Índice
- O que é Marketing Digital para advogados?
- Qual a importância do Marketing Jurídico Digital?
- Como funciona o Marketing Digital para Advogados?
- Como o Marketing Jurídico Digital pode ajudar?
- Benefícios do Marketing Digital no setor jurídico
- Marketing Digital Jurídico: principais estratégias
- Como fazer um bom marketing digital para advogados?
- Novo Código de Ética e Disciplina da OAB: o que não pode no Marketing Jurídico?
- Preparado para iniciar a sua estratégia de Marketing Digital Jurídico?
O Marketing Digital para Advogados é fundamental para qualquer escritório de advocacia, ou advogados autônomos que desejam ter sucesso e clientes por intermédio da internet.
Afinal, grande parte da população está conectada ao mundo digital, principalmente para buscar informações, produtos e serviços. Nesse sentido, muitas empresas aproveitam o espaço digital para se destacarem no mercado e conquistarem novos clientes.
Do mesmo modo, o Marketing Jurídico Digital, como também é conhecido, tem como foco aumentar a visibilidade e autoridade dos escritórios de advocacia na internet, aproximando o advogado do seu público. Tudo isso respeitando a seriedade da profissão, assim como as determinações da OAB.
Mas, como fazer tudo isso? Para ajudá-lo, nós, da Inside Digital – uma das principais referências em Marketing Digital para advogados, preparamos este conteúdo completo com dicas e soluções sobre o assunto.
Nosso objetivo é transformar o seu escritório de advocacia em uma autoridade no segmento em que atua. Vamos lá?!
O que é Marketing Digital para advogados?
O Marketing Jurídico Digital envolve um conjunto de estratégias online pensadas para impulsionar o seu escritório, mas, ainda assim, respeitando a seriedade da profissão e as restrições da OAB.
Por meio do Marketing Jurídico Digital você será capaz de melhorar o relacionamento com os seus atuais e potenciais clientes, tornar-se uma referência dentro do segmento jurídico e, claro, aumentar o número de contratos fechados.
Isso acontece porque, com as estratégias de Marketing Digital para Advogados, o seu escritório consegue atingir um número muito maior de pessoas, investindo menos tempo e estreitando laços. Além disso, são os clientes que encontram você, e não o contrário.
Outra vantagem é que o Marketing Digital para Advogados permite que você tenha clareza na hora de mensurar os resultados, assim, é possível entender o que tem dado certo e o que deve ser melhorado.
Veja um exemplo de como o Marketing Jurídico Digital funciona
Diariamente, milhares de pessoas buscam por informações jurídicas na internet. A partir disso, você pode investir em estratégias de criação de textos para o blog relacionados a sua área de atuação.
Essa é uma das melhores formas de demonstrar expertise jurídica e conquistar a confiança dos leitores. Sendo assim, em vez de explicar sobre o tema para um potencial cliente, você conversa com milhares de pessoas que acessam o seu conteúdo.
Todos esses usuários estão interessados no assunto jurídico e são potenciais clientes do seu escritório de advocacia. Além disso, por meio do Marketing Digital para Advogados você será capaz de se comunicar com esses leitores e criar um relacionamento.
Mas, esse é só um exemplo de como o Marketing Digital para advogados pode funcionar. Ao longo do conteúdo, explicaremos melhor sobre cada uma dessas e outras estratégias.
Qual a importância do Marketing Jurídico Digital?
Contar com o Marketing Digital nos escritórios jurídicos é ter o apoio das normas presentes no Código de Ética da OAB e do Provimento 94/2000. Contudo, mesmo com restrições, o marketing jurídico vem sendo uma das principais maneiras de tornar a marca pública, atraindo assim os melhores negócios.
O ramo do Direito é complicado para se trabalhar devido às restrições. Isso quer dizer que, contratar uma agência de Marketing Digital faz com que muitos erros sejam evitados. Ou seja, garante que sejam desenvolvidas soluções que coloquem o seu escritório em potenciais estratégicos no mercado, atraindo clientes de maneira constante.
Qualquer empresa pode e deve se beneficiar com o Marketing Digital para criar estratégias de comunicação com os clientes e os possíveis prospects.
Ter um escritório com boa imagem é importante. Tudo para que exista investimento e planejamento estratégico, fazendo com que a sua marca se torne referência em um mercado tão competitivo.
De forma geral, o Marketing Digital dentro desses escritórios jurídicos faz com que sejam criados pensamentos críticos em busca das melhores estratégias de marketing, sempre mostrando o motivo de mudar as formas de realizar os trabalhos.
Como funciona o Marketing Digital para Advogados?
O Marketing Digital para advogados, ou Marketing Jurídico Digital, é uma estratégia focada em conseguir fazer com que o escritório de advocacia tenha vantagens competitivas dentro do Google fazendo com que palavras-chaves de alto volume tragam leads.
De qualquer forma, é muito importante que tenha em mente que a OAB determina regras de conduta e ética para fazer o Marketing Digital para advogados.
Partimos do pressuposto que temos que ter em mente o Provimento 94/2000, e assim podemos ajudar novos escritórios de advocacia a estabelecerem estratégias de Marketing Jurídico Digital.
Muitas estratégias de Marketing Digital para advogados são permitidas, como a captura de imagens e sites com informações compatíveis com as atividades estabelecidas, e isso vale para revistas e jornais.
Veja o que é considerado proibido:
- utilizar meios promocionais, como promoções ou vendas casadas;
- referenciar cargos exercidos de forma comercial
- promessa de causa ganha ou resultados;
- fazer propaganda comerciais em rádios, tvs ou anúncios luminosos;
- panfletagem na rua ou qualquer estabelecimento público;
- fazer Spam por celular ou mensagens de aplicativos.
Todas as ações listadas acima são estratégias que não devemos fazer de forma alguma. Portanto, procure sempre agências de Marketing Digital especialistas no assunto, assim, todo processo será focado nas normas da OAB, evitando problemas sérios com a justiça.
Como o Marketing Jurídico Digital pode ajudar?
Antigamente, a forma mais tradicional e utilizada para conquistar novos clientes na advocacia era o marketing de recomendação, o famoso “boca a boca”. É claro que ele segue sendo eficiente, mas você pode fazer ainda mais pelo seu escritório.
Isso porque, por mais que você receba uma boa quantidade de indicações mensalmente, a internet pode levá-lo muito mais longe. Atualmente, no Brasil, são mais de 155,7 milhões de pessoas conectadas à internet, segundo uma pesquisa nacional realizada pelo Amostra de Domicílios.
É claro que parte dessas pessoas, em algum momento, vão procurar por informações jurídicas ou vão precisar de um advogado. Prova disso é que, segundo o Google Ads, a média de pesquisas mensais pelo termo escritório de advocacia em Florianópolis é de 100 a 1000.
A grande questão é que, se durante uma busca pela internet sobre a área em que você atua, o potencial cliente não encontrá-lo, você não existe para ele.
Por isso, o objetivo do Marketing Digital para advogados é estabelecer maior autoridade e credibilidade para o seu escritório. Como resultado, há um maior número de visitantes em seu site, um aumento no número de leads e, consequentemente, maior fechamento de contratos.
Benefícios do Marketing Digital no setor jurídico
O Marketing Digital no meio jurídico sempre foi bastante delicado, tudo por conta das normas e proibições impostas pela OAB. Elas impedem o advogado de divulgar propagandas ou vendas diretas dos seus serviços, por exemplo.
Porém, com o avanço digital, algumas coisas mudaram, tornando inclusive a OAB mais flexível quando comparado com fatores importantes, principalmente com o marketing.
A seguir, conheça os 4 principais benefícios que o Marketing Digital proporciona para o setor jurídico!
4) Atrai novos clientes e aumenta a visibilidade do escritório
O Marketing Digital atua na atração e captação de novos clientes, fazendo com que a propaganda funcione efetivamente e dentro da lei. Assim, um advogado consegue mostrar mais o seu trabalho, gerando interesse e captando novos clientes.
3) Gera autoridade e reconhecimento dentro do segmento
Sempre que buscamos por um produto ou serviço, é comum ir atrás de empresas referência no mercado de atuação. O Marketing Digital Jurídico é capaz de oferecer isso aos advogados.
As estratégias são, em sua maioria, divulgadas nas redes sociais, fortalecendo ainda mais a marca e mostrando para o público a sua autoridade sobre o assunto.
2) Cria relações sólidas e fideliza clientes
O Marketing Digital em escritórios jurídicos ajuda no estreitamento de laços, construindo relações sólidas com o público.
Ou seja, é possível fidelizar os clientes, tudo com base nos conteúdos que são oferecidos constantemente, agregando valor e mostrando que todos aqueles clientes são importantes, até mesmo quando o serviço é finalizado.
1) Networking contínuo
Entendemos que o principal objetivo do Marketing Digital é a interação entre advogado e cliente, porém, ele também é eficaz para aperfeiçoar o relacionamento com outros profissionais, aumentando seu networking.
Com postagens contínuas de conteúdo, é possível despertar interesses e até mesmo parcerias, fazendo com que a sua marca seja cada vez mais indicada.
Marketing Digital Jurídico: principais estratégias
O marketing digital é uma ferramenta valiosa para escritórios de advocacia que desejam ampliar sua presença on-line e alcançar mais clientes potenciais. Abaixo, estão as principais estratégias de marketing digital jurídico que você pode implementar em seu negócio:
SEO: Otimize seu site para os mecanismos de busca, incluindo palavras-chave relevantes e conteúdo de qualidade, para melhorar sua classificação nos resultados de pesquisa e aumentar a visibilidade do seu escritório.
Redes sociais: Utilize as redes sociais para construir relacionamentos com clientes potenciais, compartilhar informações valiosas e mostrar a personalidade de sua marca.
Conteúdo: Crie e compartilhe conteúdo relevante e útil, como artigos de blog, infográficos e webinars, para estabelecer autoridade e construir confiança com seu público-alvo.
Publicidade on-line: Anuncie seus serviços em plataformas de publicidade on-line, como o Google AdWords e o Facebook Ads, para alcançar clientes potenciais relevantes.
E-mail marketing: Mantenha seus clientes atualizados sobre seus serviços e novidades relevantes através de campanhas de e-mail bem planejadas.
Marketing de Conteúdo: Compartilhe conteúdo relevante e informativo para construir autoridade, aumentar a visibilidade e estabelecer relacionamentos duradouros com clientes potenciais.
Em resumo, as principais estratégias de marketing digital jurídico incluem otimização de mecanismos de busca, uso de redes sociais, criação de conteúdo valioso, publicidade on-line, e-mail marketing e marketing de conteúdo.
Ao implementar essas estratégias de maneira efetiva, você pode aumentar sua presença on-line, alcançar mais clientes potenciais e construir uma reputação positiva para o seu escritório.
Como fazer um bom marketing digital para advogados?
Agora que já vimos quais são as principais estratégias de Marketing Digital para advogados, que tal conhecermos melhor sobre cada uma delas?
Sites responsivos para advogados
O primeiro passo para desenvolver uma estratégia de Marketing Digital para Advogados é criar um site para seu escritório de advocacia.
Lembre-se que o site será a porta de entrada da sua empresa na internet, portanto, capriche! Além disso, optar por um site responsivo é extremamente importante.
Isso porque, um site responsivo é aquele em que o layout se adapta ao uso no computador, celular ou tablet. Portanto, melhora a experiência do usuário no seu site.
Saiba mais sobre o que é um site responsivo!
Além disso, é fundamental que o site tenha Landing Pages com formulários de contato, o que facilita que os leads consigam falar com você. Tudo precisa funcionar de forma simples e intuitiva.
O seu site também deve ter informações importantes, como telefone para contato, endereço, a história da empresa, quais são os serviços prestados, além de uma aba para o blog.
Marketing de conteúdo para advogado
Conforme foi dito, o investimento em estratégias de conteúdo é uma das maneiras mais eficientes para se conquistar autoridade de marca e cativar novos clientes. Essas estratégias são chamadas de marketing de conteúdo para advogados.
O Marketing de Conteúdo é muito extenso, uma vez que inclui desde a criação de textos para o blog até o desenvolvimento de materiais ricos como e-books.
A criação de textos de qualidade para o blog é muito importante para que o seu site alcance bons posicionamentos nos mecanismos de busca. Além disso, ao criar conteúdos relevantes para os seus potenciais clientes, eles serão atraídos para o seu site.
Dessa forma, os conteúdos profissionais passarão credibilidade, conquistando a confiança das pessoas interessadas no seu serviço. Caso você ainda não tenha experiência com redação profissional, uma boa dica é contratar uma pessoa ou agência especializada.
Outro detalhe importante é que, antes de começar a criar a sua estratégia de marketing de conteúdo para advogado, é essencial, primeiramente, definir a sua persona.
Para isso, procure saber quais são os interesses dos seus principais clientes, maiores dúvidas, nível de instrução, entre outras questões. Isso será importante para que você saiba como se comunicar e sobre o que falar no seu site.
SEO para sites de advocacia
Impossível falar de Marketing Digital para advogados sem falar de SEO para escritórios de advocacia.
Isso porque, além de ter um site responsivo, é preciso que ele fique bem posicionado no Google, não é mesmo? Para isso, usa-se as técnicas de SEO – Search Engine Optimization.
Essa técnica é um conjunto de estratégias que farão com que o seu site alcance boas posições nos buscadores de pesquisa. Para isso, deve-se usar algumas tags e linhas de comando específicas facilitando os algoritmos a encontrarem seu site no aspecto ONPAGE.
Por exemplo:
Tag Title: Na hora de criar um conteúdo você deve ter a seguinte preocupação: se o título da página está ligado diretamente na palavra-chave em foco e se você fez uso das Tags H1, H2, H3… ao longo do conteúdo.
Palavra-chave: Antes de elaborar uma página ou post, é fundamental que você tenha em mente qual palavra-chave utilizará com maior foco. Diante disso, é importante que você saiba quais são as palavras-chaves derivadas da que você pretende usar e tentar encaixá-las ao longo do texto.
É claro que existem muitas outras técnicas de SEO que podem ser aplicadas em sua estratégia de Marketing Digital Jurídico. Além disso, o SEO deve ser usado tanto no site quanto nos conteúdos do blog.
Por fim, é importante lembrar que as técnicas de SEO devem ser o SEO para escritórios de advocacia, e deve ser feito por um profissional qualificado, evitando assim possíveis punições pelo Google.
E-mail Marketing para advogados
Outra estratégia de Marketing Digital para advogados é o uso de e-mail marketing.
Para dar início, você deve ter um formulário de contato no seu site ou alguma página de retenção. Ali, o potencial cliente deixará informações, como nome, telefone para contato e e-mail, em troca de algum material rico.
Mas, é importante evidenciar que você só pode enviar e-mail para esses contatos, caso eles autorizem, afinal, a prática de SPAM é proibida, e isso pode gerar punição por parte da OAB.
Com a devida autorização, você pode enviar e-mails marketing com conteúdos do blog, materiais riscos e criar um relacionamento de confiança com o seu contato.
Entenda como desenvolver uma estratégia de e-mail marketing corretamente.
Estratégias nas redes sociais
As redes sociais são ferramentas complementares ao site, sendo uma peça importante na estratégia de Marketing Digital para advogados.
Nesse sentido, uma boa dica é usar as redes sociais para estabelecer conexões com seus seguidores e entender quais são suas principais dúvidas. Assim, você poderá realizar publicações sobre tais dificuldades e conquistar ainda mais credibilidade.
Novo Código de Ética e Disciplina da OAB: o que não pode no Marketing Jurídico?
No final do mês de agosto de 2017, corregedores do Tribunal de Ética e Disciplina do Conselho Federal da OAB atualizam as regras de como os escritórios de advocacia devem se portar perante a publicidade e o Marketing Digital Jurídico.
Portanto, na hora de colocar o Marketing Jurídico em prática é preciso tomar alguns cuidados e seguir as limitações determinadas. Acompanhe!
Proibida a veiculação de propaganda em TV, rádio e outdoor
Isso está ligado diretamente nos comerciais veiculados em horários nobres, ou vincular um Outdoor na porta de um polo industrial, por exemplo, ou em qualquer outro lugar.
É importante lembrar que o caráter da divulgação de um escritório de advocacia não deve ser publicitário – mas sim informativo – o que é também inviável nesses veículos de comunicação.
Programas jornalísticos
Está permitida a participação eventual do escritório ou profissional, porém, que não haja uma periodicidade rotineira. A participação pode se dar com o objetivo de esclarecer dúvidas dos telespectadores, podendo, então, citar o nome do escritório e falar a respeito do profissional.
Essa ação é interessante também para gerar credibilidade a respeito da informação provida e mostrar que se tem propriedade para falar sobre o assunto em questão. Neste caso, é preciso priorizar o auxílio ao telespectador no que diz respeito à informação.
Redes Sociais
Está permitido que o escritório de advocacia tenha uma Fanpage dentro do Facebook. Ao mesmo tempo, foi vetado o uso de estratégias de posicionamento em sites de busca tais como o Google. Esta informação é muito importante!
Ao que se entende, a questão é que ao escritório de advocacia não será permitido manipular os motores de busca ou patrocinar alguma página com o intuito de captar clientes.
Software para escritórios de advocacia
Como vimos logo acima, muitas ações que antes podiam, hoje não podem mais. Sabendo da importância do tempo de um advogado, é fundamental ter em mente que o tempo deve ser otimizado evitando retrabalho com todas as demandas de um escritório.
A partir do momento em que as suas ações de Marketing Digital forem dando certo, notará que o volume de e-mails, contatos e processos irão aumentar.
Nesse momento é fundamental que seu escritório tenha algum Software Jurídico de qualidade para centralizar ações, como controle de acessos, buscas das informações de algum processo em específico, entre outras.
O Software Jurídico está adequado às regras impostas pelo Congresso estabelecido no dia 28/08/2017 na cidade de Florianópolis(SC). Diante disso, confira algumas funcionalidades que ajudarão na rotina do seu escritório, ou seja:
- Redução da possibilidade de perda de prazos e informações;
- Acesso às informações em qualquer tempo e lugar (limitado apenas pela disponibilidade da internet), pois os documentos e informações são armazenados e protegidos na nuvem;
- Economia de tempo com o cadastro de intimações, leitura e delegação de prazos, pois o sistema permite receber as intimações de forma eletrônica e integrada;
- Controle financeiro de atendimentos, processos e da operação do escritório.
Preparado para iniciar a sua estratégia de Marketing Digital Jurídico?
Com todas essas informações, você já pode dar os primeiros passos com estratégias de Marketing Digital para advogados, não é mesmo?
Para o desenvolvimento de uma estratégia ainda mais efetiva, vale contar com a ajuda de uma agência especializada em Marketing Digital para Advogados, como a Inside Digital. O nosso objetivo é ajudar você a colocar o seu escritório de advocacia no topo.
Entre em contato e conheça mais sobre o que a Inside Digital é capaz de fazer pelo seu escritório!
Boas estratégias, o marketing jurídico digital tem um grande impacto na conquista dos clientes e realização de objetivos. Vou salvar o post para futuras consultas sobre o assunto. Parabéns pelo conteúdo!
Excelente artigo, parabéns! O artigo destaca a importância do Marketing Digital para advogados, enfatizando estratégias como SEO, redes sociais e e-mail marketing. Destaca os benefícios, incluindo atração de novos clientes e geração de autoridade, sempre respeitando as normas da OAB. Conclui ressaltando a relevância do Marketing Digital como ferramenta valiosa no setor jurídico.