Como Aumentar Tráfego Orgânico no site em 7 passos

Você não aguenta mais pagar por anúncios para ter mais visitas em um site? Saiba que por meio do tráfego orgânico, é possível atrair mais pessoas sem ter que gastar dinheiro.

A chegada do Marketing Digital trouxe diversas oportunidades para que empresas pudessem se promover de forma mais acessível. Desse modo, existem diversas maneiras de conquistar mais visibilidade na internet sem colocar dinheiro diretamente.

Porém, atrair mais pessoas para um site pode não ser tão simples. Segundo uma pesquisa da HubSpot, realizada com empresas de marketing, 63% acreditam que um de seus maiores desafios está na geração de tráfego.

Por isso, impulsionar o tráfego orgânico é algo tão cobiçado por quem pretende manter uma presença online. Além do mais, aumentar os acessos no orgânico traz resultados consistentes a longo prazo. 

Neste post, trouxemos algumas dicas e ações de como impulsionar o tráfego orgânico para um site. Ao final da leitura, você terá uma visão mais ampla para atrair visitas à sua página na internet. Confira!

Tráfego orgânico x Tráfego pago: diferenças

No Marketing Digital, muito se fala sobre tráfego orgânico e tráfego pago. Ao ouvir sobre mídia paga, no primeiro momento, muitas pessoas imaginam os anúncios nas páginas de resultado do Google. 

Entretanto, quando o assunto é impulsionar tráfego orgânico, o que vem à mente? Qual a diferença entre esses dois? A princípio, muitas pessoas vão responder que um é pago e o outro não. Mas não é bem assim!

A principal diferença entre tráfego orgânico e tráfego pago está na forma como o lead chega ao canal digital — como um site. Assim, no tráfego pago, os visitantes chegam ao site por meio de link patrocinado, como é o caso do anúncio no Google.

Isto é, a empresa está pagando para ser exibida e não pelo acesso em si. Algumas características do tráfego pago são:

  • marca paga para ser divulgada;
  • ações diretas e segmentadas;
  • resultados no curto prazo.

Por outro lado, para gerar tráfego orgânico, os visitantes são atraídos de um jeito mais espontâneo, sem ser por anúncios ou campanhas.

Um exemplo disso são as pesquisas nos buscadores. Certamente, você já fez alguma pesquisa no Google e entrou em um site para ler um artigo, logo, gerou acesso de forma orgânica para o site.

Entretanto, para produzir aquele artigo e diversos outros, talvez a empresa invista em uma agência de Marketing Digital ou em um profissional especialista. 

Isso porque, o segredo de como fazer tráfego orgânico é um conjunto de estratégias que envolvem posicionamento de marca, engajamento, otimização do site, etc. Confira algumas características do tráfego orgânico:

  • não há investimento em anúncios;
  • fortalece relacionamento empresa x cliente;
  • gera autoridade para a marca;
  • resultados a longo prazo.

Apesar das diferenças entre o tráfego pago e orgânico, ambos apresentam vantagens. Dessa forma, não existe um melhor ou pior, mas a sinergia entre eles em uma estratégia de Marketing Digital que potencializa ainda mais a geração de tráfego.

7 otimizações para impulsionar o Tráfego orgânico no site

Existem diversas maneiras de potencializar o tráfego orgânico de um site. Ser estratégico e pôr algumas boas práticas em jogo é determinante para atrair mais visitantes e, principalmente, fazê-los voltar. 

A seguir, confira 7 ações que influenciam na taxa de tráfego orgânico para impulsionar um site!

1 – Optar por um site responsivo

O número de pessoas com acesso à internet e dispositivos móveis vem crescendo a cada dia. Basta observar a evolução do tempo em que, antigamente, muitos utilizavam os computadores, e quem não tinha um em casa frequentava as famosas “lan-houses“. 

Hoje, praticamente qualquer pessoa tem um smartphone. Assim sendo, as pesquisas podem ser feitas na palma da mão. Simples, prático e rápido, não é mesmo?

Por essa questão, investir em um site responsivo, que se adapte aos tamanhos de telas é imprescindível quando o assunto é atrair visitantes. Dessa maneira, para impulsionar o tráfego orgânico, opte por ter um site responsivo.

De modo geral, o site responsivo formata os elementos visuais, como blocos de texto e imagens, ao tamanho dos dispositivos. Então, essa adaptação facilita a visualização e navegação do usuário no site. 

2 – Ter um blog para gerar tráfego orgânico 

Ter um blog no site é uma das melhores formas de como fazer tráfego orgânico. No entanto, não basta apenas ter; é preciso alimentar o blog com conteúdos relevantes e otimizados em SEO (Otimização para os Mecanismos de Busca). 

Publicar artigos que ajudem pessoas a solucionar um problema ou tirar uma dúvida contribuem para a atração de tráfego orgânico. Do mesmo jeito que otimizar esse conteúdo é importante para que o material alcance mais pessoas em uma posição melhor no ranqueamento.

O blog, portanto, ajuda na construção de autoridade no assunto, confiabilidade da página e interação do usuário. Além disso, quando um usuário gosta de um conteúdo, as chances dele compartilhar com outras pessoas e gerar essa corrente de tráfego orgânico são maiores.

Leia também: 7 dicas de como tornar seu blog mais atrativo para os seus leads

3 – Divulgação em diferentes canais 

O seu site precisa alcançar o máximo de pessoas possível. Tendo isso em mente, divulgar o conteúdo em diferentes canais é fundamental para se ter várias fontes de tráfego. A dica é colocar o link do site fixado em redes sociais ou outras plataformas de engajamento.

Ao movimentar essas plataformas e utilizar CTA (chamada para ação) nas postagens, as pessoas chegam ao site por meio de diferentes canais. Se observarmos grandes marcas no Instagram, por exemplo, elas aproveitam o recurso de link na bio para adicionar o seu site.

Assim, quando o consumidor entra nesses perfis, ele já tem acesso a outras páginas da marca.

Outra dica que funciona bastante é usar o “Saiba mais”. Os usuários são expostos a uma pequena parte do conteúdo e, assim, são convidados a continuarem acompanhando esse material através de um botão ou link do site.

4 – Otimização das imagens no site

Hoje, as pesquisas por imagens representam uma das principais formas de atrair tráfego orgânico para um site no Google. 

Isso se deve a uma grande mudança realizada no buscador, lá em 2013 ainda. Acontece que em vez de clicar no URL da própria imagem, o usuário passou a ter que acessar o site que disponibiliza a mídia. 

Como resultado, a taxa de tráfego orgânico aumentou em 47%. Em um caso divulgado, um site chegou a gerar mais de 600 mil visitas em uma única imagem de busca. Surreal, não?

Sendo assim, a otimização das imagens é feita seguindo alguns passos, como:

    • colocar o texto alternativo (alt text) que faça sentido com o conteúdo;
    • alterar o nome do arquivo para descrever a imagem;
    • aplicar dados estruturados quando possível;
    • ter um sitemap das imagens;
    • comprimir a imagem para aumentar a velocidade de carregamento da página.

5 – Planeje o Link Building 

A estratégia do link building é outra maneira eficiente de impulsionar o tráfego orgânico no site. Sobretudo, essa tática consiste em obter backlinks para conquistar relevância e alcance de um novo público fora do seu site.

Logo, o link building melhora a qualificação do site no ranking de busca. Afinal, se tem um site de qualidade apontando para o seu, os motores de busca “entendem” que o seu site também merece relevância.

Em contrapartida, o seu site também recebe tráfego orgânico diretamente daqueles que estão apontando. Isso porque, quando bem contextualizado e aplicado no conteúdo, as pessoas clicam e caem direto na sua página.

Para o Google, quanto mais domínios de qualidade que tenham relação com o seu negócio apontam para o site, mais ele será recomendado. Ou seja, mais recomendações significa mais tráfego orgânico para a página apontada. 

À vista disso, fazer contatos com os responsáveis pelo site que poderá fornecer os backlinks é uma estratégia de construção de link building. Outra forma para isso é conseguir menções, como em matérias e entrevistas.

6 – Otimize a Page Experience 

A Page Experience é um conjunto de sinais para otimizar a experiência do usuário (UX) em uma página. Para tanto, a Google trouxe a iniciativa da Core Web Vitals, uma relação de métricas utilizadas para avaliar a experiência do usuário e identificar pontos de melhoria.

Além do carregamento, métricas como segurança do site, estabilidade visual, se é responsivo e interativo são analisadas.

Apesar da Page Experience ser comumente deixada de lado, salientamos que esse ponto influencia excepcionalmente na capacidade do site de gerar tráfego orgânico.

O usuário que tem que esperar demais para uma página carregar pode ser uma oportunidade perdida. Nesse contexto, o mesmo serve para as outras métricas.

7 – Mensurar os resultados

Embora não seja uma ação direta para gerar tráfego orgânico ao site, fazer a mensuração e acompanhar de onde os visitantes estão vindo é crucial.

Afinal, como saber se tal estratégia está dando certo se você não acompanha os resultados? Para isso, utilize softwares como o Google Analytics para acompanhar o tráfego do seu site.

Em plataformas como o Analytics, é possível gerar relatórios e conferir quais os principais canais estão impulsionando o tráfego orgânico do site. Assim, sabendo de onde esses acessos estão vindo, você ou a sua equipe de marketing poderá investir com mais precisão na aquisição por esses canais. 

Conclusão 

Depois de ler este post e entender como gerar tráfego orgânico, agora você já sabe algumas táticas para o seu site conquistar mais visitas sem gastar com anúncios. 

Porém, para isso acontecer, é preciso pôr as estratégias em prática. Sem aplicar as técnicas e mensurar os resultados, não tem estratégia que atraia visitantes no orgânico. E com isso, nós, da Inside Digital, podemos ajudar você!

Somos uma Agência de Marketing Digital completa com ações e metodologias para impulsionar o tráfego orgânico. Nosso objetivo? Fazer o seu negócio alcançar mais pessoas, dobrar as vendas e conquistar as melhores posições no Google.

Tá esperando o quê? Fale com um de nossos especialistas e conheça os serviços Inside Digital.

Anterior Por que investir em Automação de Marketing Digital?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *