
O que é Martech
O que é Martech? Muitas pessoas relacionadas à tecnologia já devem ter escutado esse termo antes – “Martech”-, mas o que de fato significa? É praticamente uma pessoa que esteja envolvida diretamente ou indiretamente com marketing e tecnologia. Essa junção é denominada de Martech. Todos os profissionais de Marketing Digital estão desenvolvendo um trabalho de Martech. O termo é destinado especialmente para grandes iniciativas, projetos ou Startups que tenham a tecnologia aliada direta ao Marketing Digital, para juntos obterem um resultado satisfatório para a empresa.
De acordo com a imagem abaixo conseguimos ter uma noção da amplitude que o mix de fornecedores Martech pode oferecer para um projeto de automação de Marketing Digital. Isso traz uma gama de soluções gigantes para os Marqueteiros Digitais. Essa paisagem foi produzida pelo Scott Brinker, autor do Blog Chief Technológic.
Para que um profissional de Marketing Digital, esteja apto a desempenhar um trabalho Martech, o mesmo deve ter em seu CV algumas habilidades como: gerenciamento de banco de dados, habilidades em programação, raciocínio lógico e ao mesmo tempo humano, por estar tratando de tecnologia voltada para o usuário.
Para acessar a imagem em alta qualidade clique aqui
Martech são estratégias ou ferramentas que os profissionais de Marketing Digital utilizam para melhorar a performance das mais diversas iniciativas – para marcar o Brand ou conversão em alguma estratégia de Marketing. Cada dia mais, os profissionais de Marketing trabalham diretamente com o setor de TI. Diante dessa realidade o termo Martech vem crescendo cada vez mais, utilizando várias formas de engajamento para os respectivos nichos. De acordo com pesquisas oferecidas pela DataXU – Consulting WithPR, feitas com mais de 500 entidades de Marketing, prova que mais da metade desses profissionais possuem conhecimentos em TI ou estão com profissionais de TI lado a lado.
Estratégias Martech ou Marketing Tecnológico.
Muito dos conteúdos que acessamos, itens que compramos, serviços etc, possui muitas vezes um processo de Marketing Tecnológico, nada mais é do que pegar o Marketing Digital e juntar com ferramentas tecnológicas para poder melhor divulgar, mensurar seus resultados em campanhas de Marketing Digital. Essas ferramentas vão desde monitoramento, produção e projeções
Uma das maiores funcionalidades do Martech para uma empresa é o fato de deixar harmônico o que é tradicional com certa automação.
Principais atividades desenvolvido pelo Martech
1 – Gerenciamento do bando de dados de sua empresa fazendo algum comparativo com ferramentas de BI como Tableau;
2 – Ter noção em programação para saber o que seu Target necessita e ofertar isso no ambiente tecnológico do Marketing;
3 – Ter a harmonia de desenvolver ações logicas ao mesmo tempo humanas;
4 – Não poderia faltar o conhecimento profundo de Marketing, Marketing Digital e todas suas vertentes;
Por que sua empresa precisa de ações Martech?
No ano de 2016 pela primeira vez o Brasil ultrapassou os acessos de dispositivos moveis sendo maior do que Desktops,, isso pelo fato do aumento do “mobile First”. Os sites devem ser responsivos, para conseguir boas posições no Google. O martech vai muito alem do Marketing Digital tradicional. é uma inteligencia com tecnologia.