Já imaginou um potencial cliente procurar na Google por “escritório contábil” e encontrar o site da sua contabilidade na primeira posição? 

Assim como você que quando tem uma dúvida ou quer escolher algum serviço busca na internet, o seu cliente também. Mas, pouquíssimos leitores saem da primeira página de busca da ferramenta. 

Por isso, hoje vamos apresentar algumas técnicas que o Diego Martins, CEO da Inside Digital, abordou a fim de conseguir a primeira posição orgânica no buscador da Google em “mudanças no imposto de renda” e em outras palavras-chaves muito concorridas no meio contábil.

Para tal, o especialista fez uso, principalmente, de estratégias de SEO para contabilidade. Se você quer potencializar os resultados do seu escritório contábil e colocá-lo no topo, esse texto é para você.

Mas, afinal, o que é o SEO?

Primeiramente devemos entender o que é SEO  –  Search Engine Optimization, ou em português: otimização para mecanismos de buscas. 

SEO é a técnica utilizada para otimizar a página do site internamente e externamente. O objetivo é que o site fique posicionado no topo do buscador da Google em determinadas palavras-chaves.

E para o quê? Quando um escritório consegue uma boa colocação na internet, o número de acessos do site aumenta, assim como, a captação de leads e a conversão de clientes para a contabilidade.

O SEO são um conjuntos de técnicas desde a programação até o produção e divulgação do conteúdo. Mas, fique tranquilo, se você não sabe como começar, preparamos esse guia para você!

Diferença entre tráfego pago e tráfego orgânico

Antes de definir a estratégia de marketing digital para contabilidade, vamos entender a diferença entre tráfego pago e tráfego orgânico.

No tráfego pago é criada uma campanha de anúncios para determinadas palavras-chaves. Nesse formato é necessário um bom investimento financeiro para que a estratégia funcione. Os resultados através de anúncios pagos são imediatos, mas de curto prazo. É preciso de investimento em todo o tempo que essa estratégia estiver ativa. 

Já o tráfego orgânico é aquele conquistado a partir do bom posicionamento no buscador online. O resultados aparecem a médio prazo, mas de forma crescente e exponencial. A principal forma para se atingir tal resultado é através das práticas de SEO para contabilidade.

A grande vantagem é que os investimento são consideravelmente menores e as técnicas são aplicáveis independente da maturidade do escritório: se já está há muitos anos no mercado ou não. 

Dessa forma, a principal diferença é que com o tráfego pago é necessário desembolsar uma boa quantidade para ficar nas primeiras posições do buscador no Google e não dá para fazer isso para sempre. Enquanto que com o tráfego orgânico você chega lá através de técnicas de SEO e conteúdo, basicamente, mostrando para o Google que você merece estar ali. O seu site fica visível e disponível por todo o tempo, todos os dias. 

Em vermelho um exemplo de tráfego pago e em verde, de tráfego orgânico:

 

Dicas de SEO para contabilidade

Ter um site já é uma estratégia adotada pela grande maioria das contabilidades, mas o maior desafio é que o site fique bem posicionado no buscador da Google. Para tal, se faz necessário o uso de estratégias de marketing, especificamente, práticas de SEO para escritórios de contabilidade. 

Para ajudar nessa missão, separamos 6 dicas valiosas para colocar a sua contabilidade no topo. Vamos lá?!

1 – Sobre o seu site 

Caso a sua contabilidade ainda não tenha um site, vale a pena criá-lo com base nas técnicas de SEO e em WordPress. Mas, fique tranquilo, para isso contrate um profissional que entenda de programação e ele saberá o que fazer. 

E, o seu site estando pronto ou não, é importante contar com um blog para adicionar novos conteúdos com base nas práticas de SEO para contabilidade. 

Outro ponto importante é investir em um design responsivo para as páginas, ou seja, um layout que fique bem adaptado tanto para tela do celular quanto do computador. Hoje, a maioria dos brasileiros faz suas pesquisas online através do celular.

Além disso, é indispensável procurar melhorar a experiência do usuário que acessar o seu site. Não se tem mais paciência para um site lento ou com muito erros no layout. Portanto, fique atento  em como o seu site está ou estará funcionando. 

2 – Defina o público que seu site quer atingir e converse com ele

É preciso, primeiramente, entender quais são as dúvidas do seu público e como você pode ajudá-lo. Para isso você deve definir qual nicho que seu escritório de contabilidade vai trabalhar, por exemplo, o segmento de “dentistas”.

Reúna toda sua equipe e coloque em pauta quais são as maiores dores que esse segmento enfrenta em relação aos serviços contábeis, fiscais e tudo aquilo que possa envolver seu escritório de contabilidade.

Após esse passo, defina as melhores palavras-chave para se chegar a esse nicho. Seguindo o exemplo de dentistas:

  • Impostos;
  • Documentos necessários para abertura de uma Clínica Odontológica;
  • Qual o melhor regime tributário para Consultórios Odontológicos.

3 – Definição das palavras-chaves de cauda longa.

Depois de entender quais são as maiores dores de seus clientes, vamos descobrir qual palavra-chave deve usada na criação do texto.

Ao divulgar seu escritório de contabilidade é fundamental analisar quais são as palavras-chaves menos concorridas. Isso por que no início o site contábil não terá autoridade suficiente para competir com termos mais disputados. É aí que entram as palavras-chaves de cauda longa. 

Segundo Chris Anderson, as palavras de cauda longa possuem um número de pesquisa mediano, abaixo de competitividade.

E como verificar qual a quantidade de pesquisas e o índice e dados de cada palavra-chave? Existem várias ferramentas, sendo a mais utilizada o planejador de palavra-chave do Google Adwords. 

Aconselhamos também que consulte o índice de busca para o termo no Google Trends. Assim, é possível saber qual a demanda de busca para o termo que deseja ranquear. 

Isso ajuda principalmente para que você não desperdice seu tempo com palavras-chave que quase ninguém busca.

Veja no quadro abaixo como montar o título do post com palavras-chaves de cauda longa a partir de palavras-chaves primárias:

Palavra-chave primária Palavra-chave de Cauda Longa
Consultoria contábil Consultoria contábil para Clínicas Odontológicas de “Sua cidade ou estado”
Regimes especiais Regimes especiais para Clínicas Odontológicas.
Abrir uma empresa Como abrir uma Clínica Odontológica em “sua cidade ou estado”.

4 – Construa um artigo ou página para o site contábil.

Após a definição das palavras-chave de cauda longa, aprofunde-se no tema e redija um artigo que seja interessante para quem for ler. 

Quando falamos de SEO para contabilidade temos que pensar na qualidade de nossos artigos e conteúdos de páginas. Criar posts com conteúdos educativos e que pretendam o leitor reduzem a taxa de rejeição do site e aumentam a autoridade do domínio. 

É preciso oferecer o que de fato está naquela URL e no título do conteúdo. Por exemplo, caso o título seja uma pergunta, é necessário que ela seja respondida. Cumprir a expectativa do leitor solucionando a dúvida é fundamental.

O artigo deve ter no mínimo 700 palavras e ao longo do texto tente colocar algumas repetições semânticas da palavra-chave que escolheu, fazendo com que sua densidade de palavra-chave para o termo aumente consideravelmente.

É importante que você não exagere. O Google é capaz de entender a semântica do texto e repetir a palavra-chave muitas vezes pode ser prejudicial. 

Outro ponto importante é a estrutura do texto. Divida-o em tópicos para melhorar e facilitar a leitura do usuário. Na linguagem HTML, use o tamanho <h1/> para o título,  <h2/> para os subtítulos e assim sucessivamente até o  <h6/>, se necessário.

Quando for adicionar a imagem ao post renomeie-a com a mesma palavra-chave utilizada no artigo. Outro ponto importante é otimizar a URL com o nome do seu texto/palavra-chave.

Por fim, é válido mostrar que o seu site faz uso de fontes confiáveis. Portanto, adicione links de referências apontando para grandes portais. Ah! E não se esqueça de fazer linkagem interna para outros posts do seu blog. 

Muitas informações, né? Calma! Preparamos um checklist, acompanhe:

1 – Redija um artigo com no mínimo 700 palavras com qualidade sobre a palavra-chave escolhida;

2 – Estruture o título do artigo com o tamanho <h1/>, os Subtítulos <h2/> e assim sucessivamente;

3 – Nomeie a imagem do seu artigo com a mesma palavra-chave que está utilizando;

4 – Assegure-se que tenha algumas repetições de forma natural no artigo relacionado à palavra-chave escolhida;

5  – Tenha links apontando para algum site de qualidade para aquele tema.

5 – Divulgue o link do texto do blog

Faça uma varredura na internet e tente achar grupos, sites e blogs relacionados ao seu artigo e divulgue o mesmo de forma natural. Cuidado para não se tornar um “Spam”, pois pode queimar seu escritório de contabilidade ao invés de ajudar.

Outra dica é no começo fazer uma campanha de Adwords – o tráfego pago que conversamos no começo – ou até mesmo de Facebook ADS (anúncio no Facebook) para captação de leads. 

6 – SEO off page para escritórios de contabilidade

O SEO é dividido em onpage e off page. Até o momento falamos somente da parte onpage, agora veremos como fazer a parte offpage do SEO para escritórios de contabilidade.

Enquanto que o SEO on page são estratégias para otimização de um texto ou página do site. O SEO off page é a prática de colocar os links do seu site em outras páginas de internet.

Como? Entre em contato com o sites com bom Page authority e tente criar parcerias. 

Defina uma pauta e faça um artigo com as mesmas técnicas listadas para encaminhar para o tal site.

O objetivo é que a Google veja que seu site está recebendo indicações de algum site relevante fazendo com que sua autoridade aumente e com o tempo suas posições também.

Cuidados na hora de colocar o SEO para contabilidade em prática

Essa tendência de digitalização dos escritórios contábeis a fim de ganhar espaço na internet através da produção de conteúdos não é tão recente. Diversos concorrentes já fazem uso da estratégia e tem dado muito certo.

Contudo, práticas de SEO exigem conhecimento e estratégia, caso contrário, ao invés de estar melhorando site organicamente, estará dando um tiro no pé. Para margem da complexidade, hoje existem mais de 400 fatores para melhorar o posicionamento nos buscador da Google.

Esse processo pode ser evidenciado pelo vídeo do Matt Cuts, em que é relatado que práticas de SEO devem ocorrer de forma natural e de qualidade para seu nicho.

Além disso, obter resultados com SEO pode não ser tão rápido. Essa técnica exige dedicação e muito estudo. Dessa forma, uma boa dica é contar com a ajuda de especialistas, como agências de marketing digital especializadas em estratégias de SEO para contabilidade.

Hoje a Inside Digital tem grandes cases, relacionados ao segmento de contabilidade. Conte conosco para colocar a sua imobiliária no topo. Ficou com dúvidas? Quer saber mais? Mande-nos um e-mail e veja o que podemos fazer pelo seu escritório contábil.

Esperamos ter ajudado na escolha e desenvolvimento de técnicas básicas de SEO para o seu escritório de contabilidade.

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