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Atualmente, muito se fala em estratégias de Marketing Digital. Entre elas podemos citar o Marketing de Conteúdo, que consiste em fazermos ações em diferentes canais, sendo eles: Blog, Link Building e Inbound Marketing.
Vamos mostrar neste artigo como você pode conseguir melhores temas para o seu blog por meio do Google Trends, ou até mesmo entender como o seu público se comporta no que diz respeito em termos de busca.
O que é Google Trends?
Google Trends é uma ferramenta gratuita do Google criada em 2006, que disponibiliza e permite acompanhar a evolução do número de pesquisas de uma determinada palavra-chave ou tema. Esse número é dividido por geolocalização, facilitando para que o profissional de Marketing interaja com seu target. O Google Trends é fundamental para quem trabalha com SEO (Search Engine Optimization).
Quando fazemos uma pesquisa para uma determinada palavra-chave, o Google Trends indica em qual período de tempo a mesma pesquisa performa melhor.
Toda essa tecnologia é sempre com viés de que o Google quer sempre levar para o leitor um assunto que, de fato, seja relevante para ele. Todos os resultados obtidos pelo Google Trends são fornecidos diretamente pelo Google.
Outro diferencial do Google Trends é a facilidade que se tem em fazer comparações entre um termo e outro.
Dentro do Google Trends, conseguimos fazer filtros separados como:
- localidade (país, estado e cidade);
- tempo em que aquele termo foi mais buscado;
- categoria a que pertence.
Vantagens do Google Trends
Muitos empresários ficam com dúvidas sobre essa ferramenta. Toda empresa que possui um site indexado no Google necessita ter estratégias de Marketing Digital com o Google ou Google Trends.
Para acessar a ferramenta é muito simples, bastando acessar o site https://trends.google.com.br/trends/
A dashboard do Google Trends é intuitiva, e faz com que o usuário tenha facilidades em conseguir encontrar algo. Mesmo sem fazer nenhuma pesquisa, o Google Trends vai apresentar alguns tópicos que sejam interessantes no seu país.
O campo de pesquisa abaixo é para que você coloque as palavras que deseja, fazendo com que tenha comparações de termos ou pesquisas para um determinado período de tempo.
Na imagem abaixo conseguimos identificar que a palavra “Agência de Marketing Digital” está tendo mais buscas do que “Consultor de Marketing Digital”.
Percebemos que, com a chegada da pandemia, o termo se destacou.
Outro dado curioso para o estudo é saber onde essa busca está ocorrendo. Esses insights são importantes no momento de criar um artigo para um determinado local, justamente por conta do bairrismo e crenças de linguagem.
SEO x Sazonalidade
Muito importante que suas estratégias de SEO tenham viés em sanar sempre uma dúvida para um determinado nicho.Com base nisso, é importante trabalhar determinadas datas, como o exemplo que citarei abaixo – a sazonalidade da palavra-chave Covid-19:
Imagine que você tenha um restaurante que vende comidas alemãs e uma boa cerveja. Possivelmente seu site sofrerá maiores visitas para os termos relacionados durante o mês de outubro. Isso fará com que possa criar estratégias isoladas para o seu restaurante, pegando a sazonalidade da Oktoberfest, tendo em vista todo o Stalker que fará no Google Trends.
Separamos um vídeo interessante que mostra os termos mais buscados em 2019:
Por que utilizar o Google Trends
Como já sabemos, as estratégias de Marketing Digital necessitam que tenhamos insumos e dados qualificados para tomarmos um determinado norte, seja ele na elaboração de curadoria de conteúdo, plano de Mídia Social ou campanhas de ADS.
Vimos acima o poder do Google Trends. De qualquer forma, iremos listar alguns benefícios que você pode encontrar com a ferramenta queridinha do Google! Confira:
- Comparar palavras-chaves: fundamental para compararmos termos relevantes e mais buscados em um determinado local;
- Tendências: assim como o próprio nome diz, é fundamental que busque tendências com o Google Trends;
- Insights: quando nos aprofundamos no Google Trends, conseguimos fazer imersões incríveis.
Acreditamos que o Google Trends deva ser utilizado para qualquer empresa ou segmento. Caso sua empresa ainda não esteja utilizando o Google Trends para gerar conteúdo, comece hoje mesmo e não se arrependerá.