Quais as vantagens de ter um site? Vale a pena ainda?

Será que vale a pena ter um site da sua empresa? Para algumas pessoas, um site é como uma vitrine para vender o seu produto/serviço ou ideia. Para outras, vai muito além de ser um canal de vendas: é uma oportunidade de conectar-se com novas pessoas.

Inclusive, muito antes das redes sociais ganharem popularidade, os principais canais de engajamento entre marca e consumidor eram os sites. Afinal, um blog com uma boa estratégia de conteúdos pode atrair milhares de visitas orgânicas e de forma sólida.

Neste artigo, vamos detalhar mais sobre por que vale a pena ter um site para a sua empresa se você quiser marcar uma forte presença digital. Confira!

Por que vale a pena ter um site para a sua empresa?

Ter um site é determinante para qualquer negócio que deseje estabelecer uma presença perene no mundo digital. 

Com a crescente adesão dos consumidores à internet para buscar informações, fazer compras e interagir com marcas, um site bem desenvolvido tem o potencial de alcançar o seu público na web.

A propósito, não é à toa que cerca de 80% dos brasileiros preferem utilizar o Google para buscar informações sobre uma empresa antes de comprar dela. E só com este dado já é possível entender o impacto de ter um site para gerar oportunidades ao seu negócio.

Além disso, um site oferece um espaço próprio e controlado para apresentar seus produtos, serviços e valores. E, diferentemente das redes sociais e outros canais digitais, ele é totalmente personalizável e permite que você conte a história da sua marca de forma única, destacando seus diferenciais competitivos. 

Isso porque ao ter um, você precisa criar o domínio para a sua página, que é o equivalente a um endereço no contexto web. Esse domínio é exclusivo, permitindo ter o controle total das páginas que você cria a partir dele.

Em contrapartida, quando uma empresa utiliza uma rede social, ela está sujeita às regras e aos algoritmos da plataforma. Isso significa que existe uma limitação no controle sobre o conteúdo e a experiência do usuário.

Por isso, se você pensa em ter um espaço online próprio com um viés mais profissional, certamente vale a pena ter um site para a sua empresa. 

A chegada das redes sociais não substitui a necessidade de um site

Se você se pergunta se ainda vale a pena ter um site enquanto tantas pessoas estão adotando as mídias sociais, provavelmente não parou para analisar o propósito de cada canal. 

No primeiro caso, os sites permitem construir realmente um espaço na web para a sua empresa, trazendo funcionalidades para além das interações com o público. 

Já as redes sociais, embora também influencie na construção de uma presença digital para a marca, é um canal muito mais limitado ao engajamento. 

Portanto, é possível observar que não existe “um ou outro”, pois ambos têm propósitos diferentes (inclusive se complementam).

Quais são as vantagens de ter um site?

A construção de um site, em si, não é garantia de resultados para a sua empresa. Ter um significa que você possui um espaço online para o seu negócio. 

Contudo, o que vai gerar oportunidades mesmo é a estratégia de marketing digital que você põe em prática a partir dele.

Essas são as principais vantagens de ter um site para a sua empresa: 

Maior alcance do público

Uma das principais vantagens é a capacidade de alcançar um público maior, principalmente se a sua empresa só tem um espaço físico. 

E essa análise também cabe às redes sociais. Uma empresa que só utiliza o Instagram como canal online para se conectar com os seus clientes só vai ser encontrada na internet por quem utiliza essa plataforma.

Porém, as chances de ser encontrada quando se tem um site otimizado SEO no Google, por exemplo, é imensuravelmente maior. 

Maior controle de dados e insights 

Ter um site oferece à empresa a capacidade de coletar dados valiosos sobre o comportamento dos visitantes, com um controle maior do que em redes sociais. 

Com ferramentas como o Google Analytics, é possível analisar métricas como tráfego, taxas de conversão, preferências dos visitantes e muito mais. 

Especialmente para quem planeja investir em uma estratégia de marketing digital eficiente, esses insights são fundamentais para se ter tomadas de decisão mais embasadas.

Comunicação e engajamento com o público

A possibilidade de publicar conteúdos em um blog é uma grande vantagem para empresas que buscam aliar táticas de inbound marketing e marketing de conteúdo

As pessoas estão sempre buscando informações que respondam a uma dúvida, resolvam uma dor ou acabem com uma curiosidade. Logo, empresas que criam conteúdos na web conseguem atrair públicos extremamente qualificados e em diferentes etapas na jornada de compra.

E o melhor é que esses conteúdos podem ser acessados a qualquer momento. 

Um artigo que responda a uma dúvida comum para o público de uma determinada empresa, por exemplo, pode continuar recebendo acessos orgânicos mesmo depois de anos de publicado.

Vendas online 

Se o seu objetivo é vender online, não só vale a pena ter um site como também é indispensável. Só para ter uma noção, o comércio eletrônico movimentou cerca de R$ 450 bilhões em três anos na pandemia de covid-19. 

Desde então, a curva de crescimento desse mercado não para de subir, refletindo uma nova tendência com as mudanças de comportamento do consumidor. 

Para empresas que vendem produtos, um site pode servir como uma plataforma de comércio eletrônico, alcançando clientes além das fronteiras físicas. 

Credibilidade

Ao ter um site profissional, uma empresa demonstra que está comprometida em fornecer informações relevantes e acessíveis aos seus clientes.

Esse canal permite compartilhar sua história, missão, valores e informações sobre produtos ou serviços, de maneira visualmente atraente e organizada. 

Tudo isso sem contar que o site possibilita a oportunidade de apresentar depoimentos de clientes satisfeitos, certificações, prêmios e outras formas de reconhecimento. Esse fator reforça a credibilidade da empresa.

Como ser encontrado no Google ao ter um site da empresa?

Ter a empresa encontrada pelos usuários do Google é o sonho de muitos empreendedores que buscam fortalecer a sua marca no digital. Esse buscador é, simplesmente, o mais utilizado no mundo. 

E como milhares de pessoas pesquisando no Google todo dia, quem não quer ter o seu negócio aparecendo nesse buscador, não é mesmo?

No entanto, não é qualquer site que consegue aparecer no Google ou, pelo menos, ter uma boa posição no ranking dos resultados de pesquisa.

Para que isso seja possível, é preciso ter um site otimizado para os motores de busca (SEO). Ou seja, ao criar um endereço web você precisa seguir algumas boas práticas que ajudem o algoritmo a encontrar a sua página para, então, fazer a indexação

O SEO visa melhorar a visibilidade e o ranking do site nos resultados de pesquisa, aumentando as chances de ser encontrado pelo seu público-alvo.

Google Meu Negócio para negócios locais 

Se você tem um negócio local, considere listar a empresa no Google Meu Negócio para aumentar a visibilidade local nos resultados de pesquisa.

Essa ferramenta permite a exibição de informações relevantes que você considera apresentar para uma determinada localidade, como: endereço, número de telefone, horário de funcionamento, avaliações etc.

Ao otimizar sua presença no Google Meu Negócio e mantê-la atualizada com informações precisas e envolventes, você pode melhorar significativamente suas chances de ser encontrado por clientes em potencial na sua região. 

Para tanto, vale a pena ter um site no Google Meu Negócio a fim de expandir ainda mais o seu poder de alcance no buscador.

Descubra como a agência de marketing digital Inside Digital pode ajudar a listar o seu negócio no Google Meu Negócio para alcançar mais clientes.

Então, vale a pena ter um site para a minha empresa?

Seja para pequenas ou grandes empresas, ter um site, ainda nos tempos de hoje, nunca deixou de ser um bom investimento. Independentemente do setor, o site não apenas ajuda a estabelecer sua presença online, mas também oferece inúmeras oportunidades para crescimento.

Sendo assim, um site responsivo, bem desenvolvido e otimizado para os mecanismos de busca pode fazer toda a diferença para o seu negócio no ambiente digital.

Se você busca ser descoberto por potenciais clientes, gerar mais vendas e se conectar com quem compra a sua marca, sem dúvidas vale a pena ter um site.

Contudo, nunca deixa de ser importante analisar o cenário da sua empresa e quais as necessidades dela para firmar as estratégias de marketing digital eficientes. 

Fortaleça a sua marca na internet com um site do zero!

Agora que você já compreendeu que vale a pena ter um site, saiba que colocar um endereço web no ar não é tão simples quanto parece. É preciso pensar em diversos aspectos, e a questão do desenvolvimento do site é uma delas. 

Para começar, o proprietário precisará de uma hospedagem para o site, além do sistema de gerenciamento de conteúdo para publicar as suas páginas. 

E nessas etapas, mesmo contando com um CMS completo como o WordPress, ainda sim é preciso pensar em cuidados com a otimização para que o seu site seja localizado. 

Por essa razão, se você pretende ter um site do zero para fortalecer a sua marca, contar com o apoio de uma agência de marketing digital será imprescindível. Um site profissional exige o esforço de um time capacitado e multiplicar. 

Com o time da agência de marketing digital Inside Digital, além de ter toda a construção de um endereço web para a sua empresa, também pensamos em como impulsionar mais vendas com o seu espaço na internet.

Busca uma solução eficiente de marketing digital para destravar os resultados do seu negócio? Conheça o serviço de desenvolvimento de sites responsivos da Inside Digital!

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