Copywriting e Marketing de Conteúdo: são a mesma coisa?

O Copywriting é a estratégia de produção de textos persuasivos para conversão, ou seja, visa induzir o leitor a fazer uma determinada ação. Assim, os “copys” (como são chamados esses textos), podem ser aplicados para gerar vendas, cadastros, assinaturas, etc.

Por outro lado, o Marketing de Conteúdo é uma estratégia que busca criar e compartilhar conteúdos ricos e relevantes para atrair e fidelizar potenciais clientes. Esses conteúdos podem ser distribuídos em diversos formatos, como um blog post ou e-book, por exemplo.

A principal diferença entre Copywriting e Marketing de Conteúdo está no fundamento de que enquanto o primeiro vai direto na conversão, o segundo caso trabalha toda uma estratégia para educar e agregar valor ao leitor.

Até aqui, é possível perceber o quão distintos são esses termos. Mas, para tirar quaisquer dúvidas relacionadas ao tema, preparamos este artigo com os principais diferenciais entre Copywriting e Marketing de Conteúdo. Confira a seguir!

Diferenças entre Copywriting e Marketing de Conteúdo

Existem elementos nas técnicas de Copywriting que oferecem particularidades ao formato do texto. Da mesma forma, também há particularidades nos materiais compartilhados em ações de Marketing de Conteúdo. 

Entenda como diferenciar essas particularidades a partir da análise de alguns fatores abaixo!

Propósitos

A princípio, o copy possui um propósito bem diferente do que o Marketing de Conteúdo sugere. Isso porque as técnicas de copywriting desenvolvem a persuasão, utilizando o poder das palavras para conduzir uma ação direta.

Em contrapartida, o propósito do Marketing de Conteúdo é engajar o seu público-alvo. Com uma abordagem mais sutil e discreta, a ideia do conteúdo que envolve é focar em gerar valor para quem lê.

Sendo assim, podemos dizer que o foco do copy é a ação. Já o foco do Marketing de Conteúdo, sobretudo, é o consumidor. 

Etapas no funil de vendas

As etapas no funil de vendas também é outro diferencial entre o Copywriting e o Marketing de Conteúdo. O Copywriting faz parte do fundo de funil, ou seja, a etapa final na conversão de leads.

No fundo do funil, o objetivo é induzir o lead à tomada de decisão. Por trazer uma abordagem de persuasão no processo, a técnica dos textos persuasivos se enquadram justamente nessa etapa. 

Como o Marketing de Conteúdo é totalmente o oposto, o objetivo é preparar o consumidor para apresentar a sua solução. Nessa etapa, o potencial cliente é atraído pelo conteúdo, aprende com o que foi passado e depois desperta interesse pela solução proposta.

Formas de abordagem

É fácil diferenciar o tipo de abordagem adotado no texto com escrita persuasiva da abordagem do Marketing de Conteúdo. A técnica do Copywriting é pensada para despertar o senso de urgência e imediatismo. 

Logo, a abordagem em um copy tem um direcionamento focado no apelo emocional. Por outro lado, a estratégia da entrega de conteúdo relevante conta com uma abordagem suave, mais informativa e que ajude o leitor. 

Resiliência nos resultados

A resiliência nos resultados é outro fator de destaque quando se fala nas diferenças entre Copywriting e Marketing de Conteúdo.

Os resultados da entrega de conteúdos valiosos apresentam mais consistência a longo prazo. Isso acontece porque a estratégia busca envolver o leitor, fortalecendo um relacionamento — o que requer tempo.

Além disso, um Marketing de Conteúdo bem executado, com publicação de conteúdos perenes, estará sempre gerando resultados de forma orgânica. Todavia, para o Copywriting, acontece um pouco diferente. A estratégia do copy espelha os resultados gerados no curto prazo, de forma rápida e imediata.

Formatos dos materiais

O Copywriting pode ser construído para diversos formatos de materiais, incluindo:

  • Cartas de vendas;
  • Emails de marketing;
  • Landing Pages;
  • Anúncios.

Diante desses materiais, podemos notar textos com um estilo de escrita para convencimento. 

No Marketing de Conteúdo, as técnicas de escrita e produção são pensadas para passar uma mensagem de caráter mais informativo, como podemos encontrar em:

  • Blog posts;
  • Podcast;
  • Ebooks;
  • Posts em redes sociais.

Portanto, o material é selecionado conforme o objetivo da marca ao promover aquela ação.

Por que integrar Copywriting com o Marketing de Conteúdo  

Combinar a abordagem do Copywriting ao poder do Marketing de Conteúdo é o segredo para fidelizar uma base de clientes, além de gerar resultados escaláveis na internet. A propósito, as pessoas estão cada dia mais seletivas com as marcas que consomem.

Tendo isso em vista, é preciso fazer mais do que um anúncio cativante e tentador. Para impulsionar conversões em vendas e consolidar autoridade por meio do universo digital, os negócios também precisam saber integrar o melhor de cada estratégia.  

Afinal, o copy na estratégia de Marketing de Conteúdo motiva os clientes a continuarem engajando com a marca. De outra maneira, o conteúdo favorece a tomada de decisão positiva na estratégia de copywriting.

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