img-Marketing digital para empresas

Quando uma empresa necessita expandir sua atuação ou simplesmente buscar novos clientes no mercado, deverá, primeiramente, se estruturar adequadamente e saber a importância de aliar o marketing digital para empresas com a sua gestão comercial.

Infelizmente, muitos negócios ainda enxergam o marketing digital como uma vertente separada, que não é integrada ou que trabalha de maneira aliada à gestão comercial.

Não é à toa, afinal, que cerca de 1 em cada 2 empresas no Brasil fecham as portas em menos de 5 anos de atuação. Isso acontece porque muitos negócios, especialmente de micro, pequeno ou médio porte, não integram seus esforços de marketing digital com sua gestão.

Quer aprender como trabalhar com o marketing digital aliado à gestão comercial? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Por que o marketing digital para empresas deve ser aliado à gestão comercial?

Não é raro que pequenos negócios, por melhor gerenciado que sejam, tenham problemas em lidar com o marketing digital para pequenas empresas. Isso nasce da percepção de que as ações publicitárias são separadas em natureza de outras partes do negócio (especialmente quando o marketing é feito por uma agência especializada).

O problema dessa postura é que o trabalho feito no marketing digital para empresas acaba desperdiçado pela ausência de uma gestão comercial competente, capaz de transformar os leads gerados em novos clientes.

Ao não integrar as duas áreas, a empresa cria uma dissonância que gera desperdícios de leads. É como se duas pessoas estivessem em um bote, cada uma remando para um lado diferente. O barco simplesmente não sai do lugar (ou, se sai, vai em baixa velocidade para o lado de quem rema mais forte).

Para ter sucesso com o marketing digital para empresas, é essencial que a gestão comercial esteja alinhada com o trabalho feito na publicidade, seguindo os leads gerados e propondo uma série de ações que vão potencializar o trabalho de captação de potenciais consumidores.

O inverso também é verdadeiro: o marketing deve estar alinhado com a gestão para poder propor ações e mudanças que tornem os processos da empresa otimizados.

No fundo, as duas áreas devem remar juntas na mesma direção: encontrar, qualificar e converter leads em clientes para garantir um fluxo estável de renda para o negócio.

Como aliar o marketing digital com a gestão comercial?

A integração entre o marketing digital para empresas e a gestão comercial deve ser feita de acordo com um bom planejamento. Saber aonde quer chegar e com quem se comunicar.

Aqui na Inside Digital, nós propomos a estruturação dessa ação com os seguintes passos: 

  1. Imersão na história da empresa, cultura a ser disseminada e revisão do portfólio de produtos e serviços a serem oferecidos;
  2. Identificação da persona ou o cliente alvo, com segmentação do mercado a ser alcançado (fazer muito bem sua atividade para uma classe específica, sendo o especialista de mercado);
  3. Renovação da logomarca com um processo de branding (toda marca precisa ser renovada em determinado tempo, se comunicando bem e sendo forte na mente das pessoas);
  4. Desenvolvimento de novos materiais de comunicação integrados com o manual da marca e cultura da empresa, do chamado off line e digitais, como: folders, assinaturas de e-mail,  cartões, fachada e interior da empresa, website e redes sociais;
  5. Treinamento da equipe, pois uma empresa é feita por pessoas que comprem uma ideia e possam transmitir adequadamente os sentimentos aos possíveis clientes, com ótimo atendimento e retorno rápido;
  6. Adquirir tecnologia para controlar os processos e medir os resultados, através de sistemas de gestão empresarial e CRM;
  7. Implantação de um planejamento de marketing digital, estruturando e conquistando mercado através das soluções do marketing;
  8. Contratação de uma boa gestão comercial para desenvolver parcerias, planejar o comercial, treinar vendedores, medir e converter os resultados. 

O marketing digital aliado à gestão comercial se transforma, então, num grande departamento para a sua empresa, não pela estrutura física e de custos, mas por ser o grande responsável em gerar e converter os novos resultados. Estruturar a empresa e desenvolver sua nova atuação servirá de norte para o cumprimento das metas e crescimento.

Pelo marketing digital teremos acesso a estratégias de inbound que proporcionarão: geração de leads (clientes em potencial), fidelização de clientes, maior visibilidade e força da sua marca, criação e permanência de autoridade sobre sua atividade e posicionamento de liderança no Google.  

Pelo comercial, teremos acesso a processos de outbound, como prospecção de clientes, qualificação dos leads gerados, follow-up do processo de venda, venda consultiva e a pós-venda que gera novas oportunidades, upsell e clientes indicados.

Case de sucesso: como a Inside Digital aumentou sua taxa de fechamento em 35%

Existe um ditado popular que diz que “em casa de ferreiro, o espeto é de pau”. É claro que não precisamos explicar o que o ditado significa, mas a verdade é que nós não acreditamos muito nisso.

Na verdade, nós pensamos o oposto: como podemos recomendar que nossos clientes trabalhem o marketing digital para empresas aliado à gestão comercial se nós não fazemos isso?

É por isso que um dos cases de sucesso que comprova a nossa sugestão é o nosso próprio ganho ao aliar o nosso marketing com gestão comercial.

Assim, nós firmamos uma parceria com a MaisQSoluções para estabelecer uma estratégia de apoio comercial para o nosso trabalho de marketing digital.

O resultado foi impressionante! Em poucos meses de trabalho, aumentamos a nossa taxa de fechamento de leads em 35%. Isso significa que nossa capacidade de fechar novos clientes aumentou em mais de um terço do que tínhamos antes!

Além disso, nossa taxa de churn (que é o nível de rotatividade dos nossos clientes e já era mais baixa que a média do mercado) foi reduzida consideravelmente ao gerenciarmos melhor o tempo entre a ação comercial e o tempo dedicado aos nossos clientes.

Como deu para ver, o trabalho de unir o marketing digital para empresas com a gestão comercial traz resultados práticos. Além de aumentar o aproveitamento de leads, ainda permite que você diminua a rotatividade de clientes.

Vamos, então, juntos, desenvolver sua empresa e gerar resultados? Então entre em contato com a gente para saber como podemos ajudar!

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