Por que o calendário editorial é tão importante para o marketing de conteúdo

A cada ano que passa vemos diferentes estratégias de marketing de conteúdo. Isso mostra que a cada dia, mais empresas estão dedicando recursos e tempo para serem mais assertivas em suas ações, e o calendário editorial é essencial nessas estratégias. Saiba mais a seguir.

Como você deve saber, é fundamental manter a frequência para a publicação dos seus materiais, e nada melhor que um calendário editorial para ajudá-lo nessa tarefa. 

Ao mesmo tempo que não deve ser excessivo, uma frequência baixa pode ser efetiva para posicionar sua empresa como autoridade no assunto. O mais importante é entender sua importância e adequá-lo de acordo com sua necessidade.

Sendo assim, descubra neste artigo a importância desse calendário para a sua estratégia!

O que é o calendário editorial

O calendário pode ser apenas uma planilha com informações de planejamento. Entretanto, ele oferece muito mais controle sobre sua estratégia de marketing e seus resultados.

De modo geral, o calendário editorial é uma programação. Sendo assim, ele auxilia você a gerenciar o seu tempo, mas isso não é tudo, já que também pode incluir quem são seus clientes, os canais que você utiliza e muito mais.

Isso significa que o calendário pode ser ainda mais completo ao mapear seus conteúdos, os responsáveis por cada etapa e até mesmo incluir sua persona.

Além disso, ele pode oferecer mais algumas informações como:

  • Conteúdo: o que será criado e publicado, considerando sua estratégia de marketing;
  • Líderes: quem é o responsável pelo conteúdo, seja interno — redator, editor, designer gráfico — ou de terceiros (agência, freelancer);
  • Call to action: o próximo passo, considerando o objetivo do conteúdo — uma oferta de conteúdo extra, uma pergunta de pesquisa, um convite para uma ligação, etc.;
  • Onde o conteúdo foi publicado e compartilhado: blog da empresa, redes de e-mails, canais do YouTube, etc.

Ao utilizá-lo você organiza a publicação do conteúdo, entre outras funcionalidades. Agora vamos entender porque o calendário editorial é tão importante para a sua empresa.

Qual a importância do calendário editorial para o marketing de conteúdo

O seu principal objetivo é manter prazos e planos de uma estratégia de marketing digital. Assim, ele facilita o gerenciamento de publicações e otimiza o contato entre produtores e os clientes.

Baseados no calendário, quem faz a produção de conteúdo entende o projeto e otimiza os recursos para ser mais preciso em suas produções.

Além disso, ele dá a sua equipe uma visão mais ampla das estratégias do marketing de conteúdo utilizadas e dos processos diários. Desse modo, qualquer pessoa pode contribuir com ideias para melhorar a estratégia de marketing da empresa.

Sua empresa precisa otimizar os resultados do marketing de conteúdo? Veja a seguir mais alguns benefícios oferecidos pelo calendário editorial.

3 Motivos para incluir o calendário editorial em sua estratégia de marketing de conteúdo

Uma das principais vantagens do marketing de conteúdo é fazer com que o seu público se torne propagador da sua marca. Se o seu conteúdo for relevante e bom, o consumidor vai naturalmente falar da sua marca para outras pessoas fazendo com que elas conheçam o seu nome.

E nada melhor que contar com o planejamento do calendário editorial para que seus conteúdos cheguem às pessoas certas no momento certo, não é mesmo?

Então, confira abaixo mais alguns motivos para utilizar o calendário na criação de conteúdo do seu negócio.

 

Organização e planejamento

Um calendário editorial bem desenvolvido permite que tanto temas de conteúdos quanto datas de produção e publicação sejam definidos antecipadamente.

Portanto, a partir disso, é mais fácil acompanhar o status de cada uma dessas etapas e verificar se o andamento está em dia.

Assim, o calendário também auxilia na frequência de publicação. Dessa forma, ele evita postagens atrasadas e melhora o cumprimento dos prazos.

Gerador de ideias

Já criou muitos conteúdos e não sabe mais sobre o que falar? Uma boa alternativa para sair dessa fase é utilizar o calendário editorial.

Sendo assim, o planejamento antecipado de conteúdos pode ajudar você a ser mais criativo e até funcionar como um local para gerar novas ideias.

Melhora o entendimento da estratégia de marketing de conteúdo

Esse calendário ajuda você a ter uma visão ampla e melhor entendimento da estratégia de marketing de conteúdo.

Como ele centraliza inúmeras informações, torna-se essencial na melhora da comunicação e conhecimento dos profissionais sobre prazos. Além disso, possibilita que qualquer um acompanhe o desenvolvimento do projeto.

Como vimos neste artigo, a importância do calendário editorial vai além de ser apenas um calendário de publicações. Ele pode oferecer detalhes a mais sobre um projeto, como dicas extras, informações técnicas, vídeos explicativos, e assim por diante.

Quer investir em marketing de conteúdo e aproveitar todos os benefícios do calendário editorial em sua empresa? Entre em contato com nossa equipe e saiba mais!

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