Atualmente, muito se fala em estratégias de Marketing Digital. Entre elas podemos citar o Marketing de Conteúdo, que consiste em fazermos ações em diferentes canais, sendo eles: Blog, Link Building e Inbound Marketing.

Vamos mostrar neste artigo como você pode conseguir melhores temas para o seu blog por meio do Google Trends, ou até mesmo entender como o seu público se comporta no que diz respeito em termos de busca.

img-Google trends

O que é Google Trends?

Google Trends é uma ferramenta gratuita do Google criada em 2006, que disponibiliza e permite acompanhar a evolução do número de pesquisas de uma determinada palavra-chave ou tema. Esse número é dividido por geolocalização, facilitando para que o profissional de Marketing interaja com seu target. O Google Trends é fundamental para quem trabalha com SEO (Search Engine Optimization).

Quando fazemos uma pesquisa para uma determinada palavra-chave, o Google Trends indica em qual período de tempo a mesma pesquisa performa melhor.

Toda essa tecnologia é sempre com viés de que o Google quer sempre levar para o leitor um assunto que, de fato, seja relevante para ele. Todos os resultados obtidos pelo Google Trends são fornecidos diretamente pelo Google.  

Outro diferencial do Google Trends é a facilidade que se tem em fazer comparações entre um termo e outro. 

Dentro do Google Trends, conseguimos fazer filtros separados como:

  • localidade (país, estado e cidade);
  • tempo em que aquele termo foi mais buscado;
  • categoria a que pertence.

Vantagens do Google Trends

Muitos empresários ficam com dúvidas sobre essa ferramenta. Toda empresa que possui um site indexado no Google necessita ter estratégias de Marketing Digital com o Google ou Google Trends. 

Para acessar a ferramenta é muito simples, bastando acessar o site https://trends.google.com.br/trends/ 

A dashboard do Google Trends é intuitiva, e faz com que o usuário tenha facilidades em conseguir encontrar algo. Mesmo sem fazer nenhuma pesquisa, o Google Trends vai  apresentar alguns tópicos que sejam interessantes no seu país. 

O campo de pesquisa abaixo é para que você coloque as palavras que deseja, fazendo com que tenha comparações de termos ou pesquisas para um determinado período de tempo.
Google trends painel

Na imagem abaixo conseguimos identificar que a palavra “Agência de Marketing Digital” está tendo mais buscas do que “Consultor de Marketing Digital”.

Percebemos que, com a chegada da pandemia, o termo se destacou.

Outro dado curioso para o estudo é saber onde essa busca está ocorrendo.  Esses insights são importantes no momento de criar um artigo para um determinado local, justamente por conta do bairrismo e crenças de linguagem.

SEO x Sazonalidade

Muito importante que suas estratégias de SEO tenham viés em sanar sempre uma dúvida para um determinado nicho.Com base nisso, é importante trabalhar determinadas datas,  como o exemplo que citarei abaixo – a sazonalidade da palavra-chave Covid-19:

Imagine que você tenha um restaurante que vende comidas alemãs e uma boa cerveja. Possivelmente seu site sofrerá maiores visitas para os termos relacionados durante o mês de outubro. Isso fará com que possa criar estratégias isoladas para o seu restaurante,  pegando a sazonalidade da Oktoberfest, tendo em vista todo o Stalker que fará no Google Trends. 

Separamos um vídeo interessante que mostra os termos mais buscados em 2019:

Por que utilizar o Google Trends 

Como já sabemos, as estratégias de Marketing Digital necessitam que tenhamos insumos e dados qualificados para tomarmos um determinado norte, seja ele na elaboração de curadoria de conteúdo, plano de Mídia Social ou campanhas de ADS.

Vimos acima o poder do Google Trends. De qualquer forma, iremos listar alguns benefícios que você pode encontrar com a ferramenta queridinha do Google! Confira:

  • Comparar palavras-chaves: fundamental para compararmos termos relevantes e mais buscados em um determinado local;
  • Tendências: assim como o próprio nome diz, é fundamental que busque tendências com o Google Trends;
  • Insights: quando nos aprofundamos no Google Trends, conseguimos fazer imersões incríveis. 

Acreditamos que o Google Trends deva ser utilizado para qualquer empresa ou segmento. Caso sua empresa ainda não esteja utilizando o Google Trends para gerar conteúdo, comece hoje mesmo e não se arrependerá.

Anterior Marketing Digital para Clínicas de Estéticas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *