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Impulsionar a presença digital quando se está no início de um negócio pode ser um desafio. Com isso, as estratégias de Marketing Digital para pequenas empresas surgem como um gás para que o empreendimento ganhe clientes e alcance mais pessoas.
Gerar visibilidade para um negócio ficou mais fácil com a chegada da internet. Mas isso não quer dizer que ele deve ser feito de qualquer forma.
Afinal, não basta estar na internet, é preciso ter algumas cartas na manga para se destacar em meio à concorrência — que cresce proporcionalmente com a evolução do digital.
E é aí que entram as estratégias de Marketing Digital para pequenas empresas. Não que negócios de médio ou grande porte não as adotem também, eles investem sim (e muito).
Porém, são técnicas e práticas perfeitas para quando a empresa precisa ser “descoberta” pelo seu público, conquistar mais autoridade, impulsionar vendas, etc.
Neste artigo, vamos abordar 5 estratégias de Marketing Digital para pequenas empresas e como elas podem impulsionar um negócio. Ainda aqui, entenda antes o que é Marketing Digital. Continue lendo!
O que é Marketing Digital
O Marketing Digital é um conjunto de estratégias e práticas online realizadas com o intuito de promover empresas, produtos e serviços por intermédio da presença online. Porém, quando falamos em Marketing Digital, isso vai além de adaptar o marketing tradicional à tecnologia.
Com o poder de se conectar a partir de qualquer lugar e construir relações mais próximas entre marcas e pessoas, o Marketing Digital também envolve o relacionamento por meio da internet.
Sabe aquele email promocional ou blog post que responde suas dúvidas? Pois é, tudo isso é Marketing Digital. Esse modelo de Marketing aproveita o alcance da internet para também educar, informar e inteirar, logo, conquistar e fidelizar clientes em um negócio.
Sabemos que hoje, empreender já não funciona mais como há 20, 30 anos. A internet mudou a forma de consumo, como as marcas se relacionam com seus clientes e como as empresas alcançam mais pessoas. A internet trouxe oportunidades para pequenas empresas escalarem seus negócios com mais eficiência e rapidez.
Aliás, antigamente as companhias precisavam investir milhares em anúncios na TV para alcançar mais pessoas. Agora, por meio de estratégias de Marketing Digital, uma pequena empresa pode ser descoberta por milhares de pessoas todos os dias, sem precisar investir uma tonelada de dinheiro para fazer mídia.
Por que investir em Marketing Digital para pequenas empresas?
Segundo um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas com a SPC Brasil, 97% dos consumidores buscam informações online antes de comprarem nas lojas físicas.
Isso prova que ter presença digital não é mais uma opção para as empresas, mas sim uma necessidade, principalmente se a organização quiser conquistar a confiança de mais pessoas e atrair mais clientes.
Sob essa óptica, investir em ações digitais é essencial para a marca se posicionar. As estratégias de marketing online, quando bem aplicadas, geram diversos benefícios para a marca. Confira alguns, como:
- Redução de custos com marketing: em comparação ao modelo tradicional, o Marketing Digital possui uma relação custo-benefício mais atrativa, podendo o empreendedor realizar ações de marketing com baixo investimento inicial;
- Aumento no alcance de mais leads qualificados: com estratégias bem definidas no digital, as empresas são capazes de alcançar mais leads e potenciais clientes de maneira escalável;
- Potencialização das vendas: é possível alavancar vendas por meio de estratégias como os anúncios pagos do Google ADS, por exemplo;
- Construir audiência: fortalecendo a sua imagem e atraindo mais leads, as marcas podem construir uma audiência qualificada e engajada com as ações da organização;
- Abordagem personalizada: chega de comunicações genéricas! Com o Marketing Digital, as companhias podem personalizar o modo de se comunicar com cada cliente e construir uma relação mais exclusiva.
Essa e muitas outras vantagens podem ser aproveitadas por pequenas empresas ou profissionais independentes. São benefícios atrelados a estratégias orgânicas e pagas no Marketing Digital.
Estratégias de Marketing Digital
Agora que você já sabe o que é Marketing Digital e por que investir em ações online, conheça cinco estratégias para aplicar no seu negócio.
Marketing de Conteúdo
Entre as estratégias de Marketing Digital para pequenas empresas que têm ganhado atenção nos últimos tempos, temos o Marketing de Conteúdo. Esse conjunto de técnicas consiste em criar e compartilhar conteúdos relevantes, sem explicitar a promoção à marca.
O Marketing de Conteúdo é uma solução para gerar mais tráfego orgânico, já que entrega conteúdos de valor para o usuário. Ou seja, as pessoas se beneficiam de alguma forma com os materiais criados e, assim, buscam e se engajam com eles.
Então, quais são ações de Marketing de Conteúdo que uma empresa pode desenvolver? Um exemplo clássico são os blogs posts, no qual a empresa compartilha artigos de valor para ajudar o público a solucionar um problema ou responder uma dúvida.
Mas existem diversos outros formatos de conteúdos relevantes, como ebooks, newsletters e posts nas redes sociais. Ao compartilhar materiais como esses, desde que sejam relevantes e que realmente agreguem valor, a marca cria autoridade no assunto.
Além disso, essa é uma estratégia de longo prazo. No primeiro momento, o foco é beneficiar o usuário para então fazê-lo entender que a sua solução é a ideal.
SEO
Imagina a sua empresa aparecer na primeira posição do Google. A Otimização para os Motores de Busca (SEO) potencializa resultados orgânicos pelo bom posicionamento das páginas de um site ou blog nos buscadores.
Podemos dizer que SEO é o trabalho de facilitar a vida do seu público.
Mas, como assim, “facilitar a vida do público”. Basta pensar em como um usuário faz uma pesquisa no Google. Ele usa palavras-chave e, geralmente, descreve o mínimo possível o interesse pela pesquisa.
Além disso, o usuário quer encontrar algo que seja atrativo para interagir. Títulos e subtítulos organizando uma página, indicações de outros bons conteúdos, parágrafos curtos, tópicos que tenham sentido com o tema – todas essas são algumas boas práticas de SEO.
Logo, as técnicas de SEO contribuem para que o usuário encontre páginas relevantes, fáceis e rápidas de navegar. Desse jeito, essa estratégia de Marketing Digital influencia diretamente na visibilidade de uma empresa nos canais digitais.
Gestão de Redes Sociais
Outra estratégia de Marketing Digital para pequenas empresas, e talvez a mais conhecida de todas, é a Gestão de Redes Sociais. Você, como consumidor, quantas vezes já entrou nas redes sociais de alguma marca específica?
Seja para comprar algo ou conhecer mais sobre a empresa, muitos consumidores aderem às redes sociais antes de uma tomada de decisão. Negócios com baixo orçamento para ações de marketing também encontram nas redes sociais uma oportunidade de expandir.
E para conquistar uma forte presença online nas redes sociais é só postar conteúdo, certo? Errado! Para crescer nas redes sociais, principalmente como empresa, é preciso entregar conteúdos de qualidade, manter constância e engajar o público de fato.
Para garantir resultados e crescimento constante em plataformas como o Instagram e o Facebook, o ideal é contar com uma Agência de Marketing Digital que realize a boa gestão de redes sociais.
Uma agência especializada vai saber traçar as melhores estratégias para engajamento, campanhas e relacionamento com a persona da organização.
Google ADS
O Google ADS é uma ótima alternativa para quem busca resultados rápidos com Marketing Digital. Com os anúncios no Google, é possível promover campanhas segmentadas de forma estratégica.
Os anúncios são pagos, mas isso não quer dizer que a sua empresa terá que desembolsar bastante dinheiro. Claro que quanto maior é o investimento, maiores são as chances de atrair mais cliques e conversões.
No entanto, o segredo para alcançar bons resultados com os anúncios no Google está na estratégia. Neste caso, o SEO é crucial.
A escolha da palavra-chave, um bom copywriting nas páginas de vendas, ter um CTA objetivo e definir o público-alvo são algumas das etapas básicas para um anúncio eficiente.
Por isso, para essa estratégia também é recomendado o apoio de um especialista ou agência de Marketing Digital para realizar a gestão de tráfego. Um bom anúncio no Google traz conversões no curto prazo, mesmo vindo de leads que ainda nem acompanham a sua marca.
Leia também: Quanto custa para anunciar no Google ADS em 2023
Inbound Marketing
Sabe aquela atração que temos por uma marca? Sim, seja pela abordagem mais envolvente, a interação e engajamento nas redes sociais, os conteúdos que solucionam suas dores, isso é Inbound Marketing.
O Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de Atração, é um mix entre conteúdo, SEO e engajamento nas redes sociais. Nesse contexto, o objetivo dessa estratégia é chamar a atenção do público, converter e criar conexão.
Aqui, muitas pessoas confundem com o Marketing de Conteúdo, mas ressaltamos que são coisas diferentes. Na estratégia de conteúdo, o foco são os materiais relevantes.
Com o Inbound, esses materiais são como uma ferramenta dentro de uma grande estratégia. A princípio, também envolve o modo de abordar o lead, a construção de relacionamento por meio das redes sociais e estratégica de email marketing, entre outros fatores que encantam o usuário.
Essa estratégia tem se mostrado cada vez mais eficiente ao acompanhar as mudanças de comportamento dos consumidores. Ao falar sobre posicionamento de marca e geração de leads no orgânico, suas práticas são essenciais.
Conclusão
As estratégias de Marketing Digital são capazes de impulsionar pequenas empresas de diversas formas. Há técnicas para diferentes cenários e objetivos, mas integrar todas elas em um plano de ação pode ser ainda mais vantajoso para o negócio.
Portanto, neste artigo você pôde entender mais sobre cinco ações de Marketing Digital para implementar na sua companhia — mesmo sendo de pequeno porte.
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Não importa o tamanho da sua empresa, nosso foco é gerar performance e resultados para levar seu negócio ao topo.