O que é marketing de conteúdo e como criar conteúdo de valor

Certamente, nos últimos tempos, você deve ter ouvido falar em marketing de conteúdo ou simplesmente conteúdo de valor”. Nunca este assunto esteve tanto em evidência.

Trata-se de uma estratégia de marketing de criação e distribuição de conteúdo para engajar um público-alvo específico. E, para isso, é fundamental priorizar a qualidade da informação para a sua persona.

Então, a partir de agora, esqueça aquela antiga ideia de criar só por criar. Neste artigo, você vai entender como criar conteúdo que gera resultado.

Vamos lá?

O que é marketing de conteúdo?

Antes de descobrir como criar conteúdo que gera valor, é preciso que você tenha bem definido o que é marketing de conteúdo.

O marketing de conteúdo, ou simplesmente “conteúdo de valor”, é uma estratégia para transmitir informação com qualidade ao consumidor do seu serviço/produto.

Veja que o foco do marketing de conteúdo não é a promoção da marca em si, mas, sim, as soluções para um problema enfrentado pelo consumidor daquele serviço.

E quando falamos em conteúdo, referimo-nos a:

  • textos;
  • vídeos;
  • artigos de blog;
  • e-books;
  • entre outros meios digitais.

Isto é, trata-se de um conjunto de informações para resolver as dores/necessidades do cliente e, assim, gerar mais negócios. Na prática, é um conteúdo que, de fato, dê resultados.

Mas como criá-lo? Venha conosco que explicaremos direitinho no próximo tópico!

Como criar conteúdo que gera resultados

Para gerar conteúdo de valor, que atraia, engaje e converta seu público, é preciso se atentar a algumas estratégias. Conheça-as a seguir!

1. Entender o seu produto/serviço

Primeiramente, antes de criar o conteúdo, é preciso entender o cenário no qual a sua empresa atua, manter-se sempre atualizado com as tendências do mercado em seu segmento e identificar como os seus serviços podem atender às necessidades dos clientes.

Pode parecer óbvio, mas é uma tarefa bem delicada. Por isso, listamos algumas questões que podem ajudar a definir os seus objetivos:

  • Quais os principais produtos/serviços oferecidos?
  • Qual a motivação por trás de cada compra/serviço?
  • Qual dor do cliente seu produto/serviço pode resolver?
  • Qual o seu diferencial em relação aos concorrentes?

As respostas para essas perguntas vão ajudar você a entender e moldar os seus produtos/serviços e os “porquês” da criação do conteúdo de valor.

Tendo claramente definidos seus objetivos e serviços, vem a próxima etapa.

2. Conhecer o seu público (persona)

A próxima etapa é conhecer o seu público-alvo, isto é, quais são os interesses do seu público, as necessidades e preferências dele, e como os seus produtos poderão se alinhar às dores dessa persona.

Para transmitir a sua mensagem, é importante saber com quem você vai se comunicar, afinal, estes destinatários são os potenciais clientes da sua empresa.

Uma dica de especialista: procure saber quais são as dúvidas mais comuns da sua persona, assim, ficará mais fácil criar um conteúdo com essas perguntas que não são respondidas e fornecer informações de qualidade, como veremos logo mais.

3. Criar o seu conteúdo de valor

Agora que você já tem definidos os seus objetivos, o produto/serviço que você quer oferecer e o seu público, chegou o momento de pensar no conteúdo.

Vamos à parte mais importante: esqueça aquela ideia de criar um conteúdo apenas por criar.

Conteúdo de valor é o conteúdo planejado que aborda os desafios e as necessidades do público-alvo.

4. Distribuição do conteúdo de valor

O compartilhamento do conteúdo é tão importante quanto a sua criação. Sabia disso?

É necessário você postar esses conteúdos nos canais utilizados pela sua persona, quais sejam:

  • blog;
  • plataformas;
  • redes sociais;
  • e-mail marketing etc.

Lembra que falamos sobre a importância da distribuição dos conteúdos? Pois, bem! O ideal é planejar a distribuição dos conteúdos de forma estratégica, isto é, com uma frequência de dias e horários para alcançar audiência, fazendo com que esse conteúdo de valor seja entregue a mais pessoas.

5. Busque ajuda de uma agência de marketing digital

Nem sempre você tem tempo de produzir conteúdos ou manter a frequência da distribuição desses conteúdos. E como vimos acima, a distribuição inteligente é a peça-chave para o engajamento e a geração de leads qualificados.

Para tanto, ter o apoio de profissionais especializados pode fazer toda a diferença no seu negócio. Então, não deixe de contar com um time de profissionais expert no assunto, como a Inside Digital.

Somos uma empresa pronta para ajudar a diferenciar sua marca dos concorrentes, criando conteúdos impactantes e utilizando ações estratégicas.

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