A Pesquisa de mercado para Marketing Digital compreende diferentes etapas. Em cada uma delas, diversas fases, e em cada fase, diversos passos a serem realizados para conseguir o sucesso dessa pesquisa. 

Para conduzir adequadamente sua pesquisa de Marketing Digital voltada para SEO é importante que todas as etapas sejam planejadas antes mesmo de iniciarem. 

Pensando em ajudar você, apresentamos neste artigo as etapas e seus componentes, de maneira simples e de fácil entendimento. Além disso, falaremos sobre o que é uma pesquisa de mercado e a forma certa de realizá-la

Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!

 

Entenda o que é uma pesquisa de mercado

Pesquisa de mercado pode ser definida como uma ferramenta, muito utilizada para a compreensão da realidade de um mercado, fazendo com que as ações a serem tomadas sejam mais efetivas quando comparadas com o empreendimento.

Ou seja, é uma maneira de coletar informações relevantes e capazes de auxiliar a empresa na tomada de decisões, tornando tudo mais seguro e certeiro.

Dentro dessa pesquisa de mercado, alguns dados podem vir acompanhados de características comportamentais e hábitos de consumo, assim como levantamento de benchmarking das empresas dos mais diferentes ramos de atuação.

As informações podem ser obtidas das seguintes maneiras:

  • Pesquisa primária: é quando a pesquisa de mercado é feita pela empresa, fazendo uso de dados ou por meio de profissionais contratados apenas para essa finalidade.

 

  • Pesquisa secundária: é quando os dados são coletados e até mesmo analisados por terceiros, isto é, a empresa contrata profissionais especializados para essa ação, Nesse caso, incluem-se também relatórios, artigos e guias que são disponibilizados publicamente por demais organizações.

Vale ressaltar que o estudo de mercado surge como forma essencial na hora de minimizar os riscos e identificar possíveis oportunidades em qualquer estágio que a empresa esteja. 

Além disso, mesmo que seja uma prática causal, para elaborar pesquisas de mercado é importante que exista propósito e métodos claros, tudo para que a pesquisa para o setor de Marketing Digital seja conduzida da forma mais correta possível.


https://youtu.be/Gw17YIR6J50

Afinal, como fazer uma pesquisa de mercado da forma certa?

Realizar uma pesquisa de mercado pode parecer complexo, mas, se feita da forma correta, acaba sendo um procedimento simples. Podemos dividir o processo em 5 etapas. Confira! 

1- Definição do foco da pesquisa

É preciso determinar qual será o foco da pesquisa antes de dar início à coleta de dados. Essa etapa permite que sejam feitas escolhas de métodos e ferramentas adequadas para a realização da pesquisa.

Coloque à prova suas dúvidas e observações a fim de entender o que as pessoas vêm pesquisando no meio digital, compreendendo assim a necessidade dos consumidores. Esse é um ponto crucial para desenvolver corretamente seu plano de pesquisa.

2-Desenvolvimento de um plano de pesquisa

É preciso desenvolver um plano para encontrar as respostas e entendimentos para a definição da sua pesquisa. Nesse caso, defina quais serão as fontes primárias (entrevistas, grupos ou questionários) e as fontes secundárias (qual empresa já pesquisou o mercado de atuação, se tem acesso à avaliação dos clientes e possibilidade de consultar pesquisas de outras empresas).

Tendo os métodos selecionados, é hora de criar um cronograma, delegando as responsabilidades e execuções a serem feitas.

3- Coleta de dados

A coleta de dados depende exclusivamente do método de pesquisa que foi selecionado. Para pesquisas qualitativas, procure anotar as respostas e assim compará-las depois. No caso de questionários, é interessante produzir relatórios, tudo para organizar os dados.

No caso de pesquisas quantitativas, sempre colete dados com o auxílio de planilhas. Com os dados coletados, aposte em ferramentas para organizar e transformar essas informações em gráficos ou tabelas.

4- Análise dos dados que vão gerar insights

Fazer uma boa análise dos dados ajuda a conseguir respostas para as perguntas feitas nas pesquisas. O processo começa pela organização dos dados. Para dados quantitativos, junte e centralize as informações em documentos, organizando as avaliações, respostas, perguntas de múltiplas escolhas e demais dados. 

Para os qualitativos, faça uma revisão das informações e classifique-as por categorias, como preocupações, dúvidas, frustrações, pontos fortes e fracos e as recomendações.

5- Apresentação das descobertas e ajustes dos planos

Com as etapas acima feitas, é hora de utilizar as descobertas, um processo que envolve a apresentação de dados aos stakeholders, discutindo possíveis melhorias para o seu negócio ou plano de marketing.

Quando as descobertas são apresentadas, é possível compreender com mais clareza o seguinte:

  • Como a pesquisa gerou os dados;
  • Como os dados levaram aos insights;
  • Como seus insights geraram sugestões.

Esse formato de pesquisa é muito utilizado, pois consegue entregar resultados satisfatórios. Porém, nos últimos anos, com as ferramentas de Marketing Digital, ficou mais fácil monitorar os usuários e assim conseguir dados ainda mais complexos sobre a audiência da empresa.

Contudo, é superimportante escolher com cuidado os dados que serão coletados durante a pesquisa de mercado, traçando um planejamento que permita compreender e utilizar esses dados para reduzir riscos de decisões futuras, e posteriormente identificar oportunidades mais lucrativas.

Conheça alguns fatores problemáticos que levam à pesquisa de mercado:

PROBLEMAS Ajuda da Pesquisa de Mercado
Queda nas vendas Razões do problema/dimensão do problema-soluções/localização
Qual decisão tomar Defina a ação a ser tomada mostrando resultados de riscos de cada alternativa
Reação do nicho (mudanças 4P) Prevê as possíveis reações do seu consumidor e sugere alterações
Qual mercado está evoluindo Levantada a evolução do mercado até o presente momento
Quem são os concorrentes e como agem Levanta a estrutura da oferta, apontando seus benchmarks em posição ao mercado

Etapas de uma pesquisa de marketing

As etapas presentes em uma pesquisa de marketing são responsáveis pelo levantamento de possíveis problemas e/ou oportunidades para a empresa, sempre em busca de alternativas e definições baseadas em questões anteriores.

A seguir, conheça cada uma das etapas utilizadas em uma pesquisa de Marketing Digital!

1 – Reconhecimento e formulação de um problema de pesquisa

Essa primeira etapa da pesquisa de Marketing Digital é fundamental pois é por meio dela que seu desenvolvimento será definido, levando em consideração as informações úteis e esforços necessários para a formulação da pesquisa. 

Confira a seguir como o reconhecimento e formulação é composto!

  • Constatação de um problema 

O interesse principal em uma pesquisa de Marketing Digital tem início com alguma indagação ou problema apresentado ou vivido de alguma forma pela administração de marketing da empresa, onde existe a necessidade de encontrar respostas ou orientações para fundamentar a tomada de decisões. 

Essas dores podem ter origem em um fato problemático constatado, numa dúvida quanto ao comportamento presente e no futuro de determinadas variáveis de Marketing Digital,  ou ainda, um simples interesse em conhecer mais detalhadamente alguns aspectos de mercado ou da atividade mercadológica.

  • Exploração inicial do Tema 

Explorar bem o tema é uma atividade voltada para a solução de um problema.O primeiro passo na formulação de um problema é torná-lo concreto. Após definido, é hora de identificar possíveis aspectos que possam ser formulados numa questão específica de pesquisa que deve ser investigada. 

Para deixar sua pesquisa de mercado mais assertiva, imagine a seguinte situação: uma empresa está interessada em pesquisar o comportamento para compra dos seus consumidores. Note que o tema é amplo, então, quanto mais se afunilar a pesquisa, melhor será. Uma forma de fazer isso seria procurar as respostas previamente citadas. 

 

Acompanhe a tabela:

Consumidor do quê? Determine o produto a ser pesquisado
Consumidor, onde? Determine a Praça da pesquisa
Consumidor, quanto? Determine o GAP de sua pesquisa
Comportamento de quem? Iniciador, influenciador e decisor

 

2 – Planejamento da Pesquisa

Com o problema de pesquisa definido de forma clara e objetiva, chegamos à próxima etapa, que é o momento de entender o planejamento de todas as atividades que serão efetuadas durante a execução dessa pesquisa. Para isso, confira o que será preciso!

  • Definição clara dos objetivos da pesquisa 

Para aqueles que nunca participaram de um processo de pesquisa, pode até parecer sem necessidade acrescentar esta fase, levando-se em consideração o fato de que o problema já foi delineado. No entanto, a realidade mostra que esta é uma das etapas mais complexas, afinal, sem um objetivo claro, as pesquisas não são iniciadas, justamente por não chegarem a nenhum resultado.  

A definição do objetivo da pesquisa deve estar perfeitamente unida com a solução do problema, levando-se em consideração o tempo disponível, recursos disponíveis, acessibilidade aos detentores de dados e disponibilidade de meios de captação dos dados.

Para a definição do problema de pesquisa, o pesquisador precisa receber do patrocinador uma grande quantidade de informações denominadas de “briefing de pesquisa”, sendo alguns deles:

  • Descrições dos produtos ou serviços;
  • Descrições do problema de marketing;
  • Descrições do público-alvo;
  • Descrições dos concorrentes e seus produtos;
  • Descrições de áreas geográficas de mercado atingidas;
  • Resultados de pesquisas anteriores.

Por fim, com essas respostas, fica mais fácil dar um norte para sua pesquisa Digital, onde estará encontrando e solucionando os problemas, em vez de trazer novos. Lembre-se, ao iniciar um processo de pesquisa não se esqueça da regra mais importante de um processo de planejamento: “Definir onde queremos chegar antes de iniciarmos a caminhada”.

  • Definir as questões de pesquisas 

As questões de pesquisa de mercado são indagações amplas que, para serem respondidas, exigirão a colocação de um conjunto de perguntas específicas no questionário. 

Por exemplo:

Quais consumidores frequentam sua nova loja de carros?

R: Para responder questões relacionadas a esta pergunta, deverão constar no questionário perguntas específicas, tais como: sexo, idade, escolaridade, classe social, estilo de vida, etc.

Ou ainda,

Quais são os hábitos de compra dos consumidores de Florianópolis (SC)?

R: Também para responder a esta questão de pesquisa, deverão constar perguntas como: o que compram, compram por meio da internet, compram carro com qual frequência, entre outras.

  • Estabelecendo dados e definições de variáveis e indicadores 

Nesta fase, é possível ter uma noção clara dos objetivos que se pretendem atingir, bem como questões e hipóteses da pesquisa, o que facilita a definição dos dados que precisam ser coletados.

Algumas variáveis denominadas simples são extremamente fáceis de serem identificadas e medidas. Assim, é suficiente realizar uma única pergunta direta e objetiva no questionário,  desde que inclua dados simples, como idade, altura, sexo e escolaridade.

  • Determinação de fonte de dados 

Existe uma necessidade de descobrir onde se encontram os dados coletados, quem os possui, como estão armazenados, se estão disponíveis, etc. Para isso, existem as fontes primárias e secundárias:

Fontes de dados primárias – Chamamos de fontes primárias ou diretas de dados aquelas portadoras de dados brutos, ou seja, dados que nunca foram coletados, tabulados e analisados.

Fontes de dados secundárias – Chamamos de fontes secundárias ou indiretas de dados aquelas que possuem dados que já foram coletados e tabulados, e podemos exemplificá-las como o IBGE e Ebit.

  • Determinação da metodologia de pesquisa 

Tendo as fontes de dados identificadas, é o momento de determinar a metodologia de pesquisa a ser seguida. Esta fase compreende cinco passos, sendo eles:

1º) Determinação do tipo de pesquisa: são selecionados os tipos de pesquisas mais adequados para a coleta de dados. O pesquisador pode escolher por utilizar métodos de pesquisa exploratória, pesquisa conclusiva descritiva ou pesquisa conclusiva causal;

2º) Determinação dos métodos e técnicas coletadas: com o tipo de pesquisa escolhido, o pesquisador determina os métodos e técnicas que serão utilizados para a coleta de dados, podendo ser:

  • Levantamentos bibliográficos;
  • Levantamentos documentais:
  • Estatísticas publicadas;
  • Entrevistas com entendidos;
  • Entrevistas focalizadas em grupo ou Focus Group;
  • Observação assistemática;
  • Entrevistas pessoais;
  • Entrevistas por telefone;
  • Levantamento de campo;
  • Estudos de caso.

3º) Determinação da amostragem da pesquisa: passo importante em todo processo durante a pesquisa de mercado para Marketing Digital, e é onde nota-se a essência de um processo de pesquisa. Essa amostragem é efetuada de acordo com critérios estatísticos e acompanhada de inúmeros cuidados operacionais, e serão suficientes para proporcionar de forma relevante as informações procuradas.

4º) Planejamento de coleta de dados: tem o intuito de definir medidas a fim de facilitar a coleta de dados, evitando o comprometimento das pesquisas. Esse planejamento é composto pelas seguintes definições:

  • Perfil dos entrevistadores e dos supervisores de campo;
  • Número de entrevistados e de supervisores de campo;
  • Prazo para realização do campo;
  • Sistema de remuneração dos entrevistados;
  • Procedimentos de verificação das entrevistas realizadas.

5º) Previsão do processamento e análise de dados: o pesquisador deve prever como os dados serão processados e quais análises vão ser efetuadas para chegar a informações capazes de proporcionar respostas aos problemas enfrentados. São incluídas definições de:

  • Tabelas, quadros, gráficos e figuras;
  • Quais variáveis terão tabulação simples;
  • Quais variáveis e a que testes estatísticos deverão ser submetidos.

Vale ressaltar que todo este planejamento da análise deve ser feito junto aos problemas e objetivos da pesquisa, visando evitar que inúmeros processamentos e análises desnecessárias sejam efetuadas, economizando tempo, material e dinheiro. 

O planejamento do processamento e da análise permite ainda prever quais recursos humanos, equipamentos e sistemas serão necessários. Todo cuidado do pesquisador deve ser concentrado nas operações a fim de zelar para que:

  • Os recursos necessários estejam disponíveis nos prazos e quantidades previstos;
  • As etapas, as fases e os passos sigam exatamente o cronograma estabelecido no projeto;
  • As entrevistas sejam efetuadas com os elementos da amostra conforme planejado, e que as eventuais substituições sigam as regras estabelecidas.

Nessa última etapa da pesquisa, o pesquisador irá elaborar e entregar o relatório da pesquisa, podendo ser por meio de relatórios ou apresentações orais.

Indica-se que sejam preparados dois relatórios: um completo e outro sintético. O relatório completo deverá conter a apresentação da pesquisa, ou seja,  problemas,   objetivos,  questões de pesquisas e tudo aquilo que envolver dados. Já o sintético, também chamado de gerencial, deverá conter apenas as principais tabelas e gráficos e as principais conclusões e recomendações.

Esperamos que tenham gostado do nosso artigo. Caso precise de uma ajuda para entender melhor sobre o assunto, clique aqui e fale com nossos especialistas em Marketing Digital!

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