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Aprender a tornar o seu blog mais atrativo para leads é um meio concreto para conseguir se destacar nesse local tão competitivo que é a internet.
Saber reter um lead não significa apenas conseguir fidelizar um cliente. É também construir uma imagem forte, com compradores do seu produto ou serviço que estão dispostos a divulgar e até defender sua empresa.
Pensando nisso, separamos algumas dicas para que você seja capaz de atrair cada vez mais clientes em potencial de maneira natural e orgânica, melhorando e ampliando a visibilidade do seu blog na internet.
Aproveite as dicas e boa leitura!
7 dicas de como tornar seu blog mais atrativo para os seus leads
Abaixo, separamos 7 dicas que vão ajudar a tornar o seu blog mais atrativo para leads. Assim, você conseguirá criar uma página que é realmente capaz de converter seus visitantes em verdadeiros clientes. Confira!
1 – Saiba o que seu público quer por meio de uma persona
Definir uma persona e entender o que seu público está procurando dentro do seu site é o primeiro passo para que seja capaz de criar um conteúdo autêntico, informativo e com alto potencial de conversão.
Afinal, quando produzimos para a internet, o material pode ficar muito vago e genérico. Já quando criamos um artigo ou e-book, por exemplo, destinado a uma determinada pessoa, é muito mais fácil abordar suas dores e fazê-la compreender por que a sua solução vai resolver o seu problema.
Você pode desenvolver personas utilizando, preferencialmente, sua própria base de dados ou outros canais que oferecem informações a respeito do público que deseja atingir.
2 – Tenha um SEO efetivo
O conjunto de técnicas conhecidas como “Search Engine Optimization”, ou simplesmente SEO, já é famoso no meio do marketing digital há um bom tempo. E isso não é à toa.
Um SEO bem feito tem altas probabilidades de levar a sua página para as primeiras páginas do Google, o que traz um enorme destaque, principalmente na concorrência.
45% dos usuários da internet sequer passam da primeira página do maior buscador do mundo. Logo, se o seu blog não se encontra entre as primeiras opções quando um termo é buscado, suas chances de visibilidade caem drasticamente.
3 – Faça alguns guest posts
Guest Posts nada mais são que convites (seja você o convidado ou o anfitrião) para blogs de outras marcas que atuam em um setor parecido ou no mesmo que você.
Combinados a um conjunto de estratégias de Link Building, os guests posts lhe permitem criar backlinks sólidos, que vão agregar autoridade ao seu site, melhorando a maneira que o Google passa a enxergar a sua página.
4 – Atualize postagens mais antigas
Avalie o fluxo de postagens do seu blog e verifique quais assuntos estão muito velhos ou até mesmo ultrapassados e traga-os novamente, abordando-os de maneira mais atual.
Mesmo que você já possua um bom conteúdo, atualizá-lo vai permitir destacar novamente que a sua marca possui domínio sobre determinado assunto e é capaz de esclarecer tudo a respeito disso para o leitor.
Além do mais, também é uma maneira de se destacar novamente. Afinal, desde sua última postagem desse determinado conteúdo, já surgiram materiais concorrentes e provavelmente novas soluções mais modernas que valem a pena serem citadas.
5 – Faça parcerias de qualidade
Uma boa parceria pode ser um enorme diferencial na hora de tornar o seu blog mais atrativo para leads.
Associar-se a outra marca não permite apenas uma constante troca de backlinks poderosos, potencializando seu SEO como um todo, como também agrega e expõe o público de ambas as empresas para a solução um do outro.
No entanto, não fique fixado apenas em posts e links. Um bom parceiro pode somar mais do que isso.
Verifique a possibilidade de trocar anúncios de serviços, por exemplo, e até mesmo o redirecionamento para as redes sociais das empresas.
Assim, quando acessarem o site do seu parceiro, a probabilidade do público também vir ao seu por intermédio da propaganda é muito mais alta.
6 – Poste com frequência
Muito cuidado com a maneira que planeja seus posts. Defina uma frequência que seja boa o suficiente para alcançar e ampliar a quantidade de visitantes em seu blog de maneira orgânica e saudável.
Esse tópico varia bastante e vai depender do tipo de estratégia que deseja implementar. Se não tem nenhuma ideia de uma frequência inicial, é interessante que comece com, pelo menos, um post por semana.
Passar mais do que isso sem atualizar nada na sua página vai ferir o seu tráfego de acessos tanto dos visitantes quanto daqueles que já acessam seu blog frequentemente.
Além disso, postar com frequência também é um meio de garantir pico de acessos, pois os leads que se converteram vão saber qual é o dia da semana que terá uma atualização, e irão entrar no site para conferir o novo conteúdo.
Também não podemos deixar de destacar que essa é uma ótima maneira de adquirir credibilidade com o Google, facilitando o ganho de relevância, visibilidade e até mesmo autoridade dentro do buscador.
7 – Faça anúncios inteligentes
Apesar do tráfego orgânico ser excelente para conversão, nem sempre ele será a principal maneira de conduzir o seu blog.
Dependendo dos seus objetivos, a prática de utilizar anúncios para ganhar público mais rapidamente e, portanto, conduzi-los ao conteúdo de forma orgânica pode ser mais interessante.
Se possui uma equipe responsável pelo marketing, discuta e alinhe com eles a melhor maneira de conduzir sua abordagem com o público para que se possa construir propagandas inteligentes que sejam capazes de realmente atrair e converter o visitante em lead.
Não esqueça também de integrar à sua estratégia, mecanismos como Google e Facebook Ads, que facilitam a divulgação dos seus anúncios e os levam para pessoas que estejam procurando por algo parecido com a sua solução.
Lembre-se também de utilizar as próximas postagens para levar os seus visitantes às suas redes sociais, e aqueles presentes apenas em canais, como Twitter, Facebook e Instagram, para os conteúdos em seu blog.
Apenas atente-se à agressividade da propaganda. Um anúncio ou abordagem muito agressivos podem espantar o lead em potencial em vez de convertê-lo, o que pode ocasionar em prejuízo severo para a sua marca.
Por que é preciso aplicar tais dicas?
Criar uma imagem relevante na internet não é tão difícil quanto diversos locais fazem parecer. Porém, será preciso muito estudo e dedicação para que uma pessoa sozinha seja capaz de alavancar um site na rede.
Quando você aplica cada uma das ações apresentadas anteriormente, você garante a criação de um conteúdo de qualidade, capaz de impulsionar suas estratégias de Marketing Digital.
Afinal, uma vez que você alimenta a sua página com um material relevante, o público geral começa a perceber que a sua marca possui domínio do assunto que está tratando, ao invés de oferecer apenas mais uma solução.
Outro fator que também é preciso mencionar é a retenção. Hoje, a grande maioria do público não está disposta a passar mais de 20 segundos em um site. Se você não apresenta diferencial no conteúdo oferecido, então a probabilidade de um visitante se tornar um lead consumindo seu conteúdo cai drasticamente.
Por isso, aplicar essas dicas é essencial, uma vez que, por meio delas, você consegue distribuir um conteúdo que possui qualidade e é capaz de reter seu lead de uma maneira que fique fácil a ele receber tal conteúdo.
Benefícios ao colocar essas dicas em prática
Existem inúmeros benefícios para um site que aplica as dicas apresentadas anteriormente. Porém, as principais vantagens que um negócio ganha ao adotá-las são:
- Maiores chances de retenção de visitantes;
- A criação de um conteúdo de qualidade e relevante, capaz de fazer o seu lead trafegar por todo seu funil vendas;
- Amplia a visibilidade da sua marca e da solução oferecida;
- Possibilidade de melhor ranqueamento no Google;
- Passa credibilidade para o público;
- Dá à empresa a possibilidade de se tornar uma referência em sua área de atuação;
- Permite melhor relacionamento com o público;
- Aumenta o engajamento das pessoas com a sua marca.
Torne seu blog o local perfeito para o seu lead
Como podemos ver, as dicas apresentadas no artigo são essenciais caso esteja procurando um meio concreto para conseguir tornar o seu blog mais atrativo para leads.
Ao utilizá-las, você será capaz de atingir o público de uma maneira mais assertiva, aumentando as chances de retenção de uma pessoa em seu site.
Entretanto, ainda que essas dicas já sejam muito eficientes por si só, para que consiga criar um local na internet com relevância, visibilidade e conteúdo de qualidade, é preciso contar com um time de Marketing Digital extremamente qualificado. E isso, a Inside pode lhe oferecer.
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