Estratégia de Inbound Marketing: Quatro perguntas que você precisa saber.

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 O que é Inbound Marketing.

Estratégia de Inbound Marketing: Como sabemos com o avanço da tecnologia mobile o Brasil em 2016 conseguiu um feito histórico que os acessos a internet através de dispositivos móveis ultrapassou os acessos aos computadores de mesa. Isso foi um dado apresentado em Abril desse ano.  Diante disso e mais alguns fatores que você pode acompanhar no ZMOT o consumidor se tornou um alvo fácil por empresas que fazem SPAM, hoje em dia para se conseguir chamar a atenção de um segmento ou nicho é necessário que sua empresa seja referencia no assunto, sem cometer SPAM. A definição ou essência de Inbound Marketing é a estratégia de marketing de conteúdo que visa ganhar confiança e interesse das pessoas.

Estratégia de Inbound Marketing: Você está orgulhoso do conteúdo premium que criou. Você projetou uma página de destino com todas as melhores práticas recomendadas. A sua Call To Action (CTA) ainda faz o público querer clicar. Seus posts estão perfeitamente otimizados para SEO. Você está compartilhando conteúdo por meio de mídia social (Facebook, Twitter etc.), ou seja, tudo está muito bem!

Será que é possível melhorar ainda mais esse resultado? Será que o resultado é realmente o esperado?

A melhor maneira de medir o sucesso de suas ações de Inbound Marketing é ter dados e estatísticas de acesso, e saber interpretá-los bem. Lembramos que cada negócio precisa de uma análise particular, tendo em vista as suas especificidades e necessidades. Estas dicas são um guia para você poder planejar e analisar.

1 – Quanto tempo os visitantes gastam no site?

Ter uma quantidade enorme de visitas é bom, mas está longe de ser o ideal. Quanto mais tempo a sua visita permanece no site, mais interessante ele é. Claro que isso também pode variar, pois há sites que a demora na visita pode ser devido o site ser confuso e assim tem dificuldades em achar o que precisa.

Seja como for, o ideal é que seus visitantes tenham uma boa média de permanência. Outro dado importante para análise é a taxa de retorno. Quanto mais pessoas retornam ao site, mais sucesso ele faz, estando ainda mais próximo dos objetivos.

2 – Quantas páginas são visitadas, explorando ao mesmo tempo em seu site?

Quando as pessoas que lêem seus posts podem clicar em lugares adicionais como, por exemplo, algum artigo muito interessante que ela quer ler em seguida. Se isso estiver acontecendo, é um sinal de que o seu público entendeu o que você está falando e que eles querem mais.

3 – Quantos contatos você está ganhando com cada oferta de conteúdo?

Essa é uma estatística muito importante. Ter leads e seguidores do conteúdo da sua empresa gera potenciais clientes futuros e ainda aumenta o retorno das visitas, fortalecendo a marca e gerandp mais valor ao seu site/blog. Deve-se prestar atenção a quantos destes visitantes estão assinando boletins, trocando seus dados por conteúdo (e-books, etc.).

4 – Quantos dos seus seguidores podem se tornar potenciais clientes?

É ótimo ter seguidores engajados em seu blog. Mas um dado importante a ser considerado está em verificar quantos destes seguidores pertencem ao mercado-alvo. Saber separar estes seguidores dos potenciais clientes permite que sua empresa possa fazer alguns e-mails especiais, com intenções de venda, gerando ainda mais conversões.

Peter Drucker estava certo quando disse: “O que é medido é gerenciado.” Sem métricas, você não sabe o que está funcionando e o que pode vir a melhorar muito. Se você quiser ter sucesso com sua estratégia de Inbound Marketing e fechar ainda mais vendas, escolha as métricas corretas e faça a si mesmo as perguntas corretas.

 

Formado em Marketing, pós graduado em Marketing Digital pela FGV, certificado por entidades como FGV, Comschool, e entre outros, apaixonado por Marketing Digital, gerenciou equipes e detêm cases de sucesso

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