O que é link building e como utilizá-lo em suas estratégias

Definitivamente, o link building é um dos processos principais para a construção de um bom SEO e a execução efetiva de uma boa estratégia de Marketing Digital. Mas, você sabe o que é link building?

Esse recurso é extremamente relevante e precisa estar incluso no processo de planejamento de qualquer empresa. Porém, precisa ser trabalhado de maneira precisa para gerar resultados.

Quer descobrir o que é link building, por que utilizá-lo em seu Marketing Digital e demais detalhes a respeito do seu uso? Então, continue acompanhando o artigo e boa leitura!

O que é link building

Link building é um conjunto de estratégias para SEO que visa construir uma rede de links para uma determinada página. Esses links vão direcionar o tráfego e fortalecer a sua autoridade diante dos mecanismos de busca, permitindo que alcance ranqueamentos superiores e até mesmo a primeira página.

Tais endereços podem ser externos ou internos, dependendo da estratégia utilizada por trás do conteúdo criado. Porém, quando falamos a respeito de rede de links, geralmente se pensa em backlinks.

É claro que não se pode negar o fato de que para que o Google o considere relevante, possuir links de sites que já tenham a confiança do motor de busca e que são mais recomendados é essencial.

Afinal, quanto mais redirecionamento de qualidade você possui, mais ele entende que você é relevante na sua área de atuação. Tudo isso tem impacto direto na indexação e no ranqueamento da página que foi linkada.

Porém, o link building não trata apenas dos endereços externos, mas também dos internos. Ou seja, ele leva em consideração tanto os seus links quanto os de seus parceiros.

O Google também vai avaliar tais endereços para entender qual a relevância de uma página, e assim saber se ela merece um melhor ou pior posicionamento nos resultados da busca de um usuário.

Porém, quando falamos a respeito de SEO, sempre pensamos primeiro no usuário, e depois no algoritmo. Por isso, a linkagem é feita pensando na experiência da pessoa que acessou seu site, fazendo-a navegar por outros conteúdos conectados ao que ela procurava.

Essa é a melhor forma de trabalhar essa estratégia.

Diferença entre Link Building e SEO off page

Embora link building e SEO off page sejam comumente usados como sinônimos, eles são conceitualmente diferentes.

Antes de tudo, vamos passar o seguinte esclarecimento:

  • SEO Off page se refere a todas as estratégias de otimização para buscadores que são aplicadas fora das páginas do site;
  • Link building trata da construção de uma rede de links que fortaleça a autoridade das páginas.

O SEO off page engloba todos os backlinks que são recebidos de seus parceiros que fazem parte de uma estratégia de link building, mas também abrange as menções a marcas sem linkagem, que também são um fator para o ranqueamento no Google.

Já na estratégia de link building, é importante perceber que você não olha apenas para fora, já que a construção de uma rede de links que mostre ao Google a sua relevância envolve o ganho de endereços externos e a inclusão de endereços internos.

Ou seja, link building é apenas uma parte do SEO off page.

Backlinks: uma parte crucial do seu link building

Em um bom link building, um elemento que definitivamente não pode faltar são os backlinks. Eles nada mais são que links feitos de um site para outro.

Motores de busca como Google e Bing utilizam a qualidade de backlinks que estão presentes dentro de um artigo e o volume dele como um sinal de ranqueamento. Por isso, a aquisição de bons links é fundamental para uma estratégia eficaz em SEO.

Atualmente, é impossível ranquear nas primeiras páginas sem uma estrutura eficiente de linkagem. As palavras-chave são muito disputadas, e quanto mais abrangentes elas são a concorrência se torna ainda mais acirrada.

Como os motores de busca entendem os links como indicações, a cada novo endereço recebido e quanto maior for a autoridade do dono do link original, maiores serão as chances de bons rankings.

 

Por que seu site precisa de backlinks

Esses endereços eletrônicos não impactam apenas a maneira como o Google enxerga o seu site, passando a criar confiança no mesmo, mas também de outras formas, como:

  • Aquisição de tráfego de referência (Referral);
  • Fortalecimento da marca (Brand Awareness);
  • Construção de relacionamentos.

Imagine que você receba um link de alguém que possui um artigo que seja o primeiro lugar em uma palavra-chave no Google. Isso é uma enorme autoridade, concorda?

Afinal, você tem acesso a um endereço que a plataforma de busca confia, o que, por si só, é uma enorme vantagem. 

Agora, pense na quantidade de cliques que tal link possui e quantas pessoas, a partir desse mesmo endereço, não seriam expostas aos links do seu próprio site?

Com esse exemplo, já fica bem claro o quanto um backlink pode ser importante para melhorar, atrair e conquistar mais acessos para o seu site.

O que caracteriza um bom backlink

Para que sua estratégia com backlinks gere um resultado positivo, é preciso que saiba identificar quais as boas características de um backlink.

Confira a seguir a anatomia por trás de um endereço interessante:

  • Autoridade do domínio e da página;
  • Links naturais;
  • Texto âncora;
  • Tipo do link: NoFollow/Follow;
  • Posição do link na página;
  • Mercado;
  • Novo domínio;
  • Link textual ou de imagem.

Trabalhando ao redor dessas características, será possível identificar parceiros em potencial que trarão grandes vantagens para o seu negócio.

Assim, você conseguirá prospectar oportunidades interessantes e únicas, permitindo que sua estratégia possa alcançar ainda mais pessoas.

Tipos de backlinks

Existem dois tipos principais de backlinks que podem ser utilizados em estratégias de link building. São eles:

  • Follow; 
  • NoFollow.

E o que os diferencia?

A maior diferença entre Follow e NoFollow é a maneira que os bots dos buscadores identificam o link.

Quando os robôs do Google estão visando o seu site e leem um código de um link, eles vão segui-lo e visitar as outras páginas. Porém, isso só ocorre caso ele não encontre o atributo NoFollow.

Os Follows são links normais que espalham autoridade e direcionam os bots para as páginas.

Já aqueles que possuem o atributo NoFollow dizem para os buscadores não seguirem determinado endereço.

O que os robôs entendem é algo como : “Eu quero que meu usuário vá até esse link, mas vocês não precisam ir, pois não pretendo passar nenhuma autoridade para ele”.

Portanto, em uma estratégia de SEO com backlinks, o mais importante a se prestar atenção é nos Follow links. Contudo, os NoFollow também possuem seu valor.

Trabalhando com backlinks na sua estratégia de link building

Agora que já entende como funcionam os backlinks e suas aplicações, é importante saber como começar uma estratégia que os aplica na prática. Confira como você deve começar o seu trabalho com links!

1 – Defina Objetivos

Como vimos, o número de backlinks recebidos pode trazer diversos benefícios. Portanto, sua estratégia deve ser guiada por um objetivo final.

Você pode ter algum dos seguintes focos:

 

  • Melhorar o ranqueamento de páginas específicas;
  • Fortalecer a marca e o domínio;
  • Conquistar tráfego e visibilidade.

Cada uma dessas estratégias demandará diferentes tipos de backlinks, assim como quantidades e tipos de parceiros, e usará textos de linkagem variados também.

Por isso é tão importante que possua uma visão clara de seus objetivos. São eles que direcionarão o curso de suas ações.

Por exemplo, se o seu objetivo for rankear uma página sobre torta de limão, você prioriza links para essa página usando textos idênticos ou variações dessa palavra-chave.

Se você procura tráfego, irá evitar palavras-chave idênticas, e assim fazer com que o texto apresente benefícios e convoque cliques. Existem diversas maneiras de utilizar esse recurso, o que depende exclusivamente do que deseja alcançar.

2 – Identifique seus diferenciais

Um dos pontos mais importantes em uma estratégia de aquisição de backlinks é entender quais são os seus maiores trunfos na hora de combinar uma parceria.

Confira as diversas opções que você tem para oferecer a fim de que um potencial parceiro retribua com um backlink!

  • Conteúdo: um conteúdo de qualidade que seu parceiro em potencial vai desejar para a persona dele.
  • Dados: informações que podem trazer conhecimentos inéditos de novas perspectivas. Uma pesquisa que sua empresa tenha feito é um ótimo exemplo.
  • Produto:  ofereça um mês gratuito de sua ferramenta em troca de um link, por exemplo.
  • Serviço: o mesmo que o anterior, porém, oferecendo o seu serviço ou parte dele.
  • Autoridade: a autoridade do seu site pode encher os olhos do seu potencial parceiro.
  • Equipe: sua própria equipe pode ser um grande diferencial. Utilizando os nomes que possui à sua disposição, você pode oferecer palestras, webinars e até entrevistas em troca de um link.

Aqui, é importante tomar muito cuidado, especialmente com seu produto e serviço. Tudo pode servir como moeda de troca, mas lembre-se de não baratear o que faz. Pense mais como se fosse um aperitivo ou um test drive.

Porém, identificar seus trunfos é a chave para conseguir backlinks poderosos. Muitos acreditam que basta oferecer um link de volta, mas a negociação pode ir além disso.

3 – Encontre bons parceiros

A sua estratégia de backlinks não será tão forte se não possuir parceiros relevantes.

Leve em consideração os seguintes pontos na hora de procurar alguns fatores:

    • Mercado e temas similares;
    • Empresas e pessoas;
    • Personas semelhantes;
    • Probabilidade de linkagem.

Por que os links são tão importantes?

Os links são extremamente importantes desde o início da internet. A World Wide Web, ou simplesmente www, pode ser definida como um conjunto de documentos interligados que formam uma teia.

Os links são os responsáveis por essa interligação, tendo em vista que sem eles os usuários não conseguem navegar entre páginas, sites, imagens, vídeos, etc.

Os mecanismos de busca se baseiam justamente nessa estrutura de linkagem para rastrear e classificar os sites da web.

No início, os buscadores limitavam-se apenas a indexar e organizar sites em ordem alfabética ou em diretórios. Porém, com o crescimento na massa de usuários, de sites e de conteúdos, as buscas aumentaram drasticamente.

Por esse motivo, os buscadores perceberam a necessidade de melhorar cada vez mais seus mecanismos para que fossem capazes de entregar melhores resultados para seus usuários.

Para cumprir a missão de levar o conteúdo até o usuário, buscadores passaram a utilizar como base a interligação da web. Portanto, é assim que funciona até hoje: os links são os responsáveis por mostrar o caminho para os robôs buscadores.

A partir disso, chegou o ponto onde organizar por ordem alfabética ou diretórios não era mais eficaz. Nesse contexto de mudança, o Google se destacou por meio de um algoritmo revolucionário: o PageRank.

Ele considerava uma série de fatores para classificar sites no índice de busca. Além disso, ele analisava o conteúdo das páginas com base nas palavras-chave buscadas, mas também na sua popularidade na internet.

A lógica por trás é a mesma da era acadêmica, ou seja, quanto mais citações um autor recebe, mais autoridade sobre um assunto ele possui. Logo, quanto mais links uma página recebe, mais ela é uma referência em seu assunto.

Dessa época para cá, o algoritmo evoluiu muito e foram desenvolvidos novos métodos de avaliação, como o TrustRank, por exemplo, que mede a confiabilidade de um site.

Como o Google avalia os links?

O algoritmo do Google usa uma infinidade de fatores para classificar uma página no seu ranking. Entre eles, estão fatores que entram na avaliação de links.

Abaixo, você pode conferir alguns dos fatores a serem considerados em seu link building para que possa ser aprovado em sua avaliação de link. Vamos lá?!

Quantidade de links

Esse foi o primeiro critério adotado pelo Google na hora de avaliar uma página, e se mantém até hoje. Portanto, ele era a base do PageRank. Quanto mais links o site recebia, mais relevante ele era.

Atualmente, apesar de se manter e ainda ser muito importante, se você receber muitos links, mas de sites pouco confiáveis, seu ranqueamento praticamente não muda.

Diversidade de Links

Não basta apenas uma página linkar para a sua. Hoje, é preciso que tenha à sua disposição diversos parceiros para conseguir ganhar notoriedade no Google.

É assim que o buscador pensa, isto é, o site demonstra ter mais autoridade quando possui links de diversos domínios diferentes. Por isso, conseguir muitas parcerias é um passo crucial para melhorar nesse quesito.

Contexto de link

O algoritmo também é capaz de compreender o contexto em torno do link para saber se ele é realmente relevante.

Primeiramente, o Google entende que os links relacionados à sua área de atuação são os mais relevantes. Contudo, ele também avalia as palavras próximas ao link para entender se o endereço de destino faz sentido naquele contexto.

Além das palavras, os buscadores também avaliam os outros links próximos para saber se eles são para sites de qualidade ou sem autoridade.

Também é levado em consideração a posição do link, já que ele está no conteúdo principal e provavelmente foi inserido com uma intenção editorial, e, por isso, possui mais valor.

Texto âncora

O texto âncora também diz muito a respeito da página linkada. Geralmente, ele traz alguma palavra-chave pequena ou uma breve descrição do que o usuário encontrará ao acessar o link.

Além disso, ao analisar o âncora, o algoritmo do buscador também pode identificar que está tentando enganá-lo.

Quando você faz a correspondência exata da palavra-chave no texto âncora dos backlinks, é uma forma de reforçar a autoridade daquele termo. No entanto, se fizer isso em todos os links externos, o Google entende como black hat, afetando negativamente o ranqueamento da página.

Confiabilidade 

Uma das evoluções do algoritmo foi, sem dúvida, o TrustRank. Quando esse critério foi introduzido, o buscador passou a considerar a confiabilidade dos sites de ranqueamento.

Então, quanto mais próximo se está de sites confiáveis, maior é a confiança do algoritmo em você. Sites confiáveis são aqueles que ajudam a construir uma internet mais segura e relevante para o usuário.

Para avaliar a confiabilidade, ele busca fatores como idade do domínio, uso de certificados de segurança, qualidade de conteúdo, entre outros.

Links de outras páginas para o seu site

No link building, você tem a oportunidade de trabalhar com endereços externos e internos. Mas é de extrema importância saber qual deles tem mais peso no ranqueamento.

Para que fique claro, basta pensar da seguinte forma: “Será que o Google confia mais no que o próprio site fala de si mesmo (links internos) ou no que os outros falam a respeito dele (links externos)?”

NoFollow e Follow

Outro fator de extrema importância para o Google é o atributo NoFollow nos links em uma página. Quando esse atributo é inserido no código do link, o robô sabe que não deve considerá-lo para o ranqueamento da página linkada.

Por padrão, todos os endereços têm o atributo Follow e NoFollow a fim de que o robô saiba que pode acessar o link sem problemas. Por isso, é preciso inserir a tag NoFollow quando quiser evitar que acessem a página.

Se precisar citar um site não muito confiável, inserir NoFollow permite que o faça sem afetar o seu ranqueamento.

Links do seu site para outras páginas

Os links do seu site não têm tanto peso quanto os backlinks, mas são eficientes para mostrar a hierarquia das suas páginas para o Google.

Digamos que tenha uma empresa de bolos e o post principal do seu blog fale a respeito de um livro de receitas vendido pela sua empresa que contém os 100 melhores bolos do Brasil.

Essa é uma publicação muito importante, não é mesmo? 

Então, os posts menores vão redirecionar para ele, fazendo o Google entender que aquele post principal está no topo da hierarquia.

Principais ferramentas para trabalhar o seu link building

Abaixo, você pode conferir um pouco mais sobre as ferramentas que separamos!

SEMrush

O SEMrush é um dos melhores recursos para quem trabalha com Marketing Digital. Aqui, você possui recursos de diversas ferramentas diferentes, com a adição de funcionalidades exclusivas dessa plataforma.

A ferramenta se destaca em especial pelas seguintes opções:

  • Análise de concorrência;
  • Pesquisa de palavra-chave;
  • Melhorias de SEO.

Ahrefs

Quando o quesito é link building, principalmente na parte de backlinks, o Ahrefs é, sem dúvida, uma das melhores ferramentas do mercado. Ele possui uma enorme base de dados e é capaz de avaliar todos os links no seu domínio, além de outras funcionalidades extremamente úteis.

Outro benefício particular da plataforma é o tutorial, que explica como utilizar todos os recursos disponíveis no Ahrefs, do básico ao avançado, para que possa criar estratégias funcionais com altas taxas de sucesso.

Check My Links

O Check My Links é uma ferramenta gratuita e que pode gerar muito valor na hora de criar uma estratégia em volta de backlinks. Ela é extremamente útil para corrigir endereços quebrados no seu site, e também pode ser utilizada em uma estratégia de link building.

Você pode utilizar a ferramenta para encontrar links quebrados também no site do seu parceiro, o que facilita o direcionamento da sua estratégia e cria a oportunidade perfeita para que as empresas possam estreitar seus laços.

Trabalhe o seu link building e consiga resultados incríveis

Como pode ver, um bom link building precisa ser feito de maneira precisa para gerar resultados. Quando é feito dessa forma, ele é capaz de alavancar facilmente o seu site, permitindo alcançar um público ainda maior e ganhar mais relevância em seu setor de atuação.

Mas, para alcançar esses resultados, é preciso contar com um time preparado para ajudá-lo. Saiba que esse time você encontra aqui na Inside Digital. 

Entre em contato com nossos atendentes e saiba tudo o que podemos oferecer para alavancar o seu negócio!

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