Quais são os tipos de campanha Google Ads? Conheça!

Escolher entre os principais tipos de campanha Google Ads pode não ser uma tarefa tão simples. Afinal, o Ads está entre as principais ferramentas de tráfego pago do mundo para anunciar na internet.

Entretanto, ser uma das gigantes em publicidade online também significa ter um espaço extremamente competitivo. Por isso, a escolha do tipo de campanha certo vai muito além de ser apenas o formato do seu anúncio.

Cada modelo de anúncio Google Ads tem uma proposta diferente. Isso, portanto, impacta nos resultados do anunciante a depender de diversos fatores, como objetivo da campanha, público-alvo e orçamento. 

Neste artigo, conheça os principais tipos de campanhas Google Ads e descubra qual a melhor para fazer a publicidade do seu negócio. Acompanhe!

Como funcionam as campanhas do Google?

Primeiramente, as campanhas são definidas como um conjunto de grupos de anúncios de publicidade e configuradas a partir de um orçamento, do público, escolha das palavras-chave, entre outros aspectos.

Assim, os anúncios no Google são aplicados para promover produtos, serviços, sites, dentre as mais diversas finalidades por categorias.

De acordo com o próprio Google, os diferentes tipos de campanha Google Ads são baseadas conforme a meta do anunciante visando a ação do cliente. 

De forma mais clara, para compreender melhor podemos observar os primeiros passos ao criar uma campanha no Google. Logo quando a configuração é iniciada, uma das primeiras solicitações é quanto ao objetivo do anúncio, sendo elas:

  • Vendas;
  • Leads;
  • Promoção de app;
  • Tráfego do site;
  • Alcance e notoriedade da marca;
  • Ponderação do produto e da marca.

Sendo assim, o gestor de tráfego deverá ter muita atenção ao escolher um objetivo entre os tipos de campanha Google Ads. Cada um deles trará definições – personalizáveis pelo usuário – que melhor se encaixam para determinada ação de marketing digital.

Por exemplo, se o propósito do seu negócio ao fazer anúncios ads é gerar mais conversões em uma página de vendas, então a opção “Vendas” poderá ser a melhor escolha na configuração da campanha.

Aqui, o grande diferencial do Google Ads com os seus diferentes tipos de campanhas são as recomendações de funcionalidades para que o gestor possa otimizar o máximo possível cada anúncio.

Veja também: 5 dicas de Google Ads para ter resultados efetivos

Aspectos a se observar entre os diferentes tipos de campanha Ads

Como dito anteriormente, definir uma campanha no Google ADS requer a análise de pelo menos três fatores:

  • Orçamento: a verba disponível para viabilizar uma campanha que seja assertiva conforme o objetivo do negócio;
  • Público-alvo: para quem a sua campanha será direcionada, ou seja, qual público você busca atingir;
  • Objetivo: o que espera alcançar com a campanha lançada.

Quais são os principais tipos de campanha Google Ads?

O Google disponibiliza diferentes tipos de campanha ads, porém, os mais conhecidos (e investidos) dentre os formatos oficiais são:

  • Campanhas Rede de pesquisa;
  • Campanhas de Display;
  • Campanhas de Vídeo;
  • Campanhas Locais.

Abaixo, explicamos como cada um desses formatos funcionam, bem como em quais situações eles são mais indicados para o seu negócio. 

1. Campanhas Rede de Pesquisa

Sem dúvidas, a campanha rede de pesquisa é o formato mais popular e, certamente, o mais aplicado para anunciar no Google. 

A propósito, muito provavelmente você já teve contato com esse estilo de campanha. Ela nada mais é do que aquele resultado de uma pesquisa que você fez no buscador, aparecendo com o marcador “Anúncio” nos primeiros resultados da busca. 

No entanto, as campanhas de rede de pesquisa também podem aparecer em outras posições da SERP. Para obter as melhores classificações à vista disso, depende muito de fatores, como o nível de otimização da página, localização, palavra-chave, público, etc.

Além disso, os anúncios na rede de pesquisa também podem aparecer próximo ou logo depois de alguns resultados de parceiros de pesquisa do Google.

Funcionalidade da rede de pesquisa

A rede de pesquisa pode ser considerada como um dos tipos de campanhas Google Ads mais completo. Ela permite que o gestor de tráfego deixe o anúncio o mais completo possível ao adicionar informações do negócio (telefone, endereço, horário de atendimento, etc.).

Mas, a grande característica mesmo, sendo talvez o que explica tamanha aderência, é a praticidade em configurar a campanha, pois é feita apenas com texto.

Elas podem ser um ótimo investimento se a sua empresa precisa atrair visitas ao site, impulsionar vendas ou gerar leads.

2. Campanhas de Display

Enquanto o formato da rede de pesquisa traz uma interação mais textual, as campanhas do tipo display são justamente o oposto. Nesse caso, a principal característica da campanha de display é a presença de elementos gráficos e comunicação mais visual.

Logo, os anúncios nesse estilo são perfeitos para integrar campanhas no YouTube, páginas de blogs, Gmail, entre outros canais que proporcionem o dinamismo de mídias.

Devido ao apelo visual e interativo, o segredo de uma boa campanha de display é investir em um design bonito e estratégico (em relação ao seu conteúdo).

Funcionalidade da campanha de display

O tipo de campanha do Google Ads em display é uma alternativa excelente para fazer remarketing, podendo inclusive ser combinada com outras campanhas. Aliás, como o aspecto visual é valorizado, esse formato gera mais reconhecimento.

Outro fator a se considerar são os tipos de campanhas display, ou seja:

  • Campanha padrão: no geral, é o modelo mais simples e que possibilita mais personalização dos anúncios e controle do orçamento;
  • Campanha para Gmail:  é divulgada na caixa de entrada dos usuários do Gmail. Os anúncios são exibidos nas abas “Social” e “Promoções”;
  • Campanha inteligente: uma IA própria do Google combina recursos individuais de cada campanha com recomendações de criativos otimizados.

A depender da estratégia de marketing elaborada, a escolha adequada do formato de anúncio em display pode potencializar os resultados da campanha, visto a sua capacidade de largo alcance.

3. Campanhas de Vídeo

Para quem busca anunciar em um formato mais interativo e segmentado, a campanha do Google Ads no formato de vídeo pode parecer uma opção bastante interessante.

Esse modelo, por sua vez, é exibido principalmente no Youtube, mas também pode abranger outros sites que viabilizem a inserção desse tipo de mídia.

Os anúncios em vídeo podem ser configurados em: 

    • In-stream pulável: são aqueles reproduzidos em intervalos de vídeos, e os visitantes podem pular depois de 5 segundos;
  • In-stream não pulável: também são reproduzidos em intervalos de vídeos, mas têm duração de 15 segundos, e o visitante não pode pular;
  • Out-stream: são exibidos apenas em dispositivos móveis e pode aparecer em sites parceiros para além do Youtube;
  • Bumper Ads: vídeos rápidos (até 6 segundos), ideal para remarketing;
  • Vídeos discovery: destinados à exibição de conteúdos descobertos pelo público, seja em resultados de pesquisa ou dentro de páginas da web.

Funcionalidade da campanha de vídeo

As campanhas de vídeo são muito úteis para quem planeja criar uma chamada mais envolvente visando gerar conversões. 

Além do mais, os anúncios nesse formato auxiliam no reconhecimento de marca pelo público que já passou pelo site ou acessou outros anúncios do negócio.

4. Campanhas Locais 

A campanha local ajuda a impulsionar pequenas empresas em estratégias de marketing digital para negócios locais.

Informações como localização, contato e detalhes do negócio podem ser inseridas nesses formatos de anúncio, facilitando a atração de pessoas para comércios em determinada cidade.

Elas são exibidas na rede de Display, no Google Maps e também no Youtube. Dessa forma, o Google indica os anúncios aos usuários que fazem pesquisas de lugares semelhantes ao anunciado e que estejam próximos ao local.

Contudo, no processo de criação da campanha local, é fundamental que a empresa esteja no Google Meu Negócio. É com essa ferramenta que se torna possível o cadastro do perfil do negócio e suas respectivas informações.

Funcionalidade da campanha local

Entre as maiores vantagens da campanha local com suas funcionalidades, podemos destacar o impulsionamento de visitas presenciais ao estabelecimento. Ademais, também é possível promover eventos locais e ofertas de serviços.

Portanto, fica a dica para fazer o seu negócio receber mais clientes e vendas em lojas físicas: adotar uma boa estratégia de SEO local com anúncios. 

Outros tipos de campanha para Ads

Além dos tipos de campanha para ads listados no tópico anterior, o Google também traz outras opções de grupos de anúncios. Esses formatos, normalmente, são menos populares, mas ainda assim vale conhecê-los um pouco:

  • Campanha do Shopping: ideal para lojas promoverem produtos em um catálogo/inventário online;
  • Campanha de apps: para promover aplicativos com a criação de anúncios em diferentes formatos;
  • Campanha de hotéis/viagens: utilizadas para anunciar hotéis e módulos de reservas com outros recursos (fotos, preços, links, etc.) para um usuário que pesquisa opções de hospedagens na rede de pesquisa ou Maps;
  • Campanha Máximo Desempenho: opção complementar para maximizar outras campanhas e facilitar a gestão dos anúncios.

Qual o melhor formato de campanha para anunciar no Google?

Não é incomum ficar em dúvida qual modelo de campanha escolher ao decidir anunciar no Google Ads. Essa plataforma é considerada uma das melhores para promover ações de publicidade digital.

Mas, a verdade é que o melhor formato se torna uma questão variável, já que esse fator depende das metas do negócio e perspectivas de retorno. Então, antes de se perguntar qual o melhor modelo de anúncio, observe qual a prioridade para determinada campanha.

Por exemplo, se você tem um negócio local e pretende investir em tráfego pago para atrair mais visitas ao estabelecimento, a ideia da campanha local no ads pode ser uma ótima opção.

Já para promover uma página web nos resultados de pesquisa do Google, a campanha em estilo rede de pesquisa será uma alternativa mais viável e simples. 

Por fim, isso não quer dizer que você não poderá combinar estilos de campanhas para montar uma estratégia para diferentes finalidades.

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