Big Data: saiba sua importância e como ele se relaciona com marketing digital

O Big Data é um grande aliado do Marketing Digital e vai permitir que você conquiste seu público de maneira efetiva. Mas, por que e como isso ocorre?

Além disso, como funciona a relação entre eles e qual é o impacto que, juntos, podem causar na realidade do seu negócio? 

Quer a resposta para essas e outras perguntas? Pois, neste artigo, nós vamos lhe explicar tudo sobre a relação entre o Big Data e o Marketing Digital e como eles agregam à sua empresa.

Aproveite e boa leitura!

O que é Big Data?

Antes de qualquer coisa, é preciso compreender o que é Big Data. Veja a seguir qual é a definição desse termo!

“Big Data” refere-se aos dados com maior variedade, que chegam em volumes crescentes e com velocidade cada vez maior. Isso também é conhecido como os 3 Vs: volume, velocidade e variedade” – Oracle.

Simplificando, ele é um conjunto de dados maior e com alta complexidade, especialmente por trazer novas fontes de dados constantemente.

Esses conjuntos volumosos que um software normal de processamento simplesmente não consegue gerenciar, contêm dados relevantes para um negócio. A informação da análise do conjunto obtida por intermédio deles permite que uma empresa seja capaz de resolver problemas que pareciam não ter solução.

Entenda os 3 Vs

Como dito acima, o Big Data trabalha com 3 Vs: volume, velocidade e variedade. Confira a seguir seus significados! 

Volume

O volume refere-se à quantidade de dados. Tudo aqui importa e, por meio da conjuntura de informação não estruturada, é possível perceber até mesmo padrões desconhecidos pela empresa.

Velocidade

A velocidade refere-se à taxa de obtenção de informação mais rápida que o normal. Inclusive, é comum que mesmo alguns dados não administrados sejam obtidos pelo Big Data.

Normalmente, conforme a rapidez da obtenção dos dados, as informações serão gravadas em disco ou podem ser jogadas diretamente na memória. 

Existem alguns softwares inteligentes que operam em tempo real e avaliam ação, padrão e tipo de dado enquanto os recebem.

Variedade

A variedade trata dos tipos de dados recebidos. Os tipos fazem referência à informação estruturada, que já se adequa ao banco de dados relacional, e não estrutura, que o negócio desconhece.

Inclusive, você pode receber informações em diferentes formatos, como áudio e vídeo, por exemplo, o que vai exigir maior poder de processamento.

Dados são conhecimento

Através da análise minuciosa dos dados que são obtidos esses recursos, e que a empresa e seu time estratégico adquirem conhecimentos relevantes sobre o cenário atual do negócio.

Quanto mais conhecimento uma empresa adquire do público-alvo e das pessoas que possam estar interessadas na marca, melhores são as ações que o estratégico pode tomar para chamar essas pessoas e convencê-las a fechar negócio.

Inclusive, é normal que, após essa análise, muitos empreendimentos passem a planejar e desenvolver novas abordagens estratégicas, que vão permitir alcançar o público de maneira mais ampla e entrar em contato com muito mais leads em potencial do que antes.

Qual a relação do Big Data com o Marketing Digital?

“Ok, já sei o que é o Big Data, mas, como ele se relaciona com o Marketing Digital?”

Bem, a competitividade corporativa e compradores em potencial cada vez mais exigentes,  são dois fatores que todo empreendedor precisa ter em mente.

Estratégias efetivas de Marketing Digital têm como característica comum o replanejamento constante, visto que, como a tecnologia se atualiza todos os dias, novos métodos são constantemente criados para aproximação e engajamento de público.

Para acompanhar as mudanças, um líder precisa se manter atualizado, principalmente, em relação aos padrões e desejos do seu público-alvo. Ele deve conhecer e continuamente tentar compreender o perfil e os motivos por trás de cada compra realizada por seus clientes.

É nesse momento que o Big Data surge. Por trazer quantidades gigantes de dados, você será capaz de obter os mais diversos e variados resultados possíveis.

Isso ajuda na identificação de novos públicos e seus perfis, além de ajudar o seu time de Marketing Digital a desenvolver novas maneiras de abordar as pessoas que estão conhecendo a sua marca.

As informações adquiridas vão auxiliar na criação de campanhas personalizadas, que se comuniquem com o novo perfil e aumentem suas chances de aquisição, além de transformá-los em clientes engajados com os valores da marca.

Benefícios da união de Big Data e Marketing Digital

Também é possível destacar outros benefícios da união entre esses dois, tais como:

  • escalabilidade de negócio;
  • automação e otimização de processos internos;
  • criação de conteúdo mais direcionado e diversificado;
  • análise da concorrência;
  • melhor precificação;
  • desenvolvimento de novos serviços ou produtos;
  • reavaliação de produtos e serviços já existentes;
  • suporte ao employer branding;
  • integração de informações;
  • alcance de metas e objetivos.

Com as vantagens citadas, fica bem claro como unir as suas propagandas a um sistema robusto, e como ele acaba impulsionando seu negócio e lhe permitindo alcançar novos patamares.

Como trabalhar com Big Data na sua empresa

Para implementar o Big Data com sucesso na sua empresa, você vai conferir abaixo alguns passos importantes a serem tomados. Vamos lá ?!

1 – Identifique os desafios do seu negócio

Usar grandes volumes de dados sem entender os desafios do seu negócio claramente ou sem um objetivo, será mais desperdício de dinheiro do que investimento.

O primeiro passo a ser dado é entender, por completo, quais são os problemas pelos quais a sua empresa passa na atualidade. 

Assim, com a implementação de um sistema robusto de dados, você poderá buscar por informações que sejam capazes de impactar positivamente o seu negócio em curto e longo prazo.

Para fazer o levantamento das dificuldades do seu empreendimento, fale com seus gerentes, analise os últimos relatórios, levante feedbacks e entenda o que não é possível fazer sem um Big Data e seus dados.

2 – Saiba priorizar seus desafios

Defina o que é preciso ser resolvido para ontem e o que pode aguardar por mais um momento.

Cada desafio, é necessário saber superar. Porém, fazer tudo de uma vez apenas vai resultar em caos e desorganização sem precedentes, o que vai tirar de você algumas noites de sono.

Avalie quais são suas prioridades e como o conhecimento pelas informações, obtidas no sistema, pode ajudar a resolver seus problemas.

3 – Seus dados não se limitam a externos

Por mais que, no final, o objetivo de uma empresa seja o público, nem sempre a solução de um problema se encontra do lado de fora das suas portas.

O conceito de um sistema robusto de dados está atrelado a todas as possíveis informações que um negócio pode obter, sejam elas de dentro ou fora da empresa.

Tão importante quanto isso, é olhar para a sua relação com o cliente e como você pode melhorá-la. Entender o que pode ser otimizado dentro da sua empresa é um passo importante para alcançar o seu objetivo final.

4 – Escolha ferramentas adequadas

Escolher ferramentas funcionais será extremamente importante para:

  • a coleta dos dados;
  • processamento;
  • análise das informações obtidas;
  • armazenamento do conhecimento registrado.

Tendo isso em mente, a segurança, a agilidade e a precisão se tornam os critérios principais na hora de escolher as ferramentas para fazer seus levantamentos.

 Algumas das melhores ferramentas existentes no mercado são:

  • Tableau;
  • Watson Analytics;
  • Sisense;
  • QlikView;
  • Oracle BI;
  • STRATWs One.

Existem companhias que optam por usar até mesmo duas dessas. Porém, dependendo da dimensão do seu negócio e do que quer levantar, uma só já será o suficiente.

5 – Saiba o que usar e o que jogar fora

Como foi dito anteriormente, o Big Data é um sistema que traz diversos tipos de informação. O problema é que ele pode oferecer dados que se transformam em conhecimentos úteis ou trazer algo “inútil”.

Muito provavelmente tudo o que você vai obter por meio desse sistema será útil em algum momento da vida do seu negócio. Logo, não tem como categorizar algo como irrelevante.

Porém, nem todos os dados terão relevância para o momento atual da sua empresa. Muitos deles terão ligação com processos que podem ser otimizados no futuro. 

Por isso, uma boa ideia é analisar, verificar e armazenar essas informações em algum local, para que a busca seja mais fácil quando elas se tornarem relevantes.

Pouquíssimos dados coletados aqui terão ligação com o passado, e até mesmo eles podem ser importantes para algum comparativo. Mas, normalmente, eles são descartados com mais frequência. 

Big Data facilita a criação de estratégias eficientes

O Big Data fornece informações cruciais para a implementação de estratégias efetivas e que se comuniquem adequadamente tanto com o público que já segue você quanto com aqueles que estão tendo seu primeiro contato com a marca.

Além disso, você poderá criar materiais relevantes e conquistar o seu lead por intermédio  de um conteúdo de qualidade, melhorando o engajamento da sua empresa.

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