Você já ouviu falar nos termos etnografia e netnografia? Sabia que esses são conceitos extremamente valiosos para qualquer pessoa que deseja aumentar sua visibilidade dentro da internet?

Pode não parecer, mas esses conceitos são muito mais aplicados do que se aparenta, já que eles buscam descobrir dados de extrema relevância que impactam na maneira com que uma determinada marca se posiciona.

Quer entender mais a respeito de etnografia e netnografia? Então continue acompanhando o artigo e boa leitura!

O que é Etnografia e Netnografia?

Se você navegar pelas redes sociais por dez minutos, vai notar similaridades e padrões muito evidentes em diversas pessoas que pertencem a diferentes classes sociais. Mas, o que isso tem de interessante?

A primeira vista, olhando como um usuário comum, provavelmente nada. Mas tudo muda de figura quando colocamos esse tipo de observação no ponto de vista empresarial.

Grupos de pessoas são muito valiosos para qualquer empresa que deseja estar no mercado. Afinal, você consegue coletar  vários dados que serão determinantes para alinhar o seu produto ou serviço aos interesses de seus possíveis clientes.

Certo. Mas o que isso tem a ver com Etnografia e Netnografia?

Enquanto que a etnografia trata de estudar o comportamento e a cultura de um determinado grupo social, a netnografia é o mesmo conceito, só que trazido para o mundo da internet.

Ou seja, a netnografia é o estudo da cultura e comportamento de um grupo social dentro do mundo virtual.

Usando pesquisas que levam esses conceitos em conta, você pode procurar informações mais detalhadas e traçar personas que realmente representem o público-alvo que deseja atingir, o que lhe permite direcionar a sua solução para quem tem mais chances de comprar.

Pesquisas etnográficas e sua aplicação

Hoje em dia, é inegável a presença dos mais diversos grupos sociais dentro da internet. O mundo virtual possibilitou a proximidade de pessoas que dividem gostos em comum e que procuram por opiniões daqueles que tem um perfil parecido com o seu.

Quando você realiza uma pesquisa etnográfica, você busca entender padrão, opinião, comportamento, perfil, hábitos, e muitos outros detalhes que envolvem o cliente que deseja atingir.

Isso permite direcionar a sua marca de maneira mais eficiente, além de lhe permitir se comunicar e passar mensagens que sejam adequadas para aquele tipo de grupo em específico.

Faça uma pesquisa rápida no Instagram, Facebook e Twitter, e verá que muitas marcas mudam até o “jeito de falar” para se adequar ao público.

Essa pequena mudança traz maior proximidade e aumenta consideravelmente o engajamento realizado.

As pessoas cansaram de sentir que são apenas números. E quando você faz um grupo social se sentir próximo da sua empresa, não ganha apenas divulgação e visibilidade gratuita, como também consegue pessoas que realmente vão defender e ser fãs de sua marca.

Por que ambos os conceitos estão unidos?

Bem, suas similaridades e aplicações possuem o mesmo intuito: estudar o padrão, cultura e comportamento de um determinado grupo social.

A netnografia é um conceito que surgiu fundamentalmente da etnografia, que antes era feita nas ruas, batendo de porta em porta, por intermédio dos telefones e outras maneiras de abordagem.

Para qualquer marca, a comunicação de maneira eficiente com o cliente é necessária. E isso se mostra cada vez mais evidente conforme os anos passam.

Além disso, a maior parte das companhias do mercado não realizam pesquisas apenas em um único ambiente, mas sim em todos os possíveis.

Se uma loja dispõe de um serviço físico e outro online, então ela vai procurar saber quais grupos sociais eles mais atendem em cada uma das abordagens. Assim, a loja é capaz de direcionar a sua equipe e abordar a pessoa certa fazendo uso dos métodos mais corretos possíveis.

Entendendo o público na internet

Compreender seu público não é uma tarefa simples. E é ainda mais difícil quando estamos falando da internet.

É claro que as pessoas têm a tendência de manter um padrão. Porém, aqui tudo ocorre de maneira mais dinâmica, onde o que era novidade ontem, hoje já não é mais, e amanhã já vai estar ultrapassado.

Pesquisas netnográficas têm a tendência de ocorrer mais vezes do que a sua contraparte, uma vez que as pessoas, dentro do ambiente virtual, tendem a ser mais voláteis.

Afinal, a constante exposição a novidades pode não mudar a visão ou os valores que o público procura, mas com certeza aumenta os seus padrões e exigências.

Fora que, quanto mais opiniões se difundem e debates surgem dentro de um mesmo grupo social, mais seu comportamento pode alterar, e eles podem passar a procurar por coisas mais específicas.

Não é incomum que dentro de um grupo existam diversos subgrupos.

Entender esse comportamento e suas nuances é a chave para conseguir compreender o público dentro do ambiente virtual.

Etnografia e Netnografia dentro do Marketing Digital

Ambos os conceitos são a base para se gerar uma persona de qualidade, algo que é indispensável para qualquer estratégia de Marketing Digital que seja.

Essas pesquisas não apenas facilitam todo o processo de planejamento, como ajudam a manter o direcionamento em relação ao objetivo da marca, melhoram a comunicação com o seu lead e agilizam na obtenção de resultados.

Pesquisar o seu público nunca foi tão simples. As redes sociais se mostram ferramentas poderosas quando falamos desse assunto. Porém, está longe de ser algo fácil, visto que dentro de um grupo social, é possível encontrar inúmeros perfis.

Quais os benefícios de se compreender a cultura e o comportamento do seu público?

Agora está claro como o conceito impacta dentro de uma estratégia, os motivos por trás da utilização dele, e até mesmo por que não se fala de etnografia sem abordar a netnografia. Mas quais seriam seus benefícios?

Abaixo você pode conferir uma lista com as quatro principais vantagens que as pesquisas de etnografia e netnografia podem oferecer!

Maior visibilidade

Uma comunicação bem feita com o seu público-alvo já é metade do caminho para um aumento na sua visibilidade.

As pessoas almejam se sentir parte importante daquilo que fazem ou consomem. Quando você traz essa sensação a elas, certamente passarão a indicá-lo para outras que também pertencem ao grupo que você deseja atingir, mas que, possivelmente, ainda não o conheciam.

Além disso, também existe a possibilidade que as indicações possam chegar aos indivíduos que estavam adentrando ou sequer pertenciam ao grupo ao qual você deseja se comunicar.

Essa maior exposição definitivamente oferece maior visibilidade. E quanto mais pessoas sabem quem você é, maiores são as oportunidades de negócio.

Maiores chances de se tornar uma referência

Se a sua solução se comunica com um problema comum dentro da cultura e do comportamento que um determinado grupo possui, as chances de se tornar uma referência para essas pessoas são altíssimas.

Quando seu negócio está nesse ponto, significa que as chances de aquisição do produto  ou serviço, da satisfação, de pós-compra e de ser indicado para outros possíveis clientes que ainda não conhecem o que a sua empresa oferece, são extremamente altas.

Quem acredita e confia em uma marca, dificilmente vai querer mudar. E mesmo que experimente outras, sempre utilizará o seu produto como um comparativo.

Melhor relacionamento com o cliente

Ao obter um relacionamento com o cliente que seja mais saudável, sua empresa estará apta a crescer ainda mais no mercado.

Isso porque você terá acesso a feedbacks mais honestos, diretos e realistas, que vão ajudar você a avaliar e procurar por melhorias naquilo que está vendendo, fora o fator de recompra.

Quando damos a devida importância àquilo que as pessoas, ou o público geral, estão dizendo, isso aumenta nossa credibilidade e incentiva pessoas a continuarem procurando a experiência que o seu produto ou serviço oferece.

Por mais crítico que seja, o cliente verdadeiro quer, acima de tudo, ver a marca perdurar ao longo dos anos. Por essa razão, valorize-o sempre.

Engajamento mais poderoso

Por fim, mas não menos importante, temos o engajamento – o conceito que tem sido o mais importante dentro da internet já há algum tempo.

Engajar alguém à sua marca trata-se não apenas de fidelizar, mas conseguir criar uma espécie de “fã” que será capaz de defender, indicar e comprar a sua solução em diversos cenários.

Esse será aquele cliente fiel, que muitas vezes poderá criticá-lo, mas que todo mês renova a assinatura. Isso porque ele quer o melhor, e sabe que você é capaz de lhe oferecer. E por acreditar no seu potencial, certamente tentará convencer outras pessoas a procurarem por você.

Use a etnografia e a netnografia a seu favor

Agora que já sabe como a etnografia e a netnografia funcionam, fica fácil perceber o porquê elas são tão importantes para qualquer empresa. Conhecer o seu público sempre foi e continuará sendo a chave para o sucesso.

Quer ajuda para trabalhar esses e outros conceitos dentro do Marketing Digital da sua empresa? Então, entre em contato com a Inside Digital agora mesmo e confira tudo o que podemos fazer pelo seu negócio!

Anterior Como implementar o e-mail marketing na sua estratégia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *