Marketing Digital no Metaverso
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em 14/05/2025

O sonho utópico de unir os mundos real e virtual parece que está cada vez mais próximo de deixar os filmes de ficção científica e se tornar realidade. E o metaverso é o responsável por essa mudança que já está em andamento e irá se aprofundar nos próximos anos.

A ideia, que já é uma tendência, está sacudindo o mercado com o seu enorme potencial. Apesar da expectativa de que a adoção da tecnologia possa levar algum tempo, diversas marcas já estão se movimentando para largar bem e na frente nos seus respectivos segmentos.

Para isso, investir em Marketing Digital é fundamental para o posicionamento correto da sua marca entre outros benefícios, como aumentar a proximidade com o seu cliente, alcançar um novo público para a sua marca, criar e/ou fortalecer o relacionamento com os seus clientes, construir uma identidade moderna e disruptiva, além de ter uma comunidade engajada com a sua empresa e os seus produtos, por exemplo.

Com a finalidade de alcançar esses objetivos, você pode tomar diversas iniciativas e se utilizar de dezenas de ferramentas e ações. Contar com uma Agência de Marketing Digital para o Metaverso, inclusive, é bastante aconselhável. Assim, você contará com o auxílio de uma equipe de profissionais especializados e experientes que serão capazes de apresentar soluções criativas e eficazes para as suas necessidades.

E como a sua empresa tem se preparado para a Era do Metaverso? Neste artigo especial apresentamos cinco incríveis estratégias de Marketing Digital para o Metaverso. Assim, você poderá se familiarizar com o tema enquanto começa a pensar em como fará para a sua empresa também se posicionar dentro desse novo universo que já começou balançando o mercado, mas que ainda tem muito mais a ser descoberto e explorado nos próximos anos. Não deixe de ler até o fim para não perder nenhum detalhe importante!

O que é o Metaverso?

Em resumo, o metaverso é um ambiente expansivo de mundos com simulações em 3D em tempo real, tendo cinco elementos centrais em sua tecnologia, ou seja:

– Ambientes imersivos, muitas vezes usando realidade virtual ou aumentada;

– Sempre on-line e em tempo real;

– Une os mundos virtuais e físicos;

– Possui uma economia própria e virtual,  com ativos digitais e criptomoedas, incluíndo NFT (token não fungível);

– Permite que as pessoas tenham identidades virtuais.

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Como podemos ver, apesar de parecer uma tecnologia futurista, algumas dessas ações já estão acontecendo, como é o caso da comercialização dos NFTs, que já invadiram os mais variados segmentos da economia mundial.

5 estratégias eficazes de Marketing Digital para o Metaverso

Se você também é um dos entusiastas do metaverso, está na hora de começar a planejar a entrada da sua empresa nesse universo para não ficar atrás dos seus concorrentes. Ainda não sabe como fazer isso? Confira a seguir as nossas dicas de Marketing Digital para o Metaverso!

1. Defina os objetivos das suas ações de Marketing Digital no Metaverso

O primeiro passo é se perguntar: “Por que a minha marca precisa fazer parte do metaverso?”. Tenha muita clareza sobre essa meta, pois essa resposta irá nortear todo o seu trabalho no desenvolvimento e execução das ações de Marketing Digital para o Metaverso.

Entre as possíveis respostas para essa pergunta feita acima estão: aumentar o alcance, conquistar uma nova audiência, posicionamento digital ou relacionamento com os clientes. Neste momento, o público desse universo ainda é jovem, e isso também deve ser levado em consideração na hora de definir o seu objetivo.

2. Escolha a plataforma mais adequada ao que você deseja e combina com a sua marca

Existem diversas oportunidades de experimentar e utilizar as plataformas ligadas ao metaverso para conhecer como cada uma funciona e se adequa ao que a sua marca precisa. Entre algumas dessas plataformas estão a Roblox, Fortnite e Minecraft.

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A marca de luxo Gucci, por exemplo, conseguiu atrair aproximadamente 20 milhões de visitantes na sua versão do museu metaverso, o Gucci Garden, em apenas duas semanas. O período foi marcado pelo lançamento do museu onde, inclusive, a grife utilizou a plataforma do Roblox.

3. Crie experiências com designs atraentes e disruptivos para os seus visitantes

O metaverso é um ambiente novo, altamente tecnológico e muito propício para a inovação. E é justamente a inovação que o público-alvo do metaverso deseja encontrar nesse espaço virtual.

Por isso, busque oferecer experiências únicas, criativas e especiais para os seus visitantes. Essa é uma oportunidade de conseguir alcançar novos visitantes para a sua marca em uma nova dimensão. 

4. Crie estratégias para concretizar vendas no Metaverso

O metaverso não é apenas um ambiente para aumentar o alcance da sua marca e construir um bom relacionamento com os seus clientes. É também um espaço para você aumentar as suas vendas e faturamento.

De acordo com informações da consultoria McKinsey, o mercado de vendas do metaverso já girou mais de USD 55 bilhões, com a tendência de seguir crescendo nos próximos anos. A Forever 21, uma marca de roupas estadunidense, por exemplo, vende os seus produtos virtuais por intermédio da plataforma Roblox. 

5. Repense sobre como avaliar as suas métricas

As métricas que são utilizadas no metaverso são diferentes daquelas que você já está acostumado no Marketing Digital, como curtidas, alcances e conversões. No metaverso, você vai precisar desconstruir esse conceito de engajamento e contabilizar a economia da plataforma, que inclusive é a única que trata da “escassez” das NFTs.

A Deliveroo, por exemplo, empresa britânica de comida, criou os “Drives” virtuais, onde é realizada a entrega dos seus produtos dentro do jogo Animal Crossing, da Nintendo. O usuário, inclusive, tinha acesso a um cupom para utilizar em uma loja física depois. Somente nas primeiras horas desta iniciativa, foram contabilizadas mais de 3 milhões de interações.

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E para colocar todas essas estratégias e muitas outras de maneira eficaz, obtendo resultados impressionantes, conte com o suporte de uma Agência de Marketing Digital para o Metaverso. Com o auxílio de uma agência, você terá à disposição da sua empresa profissionais experientes e qualificados criando, executando e avaliando as estratégias para maximizar os seus resultados e oferecer o retorno do seu investimento nessa nova tecnologia.

Agora que você já conhece algumas das principais estratégias para atuar no metaverso de forma eficaz, é hora de entender como a inteligência de dados pode potencializar ainda mais esses resultados. É aqui que entra o Business Intelligence, um dos recursos mais poderosos quando o assunto é tomar decisões estratégicas com base em informações concretas.

O que é Business intelligence no markeitng digital para o metaverso?

Business Intelligence é a abreviação de BI  que nada mais é do que o conjunto de práticas voltadas a coletar dados e analisar de forma com que tenha mais clareza e consiga tomar melhores decisões.  no contexto do Marketing Digital sendo aplicado no Metaverso o BI ganha ainda mais forca visto que ele permite interacoes em ambientes imersivos simulados. Muito válido para empresas físicas, lojas virtuais, Cliques em produtos ou participação de eventos digitais. Resumindo de uma forma mais clara, de Martech o BI em sua essência é transformar dados em informações e com isso identificar padrões e antecipar têndencias e melhorar o desempenho das campanhas sendo ela no Meta Horizon, Spatial, Roblox e outras que hoje estão no mercado. Vivemos uma era em que a informação cresce em velocidade exponencial. No metaverso não é diferente, todo esse volume de dados se multiplica ainda mais: são cliques, movimentos de avatares, tempo de permanência em espaços virtuais, interações com objetos e muito mais. O desafio? Fazer sentido disso tudo. E é aí que o BI se torna indispensável para as campanhas de marketing digital no Metaverso.

Para que serve o BI no metaverso

Como vimos a função dentral o Business Intelligence é fazer com que tenhamos clareza nos dados das campanhas de marketing digital no Metaverso. Conseguimos ter profundidade em angajamentos reais, qual produto foi mais explorado, qual teve melhor clique e o que gerou mais receita através por exemplo de um ShowRoom 3d na venda de apartamentos de Luxo.  Com isso as possibilidades aumentam bastante vejam:

* Analisar e mensurar o comportamento de leads dentro de ambientes virtuais;

* Compreender quais experiências geram mais conversão dentro das campanhas;

* Identificar o melhor momento para lançar uma campanha sazonal ou promocional;

* Analisar se é mais vantajoso investir em eventos, lojas ou ativações no metaverso

Business Inteligence não toma decisões, mas te dará clareza para que você consiga trabalhar melhor o Markeitng Digital dentro do Metaverso

A importância do BI em campanhas de marketing digital

O Conceito de BI ou Business INtelligence não é novo, temos ele a muiuto tempo sendo utilizado e mencionado sendo sua primeira aparição em 1958 por Hans Peter Luhn, renomado cientista da IBM que fez o sistema automátizar toda a análise e diseminação de informações e dados em tempo real. Naquela época que era década de 50, a meta era ajudar empresas industriais e científicas a tomarem decisões com base em dados o que sempre foi algo que muitos empresários deixam de lado e tomam decisões no “achismo”. Hoje, com a ascensão de tecnologias como Realidade Virtual (VR), Realidade Aumentada (AR) e Web3, o BI avança para ambientes altamente interativos — como o metaverso — assumindo um papel central nas estratégias digitais do futuro.

Como funciona na prática o BI em campanhas de Marketing digital no Metaverso.

Como sabemos, todas campanhas de Marketing digital deve ter um objetivo claro, com isso saberemos para onde vamos e como vamos. Dentro do Metaverso isso não fica para traz. Para que o BI funcione de forma eficiente, é preciso alinhar quatro etapas fundamentais:

Coleta de dados no ambiente virtual para montar o DB ( Banco de Dados)

1 – Informações como cliques, tempo de permanência, interações com elementos 3D e fluxos de navegação dos avatares são registrados.

Ferramentas integradas com plataformas de metaverso e CRM ajudam nesse processo.

2 – Organização, agrupamento e análise

Os dados brutos extraídos são filtrados e organizados para identificar o que realmente importa e com isso ser exportado.

Por exemplo: quais zonas virtuais tiveram maior engajamento? Quais produtos geraram mais cliques? Vão ter insumos valiosos.

3 – Utilização dos dados para tomada de decisão

Aqui, os dados viram informações sólidas que baseiam as estratégias digitais robustas e assertivas.

Isso pode influenciar desde a criação de um novo ambiente virtual até ajustes em uma campanha de anúncios.

4 – Mensuração de resultados em tempo real

Avalia-se se as ações tomadas com base em BI realmente geraram impacto real de acordo com o seu objetivo.

Algumas métricas, como tempo médio de visita, taxa de retorno ao ambiente ou conversões pós-evento, são utilizadas como base.

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