Com a diferenciação de ofertas dos serviços relacionados ao turismo, as agências vêm sofrendo constantemente com a evolução do Mobile first e principalmente de grandes players dominando o mercado. É fundamental que as agências de turismo ou de viagens consigam acompanhar essa evolução.
Com um fluxo de informações cada vez mais elevado e a entrada de novas tecnologias anualmente, não é fácil entender aquilo que terá o maior impacto nos negócios. Mas com base no que ocorre no segmento de turismo nos países de primeiro mundo, podemos prever um pouco das tendências de Marketing Digital para o segmento em 2018.
Separamos dicas de como você pode começar a divulgar seus produtos, pacotes e ofertas turísticas de forma eficiente para o target correto.
1 – Site para Agências de Turismo
Com o avanço dos acessos vindo de dispositivos móveis, o Google está levando em conta sites que possuam tecnologias mobile First, ou seja, sites que tenham seu front responsivo, em qualquer tela de computador, tablet e celular.
O site de sua Agência de Turismo deve ser claro, clean com layout leve de rápido carregamento. Crie Landing Pages atraentes de seus produtos ou serviços deixando claro todas as informações que precisa passar para o lead.
Após ter todas as informações, tente colocar o máximo possível de CTAs (Call too Action), facilitando o lead a entrar em contato com você, caso ele sinta necessidade.
2 – Como Começar a ter boas posições no Google
Após o site estar concluído, é fundamental que o mesmo tenha um blog para fazermos o trabalho de Marketing de conteúdo. Geralmente falamos para os nossos clientes serem os mais segmentados possíveis. Vamos supor que sua Agência de Turismo tenha como nicho ou segmento jovens LGBT, consequentemente você terá que ter em mente a Buy persona desse target.
Toda essa tarefa é necessária para que você entenda as dores desse segmento e consiga saná-las de forma coesa e clara. Isso feito em seu blog de forma organizada e padronizada, ao longo do tempo conseguirá boas posições em alguns termos relacionados. Caso queira saber mais sobre SEO veja esse guia de SEO para iniciantes
3 – Redes Sociais para Agências de Turismo
Antes de começar a sair postando em todas as redes sociais, é fundamental que você tenha em mente quais as redes sociais que seu target está. Com isso você não perde tempo com ações que não darão retorno algum.
Sempre faça posts objetivos, sendo eles de promoção ou até mesmo de algum assunto em comum sobre o target que determinou ser seu nicho.
Conclusão
Saber qual o público-alvo que a sua Agência e Operadora de Turismo quer atender na internet é, sem dúvida, primordial. Para isso, faça um estudo dos tipos de pessoas que buscam seu produto, quais as necessidades e o momento de compra. Com estas informações em mãos, faça uma lista de palavras-chave que este seu potencial cliente poderia procurar no Google e defina como será a apresentação do produto para cada tipo de cliente e de busca, tornando a informação relevante para cada tipo de cliente da sua Agência e Operadora de Turismo. Sempre dedique um tempo para pesquisa de Mercado Digital.