O que é WordPress e como funciona para criar um site?

Mesmo que você não saiba nada de criação de sites ou nunca ouviu falar sobre o que é WordPress, certamente você já teve contato com essa plataforma em algum momento.

Afinal, com mais de 64% de market share, é praticamente improvável que você nunca tenha acessado algum site desenvolvido no WordPress. 

Esse CMS (do inglês Content Management System, que significa Sistema de Gestão de Conteúdo) traz um software open source extremamente completo, seguro e fácil de usar. Seja para gerenciar um e-commerce, um site de negócios ou pessoal, a plataforma do WordPress atende a muitos públicos.

Mas será que o WordPress é bom mesmo? O que fez esse CMS ganhar tanta reputação e se tornar o mais famoso do mundo para gerenciamento de conteúdo web?

Neste artigo, vamos explicar tudo sobre o que é WordPress, como ele funciona e quais as vantagens de desenvolver um site nessa plataforma. Continue acompanhando!

Entenda o que é WordPress

Como falado, o WordPress é uma plataforma de CMS que permite a criação e manutenção de sites, blogs e lojas virtuais. 

Porém, para ter esse conceito ainda mais claro, precisamos abrir aqui uma breve explicação sobre o para que serve um CMS.

Em síntese, CMS é o termo que descreve uma plataforma que permite criar, editar, gerenciar e publicar conteúdo digital de forma mais eficiente. Ele é utilizado para facilitar a criação e manutenção de páginas web, concentrando vários conteúdos em um só lugar.

No CMS do WordPress, os usuários podem gerenciar o conteúdo do seu site sem a necessidade de conhecimento em programação, pois ele oferece interfaces amigáveis e intuitivas. 

Além disso, o WordPress permite a colaboração entre diferentes usuários, atribuindo diferentes níveis de permissão para edição e publicação de conteúdo. Isso é especialmente útil em ambientes empresariais ou em projetos que envolvem equipes multidisciplinares. 

Portanto, esse sistema de gerenciamento de conteúdo serve, basicamente, para simplificar o processo de criação e gerenciamento de conteúdo digital.

Da origem à popularidade

Se você chegou neste artigo depois de ouvir muito sobre o que é WordPress, talvez esteja se questionando o porquê de esse CMS ser tão utilizado. Afinal, além de ser o mais usado, ele é a escolha de grandes marcas para a criação de sites. 

O WordPress teve sua origem em 2003, quando foi lançado como uma plataforma de blogging criada por Matt Mullenweg e Mike Little. 

Inicialmente, era voltado principalmente para a criação de blogs, mas, ao longo dos anos, evoluiu para se tornar um CMS completo, capaz de suportar diferentes tipos de sites e aplicações web.

Esse CMS começou a se popularizar rapidamente, e uma das razões para isso representa o grande diferencial do WordPress: sua natureza é de open source (código aberto).

Isso permitiu que uma comunidade global de desenvolvedores contribuísse para o aprimoramento contínuo da plataforma.

Naturalmente, vieram atualizações mais frequentes, melhorias de segurança e a introdução de novos recursos, mantendo o WordPress relevante e competitivo.

Como funciona o maior CMS do mundo?

Essa pergunta vai depender muito de quais das versões do WordPress você pretende utilizar, pois existem a WordPress.com e a WordPress.org.

O WordPress.com é destinado ao fornecimento de hospedagem de blogs e sites com os próprios recursos do sistema.

Nesta opção, o usuário tem acesso ao software de forma gratuita e, inclusive, recebe um domínio do WordPress. Embora permita mais personalização, a alternativa é mais limitada para explorar outros recursos como os do WordPress.org.

Entre as principais características do WordPress.com, podemos destacar:

  • personalização limitada na apresentação de links;
  • limitação no espaço de armazenamento nos planos gratuitos ou mais baratos;
  • marca e slogan do WordPress no rodapé do site;
  • exibição de anúncios do WordPress nas páginas do site;
  • impossibilidade de editar o código-fonte.

Por outro lado, no WordPress.org, o usuário precisa baixar o software e instalar em um servidor. Aqui, tanto o servidor quanto o domínio utilizado na hospedagem são contratados. 

Logo, a capacidade de personalização é maior, permitindo que o usuário possa definir endereços próprios para o seu site.

As principais características do WordPress.org são:

  • o usuário pode adicionar plugins para melhorar a usabilidade da página;
  • mais liberdade de personalização, já que é open source;
  • recursos mais completos para projetos maiores (e-commerce, portais de notícias etc.);
  • hospedagem que possibilita um domínio exclusivo. 

WordPress.com ou WordPress.org, qual escolher?

Após conhecer algumas das diferenças entre eles, a escolha da plataforma ideal para criar um site e gerenciar o seu conteúdo deve ser pensada em atender às suas necessidades e seu objetivo.

Por exemplo, se você busca criar um site mais profissional para a sua empresa ou abrir uma loja virtual, o WordPress.org é a opção mais vantajosa. 

Com esta versão, os usuários têm total controle sobre seu site. Ou seja, maior liberdade para instalar temas e plugins personalizados, bem como a liberdade de monetizar o conteúdo como desejarem.

Caso prefira simplificar todo o processo e deixar que um time profissional desenvolva um site responsivo no WordPress para você, ter o auxílio de uma agência de marketing digital poderá ajudar. 

No entanto, se o objetivo é ter um site ou blog pessoal mais simples e você não se importa com a limitação de personalizá-lo, o WordPress.com pode ser uma alternativa mais viável.

WordPress é bom? Por que escolher esse CMS vale a pena?

Se você está procurando um sistema de gerenciamento de conteúdo, saiba que existem diversas plataformas no mercado, gratuitas e pagas. Entretanto, como mostramos ao longo deste artigo, o WordPress certamente supera a maioria dos softwares de CMS. 

Além da qualidade, o quesito custo-benefício apresenta pelo menos sete motivos essenciais para se avaliar na hora de criar e manter um site. Confira quais são eles a seguir!

1. WordPress é seguro 

É inquestionável o alto nível de segurança do WordPress. Por contar com atualizações contínuas, sem dizer da rede de desenvolvedores ativa que consegue identificar possíveis falhas de segurança, o WordPress é muito confiável ao proteger suas informações.

Acima de tudo, a plataforma já se provou a respeito da responsabilidade com a proteção de dados sigilosos de seus usuários – tanto que é utilizada por grandes empresas, como o The New York Times.

2. Comunidade ativa e suporte

O WordPress conta com uma comunidade global ativa e engajada, composta por desenvolvedores, designers e usuários em geral. 

Sendo assim, o grupo oferece suporte técnico, compartilha conhecimento e desenvolve recursos adicionais que beneficiam todos os usuários da plataforma.

3. Escalabilidade 

Independentemente do tamanho ou da complexidade do projeto, o software do WordPress é altamente escalável.

Isso quer dizer que o sistema pode ser adaptado para atender às necessidades específicas de qualquer tipo de site, desde blogs pessoais até grandes portais corporativos.

Essas são algumas das possibilidades de websites que você pode escalar no WordPress:

  • site de negócios;
  • loja virtual (e-commerce);
  • blog corporativo ou pessoal;
  • portfólios;
  • galerias;
  • fóruns;
  • diretórios de empresa etc.

4. Otimização para Mecanismos de Busca (SEO)

Se você já tem um site ou blog, provavelmente também sabe que o SEO (Otimização para os Mecanismos de Busca) desempenha um papel fundamental para a visibilidade da sua página. 

Para tanto, fazer um bom trabalho de otimização nem sempre é tão fácil para quem não tem o conhecimento técnico.

Uma das vantagens do WordPress é que ele já vem naturalmente otimizado para SEO. Logo, os sites construídos com essa plataforma têm uma vantagem inicial na visibilidade online.

Os usuários ainda podem utilizar plugins como o Yoast SEO, que facilita consideravelmente a aplicação de práticas de SEO.

Veja também: 10 táticas de SEO para WordPress para otimizar o seu site

5. Facilidade de uso

A interface do WordPress é superamigável, o que permite a criação e edição de conteúdo de forma intuitiva. 

Mesmo para usuários sem experiência técnica, a curva de aprendizado é relativamente suave. Assim, a gestão do site se torna bastante acessível e facilitada.

6. Design responsivo

Com o aumento crescente na utilização (e preferência) por dispositivos móveis pelas pessoas, garantir que o seu site possa se adaptar a diferentes tamanhos de tela é fundamental.

Nesse contexto, ter um site com design responsivo não só viabiliza uma melhor experiência aos seus visitantes, como também influencia na otimização das páginas. 

O próprio Google valoriza sites mobile-first para indexar e ranquear o seu conteúdo.

7- Sites customizáveis e funcionais

Certamente, umas das maiores vantagens de criar um site no WordPress são as possibilidades de customização quase que infinitas na plataforma.

Claro que, a depender da escolha de qual versão do WordPress você utilize, existe uma limitação. Porém, no geral, o WordPress conta com uma variedade de temas, plugins e widgets incomparável com outras plataformas.

Além do diretório de temas próprio do WordPress, na internet também é possível encontrar mais variações disponíveis para download. Enquanto isso, os plugins e widgets adicionam funcionalidades às páginas do seu site. 

Todo esse combo de customizações permite explorar a criatividade para ter layouts únicos, agradando até os mais exigentes com o visual.

Tenha um site no WordPress que seja a cara do seu negócio!

Até chegar aqui, você já descobriu que criar um site no WordPress não é complicado. Pelo contrário, a praticidade em diferentes aspectos da plataforma é um benefício. 

Entretanto, isso não dispensa a importância de uma agência de marketing digital especializada para criar um site realmente profissional e que seja a cara do seu negócio.

Além de todo o processo de desenvolvimento técnico, não devemos nos esquecer do gerenciamento dos conteúdos e das práticas de SEO. 

Se você pretende ter uma presença digital sólida e que traga resultados reais através da internet, vai ser preciso fazer muito mais do que criar um site ou blog no WordPress.

E é justamente pensando nisso que a agência de marketing digital Inside Digital conta com uma equipe de profissionais de várias áreas para fazer o marketing digital completo da sua empresa.

Quer saber como podemos desenvolver e fazer crescer um site profissional para o seu negócio? Entre em contato agora mesmo e conheça nossas soluções!

Anterior Conteúdo para SEO: como otimizar para os mecanismos de busca?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *