O que é DMP e como aplicá-lo

DMP é uma das ferramentas mais importantes para qualquer empresa que deseja ampliar suas oportunidades de negócio na atualidade.

Podendo ser utilizado de múltiplas maneiras diferentes, esse recurso é crucial para tomada de decisão estratégica de uma empresa. Mas quais os motivos por trás disso?

Não conhece o DMP ou ouviu muito pouco a respeito, e ainda não entende por que ele pode mudar o seu negócio? Então continue acompanhando o artigo e descubra os motivos de sua importância.

Aproveite e boa leitura!

O que é DMP?

Data Management Platform, ou simplesmente DMP, trata-se de uma ferramenta de gerenciamento de dados que interpreta, coleta e organiza informações digitais de variados canais.

Dessa forma, é possível que uma empresa possa obter dados sobre o seu público de interesse, criando estratégias que abordem a audiência de forma mais ampla ou específica, a depender de seus produtos ou serviços.

Com o conhecimento obtido por meio da ferramenta, uma companhia poderá facilmente otimizar suas campanhas digitais, uma vez que quanto mais conhecimento ela possui sobre a clientela, mais assertiva pode ser a propaganda.

Como funciona

O DMP coleta informações de diferentes canais, além de ainda possuir a capacidade de adquirir dados de outras fontes diferentes. Porém, antes de entender seu pleno funcionamento, é preciso saber quais são os dados coletados e suas separações.

Confira quais são essas fontes de dados!

1st party data

Esses são os dados obtidos dentro do próprio canal. Por serem adquiridos dos próprios clientes, geralmente são muito mais valiosos quando comparados aos outros que iremos citar.

Tais dados incluem as informações que o lead, ou já fidelizado cliente, fornece espontaneamente, assim como os dados que refletem seu comportamento em espaço online.

Geralmente, os canais próprios são:

2nd party data

Aqui, os dados são os mesmos do 1st party data, porém, dessa vez, eles serão coletados em canais diferentes dos seus.

Em outras palavras, você obtém os dados ao entrar em contato com uma empresa que seja do mesmo segmento que a sua, ou, ao menos, de uma área relacionada que complementa o seu negócio.

Por exemplo, se você vendesse bolo de chocolate, poderia utilizar os dados de outras associações que vendem formas.

3rd party data

São dados geralmente comprados, procedentes de fontes externas. 

Normalmente, essa informação custa caro e não possui valor. Porém, quando o assunto é expansão para alcançar um novo público, tais dados são imensamente valorosos para um negócio.

Em geral, o 3rd party data inclui as seguintes informações:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Estado civil;
  • Número de filhos;
  • Área profissional;
  • Interesses;
  • Nível de renda;
  • Localização geográfica.

Uma vez que uma entidade jurídica obtém essas informações, independentemente de sua origem, elas serão integradas e trabalhadas na mesma plataforma.

Funcionamento da ferramenta

As etapas de funcionamento do DMP são as seguintes:

1° – Coleta de dados

A coleta de dados não processados ocorre direto na primeira etapa. Porém, como ainda não são informações de fato, tais dados não servem de muita coisa à primeira vista.

Entretanto, essa é a etapa mais importante, visto que aqui é possível obter um conhecimento estratégico valioso para sua organização conquistar mais leads.

2° – Processamento de informação

Após a coleta de dados, é hora de fazer a relação entre o que foi coletado e transformá-los em informação. 

A ferramenta irá relacionar tudo o que for importante para identificar os diversos segmentos dentro do público que deseja atingir, permitindo a criação de propagandas eficientes.

3° – Utilização dos dados para publicidade

Publicidades ou compras programáticas é, em suma, a compra automatizada de espaços para que possa ser realizada a publicidade online. Os dados obtidos pela ferramenta são utilizados para segmentar e criar as audiências que o negócio deseja atingir.

Tal informação permite que o setor estratégico possa identificar quem a propaganda vai impactar, de que forma e por intermédio de quais canais.

Assim, uma empresa consegue aumentar a sua capacidade de se comunicar com o público-alvo, garantindo uma melhor recepção e aceitabilidade por parte dele.

Por que é tão importante para um negócio?

O DMP é o grande responsável por transformar tudo o que se coleta por meio dos seus canais da internet em informação útil, permitindo que tome decisões baseadas em algo concreto em vez de achismo.

Sem uma ferramenta como essa, o estratégico muitas vezes pode se encontrar perdido diante de determinadas situações.

Afinal, o papel que o DMP cumpre não é apenas de coleta, mas também de organização e transformação dos dados, tornando-os em informação útil. Portanto, tal informação dará o conhecimento necessário para decidir o curso que a companhia deverá seguir.

A partir disso, é claro que a missão de criar maneiras para conseguir expandir e tornar a marca relevante no mercado se torna muito mais fácil.

Para que o líder ou os líderes de um negócio tenham a capacidade de tomar decisões assertivas, é necessário ter à disposição recursos como essa ferramenta.

Principalmente na atualidade, onde, para estar informado sobre a concorrência e exigência do público, estudar o comportamento das pessoas que desejam atingir com a sua solução é fundamental.

Benefícios do DMP

Um DMP pode ajudar a determinar audiências como foco na conversão. Porém, suas vantagens vão muito além de apenas realizar vendas.

Por isso, separamos alguns outros benefícios interessantes a respeito da ferramenta para que entenda o quão impactante ela pode ser. Vamos lá?!

A possibilidade de fazer uma publicidade direcionada

Com as informações obtidas por meio da ferramenta, é possível que o setor estratégico de uma companhia defina melhores abordagens para suas propagandas, permitindo um direcionamento baseado no público, e não nos números.

Propagandas direcionadas têm maior chance de sucesso, visto que se comunicam diretamente com a dor do lead, fazendo-o sentir que ele precisa de uma determinada solução para que seu problema seja finalmente solucionado.

Outra vantagem de uma publicidade feita dessa maneira é a aceitação. As pessoas terão maior tendência a consumir e até mesmo redirecionar sua propaganda se forem capazes de se identificarem com ela.

Otimização da experiência de usuário

Ao personalizar a interação do usuário com a publicidade que o seu negócio está fazendo, a experiência da pessoa abordada melhora consideravelmente, visto que o anúncio projetado foi feito diretamente para ela.

Esse é um aspecto que precisa ser cuidadosamente trabalhado, pois, se o resultado for uma experiência ruim, as pessoas não apenas deixarão de redirecionar e divulgar sua propaganda, como também afastarão outros possíveis interessados.

Melhora do ROI das campanhas

Quando se obtém uma maior taxa de conversão em um negócio, automaticamente o seu ROI vai diminuir.

Portanto, agora existe a possibilidade da otimização do orçamento, permitindo que a empresa redirecione seus recursos da forma que achar mais inteligente.

Fácil implementação de estratégias eficientes

Os dados de valor que são obtidos por meio das novas campanhas permitem a criação de estratégias assertivas em diferentes canais de comunicação, facilitando abordar e possivelmente conquistar um novo público.

Assim, todos os dados que forem obtidos, mesmo que sua propaganda não tenha dado o resultado que esperava, podem ser utilizados para otimizar a estratégia e desenvolver abordagens mais eficientes.

Facilidade no gerenciamento de campanhas online

Com o DMP,  o gerenciamento de novas campanhas, enquanto outras estão em andamento, por exemplo, torna-se muito mais fácil, visto que a ferramenta não tem problemas com a coleta de uma grande massa de dados.

A relação do DMP com o Marketing Digital

O DMP  é uma ferramenta poderosa para a criação de campanhas de Marketing Digital efetivas, visto a quantidade de informações que se pode obter por meio da ferramenta.

Inclusive, esse recurso pode facilmente se tornar o coração da estratégia de propaganda online, a depender da maneira que deseja abordar um determinado público.

Para que estratégias focadas em ambiente virtual deem certo, é preciso contar com muitos fatores, mas, um dos principais, sem dúvidas, são os dados coletados. Sem eles, todo o planejamento fica sem um objetivo claro, dificultando a aquisição de resultados.

Portanto, para que o Marketing Digital da sua empresa possa ser bem feito, você precisará contar com essa e outras ferramentas, como um CRM, por exemplo. 

Somente acessando a informação do público e entendendo seus desejos é que uma marca pode se manter competitiva e relevante nos dias de hoje.

Combine o DMP com o Marketing Digital hoje mesmo!

Como podemos ver, o DMP é de extrema importância para que uma estratégia de Marketing Digital seja bem feita. Sem ele, a empresa pode não ter os dados necessários para que possa continuar crescendo.

Além disso, não basta contar apenas com essa ferramenta, você também precisará de um time que possa produzir um conteúdo relevante, que seja capaz de se comunicar com seu público. Na Inside Digital você encontra uma equipe qualificada que vai ajudá-lo no que precisar.

Entre em contato conosco hoje mesmo e descubra como podemos alavancar o seu negócio!

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