Suas estratégias de marketing digital terão no sistema ERP um aliado eficaz. Conciliar a maneira mais atual da desenvolver a relação empresa x cliente, com umas das mais ágeis tecnologias de organização administrativa, renderá resultados satisfatórios. Vamos saber como?

Certamente já ouviu falar de marketing digital, essa nova maneira de captar mais cliente se concentra evidentemente nos canais digitais, na web. Sendo assim, para que planejamentos montados para tal funcione, é necessário ter ferramentas certas, e isto ficará a cargo do ERP. Cabe entender um pouco mais de como funciona esse sistema, e do trabalho desenvolvido pelo marketing digital. Por fim, ver como os dois podem ser integrados.

 

O ERP em ação

ERP é sigla para Enterprise Resouce Planning (Sistema de Gestão Empresarial), um programa que se apresenta em diferentes versões, mas ganha cada vez mais adeptos, pois consegue ligar os diferentes setores de uma empresa.
Uma estrutura básica organizacional quando utiliza um sistema ERP online ganha dinamismo, que proporciona uma redução significativa de custos. A interface desse programa oferece campos para controle do financeiro, das vendas, do estoque, da lista de cadastros (produtos, clientes e funcionários), emissão de nota fiscal eletrônica, conciliação bancária e outros recursos.
Desenvolvendo o marketing digital
Não basta conseguir mais clientes, é necessário criar um vínculo duradouro. Isso é o que guia os trabalhos do marketing digital. Para alcançar esse objetivo são traçadas estratégias que visam levar produtos e serviços que seu público-alvo realmente precisa.
Essas metas visam:
  • Aumentar vendas
  • Ter uma assertiva relação com clientes
  • Aumentar recursos para realizar investimentos
  • Fortalecer a imagem da empresa
Para isso faz uso de mecanismos autômatos de marketing dos mais eficientes:
  • Sites
  • Vídeos
  • Blogs corporativos
  • Webinars
  • E-mail marketing entre outros

ERP e Marketing digital – como integra-los?

Como vimos essas duas ferramentas são próprias de uma gestão atualizada, e elas hoje se encontram na demanda de empresas que precisam usar a web para realizar seus negócios.
Usando o exemplo de empresas de comércio eletrônico, elas têm uma operação já fundamenta pelos mecanismos do marketing digital, porém quando colocam em segundo plano sua administração, estão fadadas ao erro. Por quê? Vamos lá: esse tipo de negócio foca na atração de clientes, usa as mais modernas formas de cooptação de cliente, mas esquece de como atender suas demandas.
É muito comum empresas assim, não levarem muito a sério a parte logística do negócio. Não fazem controle de estoque, e não existem planos para traçar níveis de emergência deste setor. Na prática isso é a mesma coisa de vender o que não tem. Então em campanhas como a “Black Friday” vemos a quantidade de transtornos que muito sites têm com seus clientes.
E como resolver isso?
Aqui é o momento de integrar suas estratégias de marketing digital com o sistema ERP. A ideia é que na mesma semana de “Black Friday” a empresa agora consiga acompanhar o fluxo de vendas, e os níveis do estoque. Junto a esse controle, conseguirá ainda emitir as notas fiscais das vendas e listar boletos e outras formas de pagamento (tudo dentro do sistema ERP).
Se nessa mesma empresa fictícia, mas com problemas reais, existem operadores para cada etapa desse processo, nenhum passará por cima do outros, o próprio software é delimitador.

E como escolher essas ferramentas?

Para que tenha o melhor dessas ferramentas gerenciais, escolher as melhores opções é essencial. Os serviços de marketing digital podem ser contratados a agências, que devem ter:
  • Experiência comprovada (verifique o portfólio de clientes)
  • Utilize os mais eficientes meios de automação de marketing
  • Tenha uma equipe plural, com especialistas em diferentes áreas
  • Oferece serviços de treinamento e consultoria

Já quando o assunto é o sistema ERP online, considere empresas que ofereçam:

  • Suporte completo, da instalação e durante todo período de uso; que tenha vários canais de comunicação: fones, e-mails, app mensageiros, etc.
  • Garante a segurança dos dados que serão inseridos no sistema (verifique a questão da criptografia, por exemplo)
  • Que dê a possibilidade de criar diferentes tipos acesso, para atender as hierarquias dentro da sua empresa
  • Que tenha a estrutura básica em sua interface: cadastros – vendas – financeiro – estoque – contratos
Observando esses tópicos, contratará ferramentas que facilmente se integrarão ao seu negócio, e garantirá o ritmo adequado para suas demandas administrativas, e estratégias comerciais de sua empresa.
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