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O marketing de conteúdo para B2B vem ganhando cada vez mais espaço entre os modelos de negócios de empresa para empresa.
Além de ser uma tática muito criativa para aumentar a base de clientes e fortalecer o posicionamento da marca, essa estratégia é bastante democrática.
Afinal, empresas de qualquer tamanho e segmento podem investir nessa estratégia e conquistar resultados sólidos.
Entretanto, pelo fato de ser muito democrático, não significa que o marketing de conteúdo B2B é fácil de fazer. É preciso conhecer de fato como funciona essa estratégia, bem como trabalhar ela para atender aos objetivos da sua marca.
Diante de tantas oportunidades, como o conteúdo B2B promove, contar com uma agência de marketing digital de confiança se torna crucial para estabelecer uma presença digital forte por meio do conteúdo envolvente.
Tendo isso em vista, preparamos este artigo com os principais pontos que você precisa saber sobre o tema. Vamos conferir?
O que é Marketing de Conteúdo para B2B?
Antes de tudo, o marketing de conteúdo para B2B é uma estratégia de marketing digital que tem como objetivo alcançar e engajar outras empresas por meio da criação e distribuição de conteúdo relevante e valioso.
Aqui, devemos lembrar do propósito do marketing de conteúdo, que é justamente um conjunto de ações para alcançar potenciais negócios por meio de conteúdos nos mais diversos formatos.
Assim, quando se trata do marketing de conteúdo para B2B, estamos falando da estratégia sendo direcionada para empresas.
Porém, apesar de trazer uma concepção similar ao marketing de conteúdo B2C, ou seja, direcionado para o cliente final, o conteúdo para empresas e marcas traz suas próprias nuances.
Afinal, a estratégia em questão se concentra em atender às necessidades e desafios específicos das empresas, ajudando-as a tomar decisões informadas e aprimorar suas operações.
É importante lembrar que, com o tempo, o marketing de conteúdo vem provando que tem sido uma das táticas mais eficientes para crescimento. Apenas em termos de investimento, essa estratégia custa 65% menos do que ações de marketing tradicional, além de atrair 3x mais leads.
O marketing de conteúdo B2B faz mais do que somente autopromoção, já que uma boa produção de conteúdo atrai, engaja e fideliza clientes corporativos.
6 Tipos de conteúdos para fazer marketing B2B
Uma das grandes oportunidades que o marketing de conteúdo proporciona é a capacidade do time trabalhar com diferentes formatos.
Isso permite uma flexibilidade maior para experimentar propostas mais personalizadas e descobrir o que realmente gera mais resultados para a marca.
Sabendo disso, listamos seis tipos de conteúdos para implementar em uma estratégia de marketing de empresa para empresa.
1- Blog post
O blog post é um dos formatos de conteúdo mais conhecidos e, certamente, está entre os mais antigos. A produção de conteúdo para blogs promove artigos com o intuito de informar, educar ou entreter um público-alvo.
O melhor desse formato, sobretudo, é a perenidade, já que uma vez publicado – e a depender do tema da peça –, o material pode ser acessado várias vezes ao longo do tempo.
Assim, um conteúdo bem feito para o seu blog sempre está atraindo leads, principalmente líderes de empresas.
2- E-books
Sendo um formato mais longo e aprofundado do que outros tipos de conteúdo, o e-book também pode ser uma excelente ferramenta na sua estratégia de marketing B2B.
Muitos negócios utilizam a distribuição gratuita de e-books como parte de uma estratégia de geração de leads em troca das informações de contato do leitor.
A propósito, essa tática dá muito certo quando bem planejada, pois ambas as partes saem ganhando.
Por um lado, o lead recebe um material completo com informações não encontradas ou pouco exploradas em outro lugar; por outro, o time de marketing conquista o contato desse lead para promover outras ações ou produtos.
3- Newsletter
As empresas que investem na comunicação direta, como o e-mail marketing, costumam apostar nas newsletters para entregar conteúdos mais exclusivos.
Esse formato é um tipo de e-mail informativo e recorrente, muito utilizado para entregar notícias, indicar artigos ou novidades relacionadas ao negócio.
4- Posts em redes sociais
Sem dúvidas, atualmente as redes sociais são os maiores portais de compartilhamento de peças para marketing de conteúdo B2B que existem.
Empresas aproveitam plataformas de socialização, como o Instagram, Facebook e Linkedin, por exemplo, para atrair e criar um relacionamento mais próximo com os clientes por meio do conteúdo envolvente.
O curioso é que, em cada rede social, o time de marketing pode explorar outros subformatos de conteúdo (texto, vídeo, etc.).
5- Podcast
O podcast é um formato que traz a ideia do conteúdo em áudio. Esse estilo de conteúdo é baseado em um bate-papo gravado, geralmente entre uma ou mais pessoas.
Ademais, os podcasts são tendências nas opções de consumo dos brasileiros, especialmente por ser um tipo de conteúdo que pode ser consumido enquanto fazemos outras coisas na rotina.
6- Vídeos
No marketing de conteúdo de empresas para empresas, o vídeo se tornou um formato extremamente poderoso para engajar e converter clientes.
Os vídeos permitem transmitir informações de forma clara e envolvente, o que é essencial para empresas que desejam demonstrar seus produtos ou serviços de maneira eficaz.
Além disso, os vídeos podem ser utilizados em diversas etapas do funil de vendas, desde a geração de leads até o fechamento de negócios.
Por que a estratégia de conteúdo funciona no marketing B2B?
Em um contexto empresarial, devemos lembrar que os clientes em potencial costumam passar por um processo de compra mais longo e complexo. Com isso, é comum que eles busquem mais informações detalhadas antes de tomar uma decisão.
É justamente nesse ponto que o conteúdo relevante e informativo pode ajudar a construir confiança e autoridade no mercado, além de educar os prospects sobre os produtos ou serviços oferecidos.
Ao criar conteúdo de qualidade, como os artigos em blog posts, as empresas conseguem demonstrar seu conhecimento e expertise no setor, o que é crucial para conquistar a confiança dos compradores B2B.
Outro ponto importante é que conteúdo bem elaborado pode ser compartilhado em diferentes canais, ampliando o alcance da marca para atrair leads.
Portanto, a estratégia de conteúdo no marketing B2B é eficaz porque ajuda a construir relacionamentos sólidos, estabelecer autoridade no mercado e fornecer informações relevantes para influenciar decisões de compra mais ponderadas.
Como construir uma estratégia eficaz de Marketing de Conteúdo?
Existe um grande equívoco em pensar que fazer marketing de conteúdo para B2B se trata apenas de produzir materiais relevantes para compartilhar. Na realidade, obter sucesso em qualquer tática com a criação de conteúdo exige planejamento estratégico.
Por isso, abaixo listamos alguns passos indispensáveis para atrair mais clientes B2B por meio do conteúdo de qualidade.
Conheça o público-alvo
Antes de começar qualquer estratégia no marketing, principalmente se tratando de B2B, é crucial entender profundamente quem são os potenciais clientes da empresa.
Nesse caso, qual o perfil das marcas e empreendimentos que irão consumir o seu conteúdo? Entenda quais são suas necessidades, desafios e objetivos para que o conteúdo seja relevante e útil para eles.
Defina objetivos claros
Nesse passo, devemos definir com clareza quais são os principais “porquês” na criação de conteúdo. Isso significa traçar objetivos específicos e atingíveis para produzir materiais que realmente convertem.
Alguns exemplos de objetivos na criação de conteúdo envolvem as seguintes ações:
- aumentar a visibilidade da marca;
- educar o mercado sobre soluções específicas;
- gerar leads qualificados;
- promover produtos/serviços.
Crie conteúdos estratégicos
O marketing de conteúdo funciona para quem utiliza a criação de forma estratégica, ou seja, não adianta compartilhar qualquer tipo de material sem nenhum planejamento por trás e pensar em ter resultados eficazes.
Nesta etapa, devemos criar conteúdos que abordam os desafios e necessidades do público-alvo, oferecendo soluções e insights valiosos, e isso, independentemente de ser com artigos, vídeos, infográficos, posts em redes sociais ou qualquer outro formato de conteúdo.
Teste diferentes formatos
A diversidade de formatos, como texto, vídeo, podcasts, entre outros, permite atingir diferentes tipos de consumidores, tendo em vista que eles têm preferências distintas na hora de acessar informações.
Ao testar diferentes formatos de materiais, é possível identificar quais geram mais engajamento e conversões, otimizando assim a estratégia de marketing de conteúdo.
Então, considere experimentar novas abordagens para conhecer o interesse do seu público e se destacar da concorrência.
Faça a distribuição inteligente
Planeje a distribuição do conteúdo de forma inteligente. Considere a frequência e horários ideais para alcançar a audiência, garantindo que o conteúdo seja entregue para mais pessoas no momento ideal.
Além disso, é fundamental respeitar a distribuição conforme as fases no funil de vendas alinhada com os objetivos do negócio.
Mensure os resultados
O grande segredo no marketing de conteúdo está na fase de mensuração e análise. Utilizar ferramentas de análise para acompanhar os indicadores de desempenho é determinante para identificar quais conteúdos estão performando bem.
A partir disso, torna-se possível ter uma noção do que está trazendo resultados e merece mais atenção, assim como permite ajustar a estratégia de maneira mais assertiva.
Posicione a sua empresa com o marketing B2B estratégico
Esperamos que este post tenha ajudado você a compreender melhor sobre o marketing de conteúdo B2B e, de alguma forma, incentivando-o a dar o primeiro passo na estratégia de criação de conteúdo de valor.
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