Imagem mostra vetor de marketing digital para pequenas empresas

Muitos empreendedores acham que não dá para usar o Marketing Digital para pequenas empresas, por acreditarem que as estratégias digitais são direcionadas apenas para os grandes negócios ou, no mínimo, para as marcas que atendem nacionalmente e não para aquelas que atendem somente as localidades. No entanto, como já foi provado, vez após vez, os investimentos na Publicidade na Internet funcionam para todos, inclusive àqueles de atendimento local.

Digo isso, não só por acreditar nessa estratégia, mas porque vejo o Marketing Digital trazendo resultados incríveis para pequenas empresas todos os dias. Como alguém que faz Marketing Digital para pequenas empresas diariamente e obtém ótimos retornos para os clientes, não tem como eu desacreditar nisso. Para que esse resultado seja atingido, no entanto, é vital saber quais são as estratégias principais que devem ser utilizadas.

Quer aprender como usar o Marketing Digital para pequenas empresas do jeito certo? Então confira as 5 estratégias abaixo!

 

5 estratégias de Marketing Digital para pequenas empresas

1. SEO

O Google tem mais de 100 bilhões de buscas por mês. Para poder organizar todo esse fluxo e apresentar sempre o melhor conteúdo para cada um desses usuários, ele estabeleceu mais de 200 fatores de ranqueamento (e adiciona novos com frequência).

Por isso, é importante ter uma ferramenta de adequação do seu site aos fatores valorizados pelo Google. Essa estratégia é o SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Motores de Busca, em português).

O SEO é vital para otimizar o seu site a fim de que seja encontrado pelo Google. Sem ele, nenhuma outra estratégia funcionará, e o seu conteúdo ficará encalhado sem ter acessos. E por falar nisso…

2. Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo consiste na produção de artigos, vídeos e infográficos para atrair e educar potenciais clientes da sua empresa. Com isso, o objetivo é de construir autoridade perante o mercado e fazer com que seja mais fácil converter esses leads em consumidores do seu negócio.

Normalmente, o Marketing de Conteúdo gira ao redor de um conceito chamado de Funil de Venda. Basicamente, a ideia é mapear a jornada do seu cliente ideal (a sua persona) em 4 estágios. Confira quais são:

  • Aprendizado e descoberta;
  • Reconhecimento do problema;
  • Consideração da solução;
  • Decisão de compra.

A ideia é que cada estágio dessa jornada receba conteúdos específicos para o usuário, de modo que ele possa avançar para a próxima fase até chegar o momento em que esse usuário fará a compra com a sua empresa.

No geral, o Marketing de Conteúdo funciona com qualquer empresa, em qualquer segmento, mas é especialmente eficaz na área jurídica, médica e de outros profissionais liberais.

3. Google Ads

O investimento em anúncios via Google Ads é uma estratégia muito poderosa para todas as empresas. Não importa o tamanho ou área de atuação, todas podem usar um dos cinco canais de propagação de anúncios do Google. São eles:
  • Rede Display (exibe banners e anúncios visuais em praticamente todos os sites da Internet);
  • Links patrocinados (apresenta seu site ou Landing Page nos resultados de buscas no Google);
  • YouTube Ads (exibe anúncios nos vídeos do YouTube);
  • Play Store (apresenta anúncios nos apps baixados na Play Store);
  • Google Shopping (promove produtos dentro do Google Shopping).

O pagamento nessa plataforma pode ser gerenciado via CPC (Custo por Clique), CPM (Custo por Mil visualizações) ou por ação específica realizada (como download de app ou inscrição em uma newsletter).

Para isso, no entanto, é importante conhecer as ferramentas e saber quais são as possibilidades, e ainda entender como usá-las em cada contexto.

4. Redes Sociais

O brasileiro adora redes sociais, passando cerca de 5 horas por dia nelas. Por isso, elas são ferramentas incríveis para quem quer fazer marketing, especialmente para pequenas empresas.

Uma das vantagens de trabalhar com as redes sociais é que elas permitem tanto o investimento em ações de tráfego orgânico (como posts para gerar engajamento natural) como em ações de tráfego pago, promovendo anúncios com uma ferramenta tão robusta quanto a do Google.

5. Influenciadores

Por fim, os influenciadores são uma das grandes tendências do Marketing Digital e podem fazer muito bem para as pequenas empresas. No entanto, é importante escolher bem o influencer para fazer as campanhas.

Em primeiro lugar, é importante escolher influenciadores que tenham um público compatível com o seu produto ou serviço. Não adianta muito investir em uma estratégia focada em um influenciador cujo público não se interessa pelo seu produto ou serviço.

Em segundo lugar, é vital trabalhar com influencers que tenham engajamento real e que de fato movam resultados nas redes, e não aqueles que tenham números que impressionam apenas.

Pronto! Essas são algumas das principais estratégias de Marketing Digital para pequenas empresas. Ao colocá-las em prática, da maneira como mencionamos, você começará a notar resultados em curto prazo que, aos poucos, serão incrementados pelo desempenho de médio e longo prazo do planejamento. Para isso, no entanto, é necessário saber como colocar as coisas em prática do jeito certo.

Portanto, é preciso ter experiência na área para conseguir os melhores resultados. E experiência é o que temos a oferecer! Entre em contato agora mesmo para saber como podemos ajudar o seu negócio a prosperar com o Marketing Digital para pequenas empresas!

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