 

Agência de SEO para análises detalhadas? Conte com a Inside Digital!

Se você precisa de uma análise detalhada de SEO para dar aquele UP na otimização do seu site, então acaba de encontrar a agência perfeita para isso. Atendemos empresas em qualquer lugar do país, com foco especial para pequenos negócios. 

Mas, sabe o que é melhor? Aqui na Inside, realizamos a Análise SEO Grátis. Basta preencher um formulário e aguardar a resposta da nossa análise. Sim, simples assim! A nossa equipe qualificada está pronta para ajudar você a alcançar o topo dos buscadores de forma orgânica. 

Gostou deste conteúdo? Confira mais artigos completos como este no nosso blog para ficar por dentro de todo o universo do Marketing Digital.

Anterior 10 KPIs de Marketing Digital para começar a analisar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *