O melhor é investir em tráfego pago ou orgânico?

A eterna dúvida entre tráfego pago ou orgânico afeta muitos empreendedores, especialmente aqueles de micro ou pequenos negócios, como contadores, advogados, dentistas e outros profissionais liberais. A razão para isso é bem simples de entender: com poucos recursos para investir, esses empresários precisam de retorno rápido ou correm risco de ver a empresa fracassar.

Esse cenário fica ainda mais dramático quando pensamos na “barreira invisível” que toda empresa enfrenta: aqui no Brasil, 6 em cada 10 negócios fecham as portas em 5 anos de atuação. Esse período costuma ser o mais difícil para empreendedores. É o momento de se estabelecer no mercado e, ao mesmo tempo, é quando a empresa está mais frágil. Um erro nesse período pode custar muito caro.

Por isso, é importante entender se você deve investir em tráfego pago ou orgânico para ter sucesso. Quer saber qual é a resposta certa? Então siga a leitura do artigo abaixo com atenção!

Tráfego pago ou orgânico: em qual investir?

A pergunta entre “tráfego orgânico ou pago” tem uma resposta fácil e clara: ambos. Simples assim, ou seja, o ideal é investir tanto no pago quanto no orgânico. Afinal, cada um tem um objetivo e algumas características básicas. Portanto, servem a propósitos diferentes.

No entanto, nem toda empresa consegue investir em ambos ao mesmo tempo. Às vezes, o negócio precisa de uma solução que traga resultados em curto prazo, ou atua em um segmento muito específico, que tem regras definidas ou um contexto muito próprio.

Nesse caso, a resposta vai depender de cada caso. Existem situações em que o tráfego orgânico é o mais adequado. E outras em que o tráfego pago é o melhor. Veja a seguir como escolher entre eles!

Quando (e como) investir em tráfego pago?

O tráfego pago tem como características básicas:
  • efeito imediato (ou o mais próximo disso possível);
  • retorno mensurável;
  • segmentação sem igual.
Por causa disso, o tráfego pago é o recomendado para empresas que precisam de resultados imediatos, de curto prazo, ou seja, para quem não pode ou não consegue esperar muito tempo até começar a ranquear no Google (falamos, aqui, de um prazo de 1 ano, 1 ano e meio em alguns casos).
Para ter sucesso com o tráfego pago, o melhor a se fazer é:
  • definir em qual plataforma fazer os anúncios (dependerá da sua persona);
  • estabelecer um orçamento com base na sua taxa de conversão;
  • segmentar bem os anúncios;
  • montar uma copy poderosa para vender mais;
  • lançar os anúncios;
  • analisar dados, melhorar e repetir.

Nesse caso, o Facebook, o Instagram e o Google são as melhores ferramentas para trazer tráfego pago para a sua página. Além do alto alcance, ainda existe o fato de que elas têm ferramentas de segmentação de anúncio extremamente precisas.

Além do retorno em curto prazo, o tráfego pago é muito útil para quem está trabalhando no varejo e precisa vender produtos ou gerar downloads em um aplicativo. Até mesmo para ganhar mais visitas no YouTube, ele pode ser usado.

Para isso, no entanto, é importante conhecer as ferramentas e saber quais são as possibilidades, e ainda entender como usá-las em cada contexto.

Quando (e como) investir em tráfego orgânico?

Por sua vez, o tráfego orgânico tem como características:
  • de baixíssimo custo (você paga somente o servidor do site, domínio e a produção do conteúdo);
  • de longo prazo (leva mais tempo para ranquear no Google e construir autoridade);
  • retorno muito sólido (o conteúdo cria autoridade, educa o mercado e segue sendo visitado, mesmo anos depois de publicado).

Ele é o mais adequado quando a empresa tem um tempo maior para esperar o ranqueamento acontecer. Normalmente, ele traz resultados em longo prazo, ou seja, muitos meses depois de ter sido iniciado.

Além disso, é também a estratégia mais recomendada para certos núcleos da economia, especialmente aqueles com conselhos de classe, como os advogados, médicos, engenheiros e dentistas.

Esses segmentos precisam respeitar as regras dos conselhos, e a publicação de conteúdo faz exatamente isso. Além disso, são setores que dependem da educação do mercado para fazer vendas. Por isso, reagem melhor ao Marketing de Conteúdo e tráfego orgânico.

Sendo assim, podemos dizer que a resposta certa entre tráfego pago ou orgânico depende do momento da sua empresa, além do seu nicho e persona. Se você precisa de negócios rápidos e tem pouco orçamento para investir, precisa mirar bem nos seus Ads para aumentar o faturamento. Os anúncios devem agir como “snipers”, com precisão. Já se você está elaborando um plano de longo prazo, precisa incluir as estratégias de tráfego orgânico também.

Agora que você já viu como organizar seus esforços e orçamento em relação ao tráfego pago ou orgânico, deve ter percebido que o mais importante é fazer da melhor forma possível (e com resultados!). Que tal deixar esse dilema para quem tem experiência na área? Então, entre em contato com o nosso time agora mesmo para saber como podemos ajudar a sua empresa a crescer!

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