Índice
Sabemos que cada dia mais as indústrias estão sofrendo com altos impostos e concorrência no cenário nacional. Com a atual crise na qual estamos vivendo, um dos setores mais afetados é, sem dúvida, o setor industrial.
Muitos empresários estão buscando a solução no Marketing Digital para Indústrias e com isso não ficam reféns de revendas ou até mesmo do Mercado Livre.
Nós, da Inside Digital, temos Know How no Setor Industrial. Veja abaixo alguns pontos fundamentais para o sucesso do seu Marketing Digital para Indústrias.
1 – Possua um E-commerce para Indústrias
Muitas indústrias possuem determinados produtos que podem ser empacotados e vendidos, não dependendo muito de revendas e aumentando o valor agregado. Para que isso ocorra, antes de mais nada é fundamental que tenha um E-commerce.
Vantagens de um E-commerce para Indústrias:
Independência no canal de vendas varejista
Muito se teme em perder parcerias com o canal de venda varejista em um setor industrial, uma vez que os canais tradicionais, por algum motivo, não conseguem fazer a entrega estipulada. O E-commerce será a melhor solução!
Coleta de dados
Com o desenvolvimento de um E-commerce é possível fazer com que todos os campos contenham Tracker de monitoramento e com isso você pode extrair insights relacionados ao SIM (Sistema Integrado de Marketing). Etapa na qual está relacionada a pesquisa de Marketing Digital.
Oferta de cauda longa
Com o controle do próprio canal, a indústria pode trabalhar melhor sua oferta para o mercado. Isso, porque consegue oferecer não apenas seus produtos campeões de venda, mas todos os produtos de sua linha, possibilitando ações de cross-selling, up-selling e outras ações para alavancar as vendas.
2 – Defina uma persona
Para quem não está acostumado com o termo, persona é o nome que se dá ao target, o qual sua empresa enxerga como potencial cliente.
Em uma indústria, a definição de uma persona pode ser muitas vezes com base em uma necessidade de um produto.
Uma boa definição de persona passa justamente pelo contato com o seu público-alvo. Assim, em uma rápida análise, você pode identificar características comuns entre os potenciais compradores.
Se você possui uma base de clientes, essa será a fonte perfeita para começar suas investigações. Mesmo que tenha perfis diferentes de pessoas ou empresas que consumiram seu produto, alguns deles tendem a exemplificar a sua persona.
3 – Invista em SEO e Marketing de Conteúdo
SEO (Search Engine Optimization) é a técnica utilizada para fazer com que os mecanismos de busca com o Google ranqueie seu site de Indústria e fique bem posicionado organicamente.
Muito importante que seu site/e-commerce esteja melhor ranqueado que qualquer outro site. Primeiramente devemos saber o que significa SEO, que nada mais é que técnicas desenvolvidas no seu site e fora dele, fazendo com que os buscadores do Google interprete que o seu site tem autoridade para tal tema e conceda posições orgânicas. Se trabalhado de forma inteligente, o SEO de seu site ou blog terá bons resultados de conversões.
Para saber mais sobre SEO, veja esse Guia de SEO para iniciantes.