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O chamado “posicionamento de marca” nada mais é do que a forma como as marcas querem ser vistas e fixadas na mente do público-alvo. Em meio a tanta competitividade, é fundamental que a sua marca seja bem posicionada, podendo, assim, ser fortalecida e destacada diante de seus concorrentes.
A construção dessa estratégia se dá por meio de ações que englobam o marketing digital, com a criação de conteúdos, como vídeos, anúncios e outros materiais produzidos pela própria empresa.
É importante que as organizações considerem não só o posicionamento da marca, mas também as melhorias no produto ou serviço que são ofertados para conquistarem uma posição de destaque no mercado.
Você deve estar pensando: “Mas por onde eu começo?”. Não se preocupe, ao longo deste conteúdo, você compreenderá o que é o posicionamento de marca, como fazer, seus benefícios, dicas incríveis e muito mais. Boa leitura!
O que é o posicionamento de marca?
O posicionamento de marca pode ser definido como uma estratégia de marketing, cujo objetivo é promover uma identidade única e diferenciada na mente dos consumidores sobre seus produtos ou serviços quando comparados com aos de outras marcas.
Essa estratégia utilizada pelas empresas é construída a partir de análises importantes, como o estudo do público-alvo da sua marca, as promessas de valor, os pontos fortes em relação à concorrência e o que faz com que seu produto ou serviço seja único.
Outro ponto importante é que o posicionamento pode ser utilizado para que a empresa se destaque para o público-alvo de uma forma única, fazendo com que associações entre a marca e a proposta de valor sejam criadas.
Benefícios de um posicionamento de marca eficaz
Quando bem definido com as estratégias corretas, o posicionamento de marca pode proporcionar inúmeros benefícios. Assim, destacam-se:
- Diferencial competitivo: o mercado atual é extremamente competitivo, fazendo com que um posicionamento de marca bem-feito auxilie a tornar a sua marca destacada entre os concorrentes e seus clientes e prospects se questionem por que a sua é melhor do que as demais opções.
- Fidelidade do cliente: a partir do momento que os clientes se identificam com a sua marca, fica mais fácil tornarem-se fiéis a ela.
- Precificação: quando a marca se consolida, ela passa valor e qualidade suficientes para justificar, por exemplo, preços mais altos. Essa estratégia pode gerar maiores lucros.
- Planejamento de marketing coerente: todas as estratégias de marketing se tornam mais fáceis com o posicionamento da marca, possibilitando uma direção ampla para os esforços utilizados na hora de construir um bom plano de marketing.
- Público-alvo certo: por último, mas não menos importante, um bom posicionamento de marca pode atrair e reter seu público corretamente, aumentando as estratégias do marketing e das vendas.
Posicione a sua marca na internet com essas 8 dicas
Todo empreendedor tem o desejo de fazer com que sua marca seja vista e bem posicionada na internet. Quando bem realizado, o posicionamento pode fazer com que os negócios cresçam, alcançando cada vez mais leads e clientes satisfeitos.
A seguir, confira oito dicas para que você conquiste a internet e torne a sua marca conhecida!
1. Aposte no marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é extremamente poderoso, uma vez que ele promove conexão com o público e fortalece o posicionamento da marca. Porém, a linguagem e os assuntos abordados devem ir de acordo com as necessidades do público-alvo.
Os consumidores priorizam marcas com conteúdos que vão auxiliar na hora de sanar dúvidas e suprir suas demandas. Portanto, todas as publicações devem ser originais e verídicas, trazendo um valor ao cliente.
2; Mantenha seu site atualizado
Os sites são cruciais para o posicionamento da sua marca. É por meio dele que seus clientes e prospects poderão acessar seu produto ou serviço, saber localização da empresa, conhecer sua marca e obter demais informações que irão auxiliá-los a escolher a sua empresa para solucionar as dores.
Ah! O seu site deve ser bem otimizado para acessos nos mais variados dispositivos, como tablets, smartphones e desktop, proporcionando uma boa experiência aos visitantes.
3. Utilize as redes sociais
As redes sociais fazem parte da vida de milhares de pessoas, sendo, ainda, um ambiente maravilhoso na hora de conquistar audiência para as informações publicadas no seu site. Elas oferecem uma interação mais direta e humanizada com os clientes, possibilitando o compartilhamento e acompanhamento de novidades.
O uso dessas ferramentas é excelente para o atendimento e as vendas, afinal, são fáceis de utilizar e auxiliam seus clientes e leads a chegarem até você, consequentemente, fazendo com que a sua marca seja vista.
4. Tenha uma identidade visual
A marca da sua empresa é responsável por transparecer a sua essência. Por isso, ter um bom posicionamento demanda o reconhecimento do seu público-alvo pelos seus negócios.
Considerando que esse reconhecimento precisa ser ágil, é importante ter em uma identidade visual criativa, capaz de demonstrar seu profissionalismo de forma sucinta. O visual é essencial para que todo o processo de posicionamento seja positivo.
5. Não se esqueça do SEO
O Search Engine Optimization (SEO) – em português, otimização para motores de busca – é um conjunto de estratégias e técnicas responsáveis por fazer com que o seu site seja bem posicionado nos resultados de buscas orgânicas.
Procure investir em conteúdos relevantes e em um site acessível, além de proporcionar atualizações e seguranças. São passos simples, mas capazes de fazer com que a sua página seja o primeiro link no momento da pesquisa.
Ah, e não se esqueça dos anúncios; eles fazem a diferença nos resultados.
6. Saiba quem é o seu público
Os consumidores vivem em busca de soluções que supram as suas expectativas, o que torna necessário conhecê-los bem para que a sua marca os agrade.
Crie personas – que nada mais são do que personagens que representam o cliente ideal – e procure entender o problema do consumidor e a melhor forma de solucioná-lo. Seja qual for o método escolhido, entregue valor nas suas ações.
Quanto mais você souber quem é seu público e suas necessidades, mais eficazes serão seus métodos de posicionamento da marca na internet.
7. Conheça os seus concorrentes
Para um bom posicionamento de marca, é preciso que se tenha uma segmentação e diferenciação do mercado, pois não se pode planejar uma estratégia sem antes conhecer os concorrentes.
Analisá-los é um ato obrigatório, tudo para compreender como eles atuam, quais as suas estratégias e o que fazem para serem a escolha dos clientes. Jamais copie dos concorrentes, mas, sim, entenda as estratégias para destacar a sua marca.
8. Siga as tendências do mercado
A evolução tecnológica segue em grande crescimento, fazendo com que a sociedade e o mercado acompanhem todas essas mudanças. O posicionamento da sua marca deve ser constante, ou seja, nada de realizá-lo uma única vez.
Para continuar relevante e bem posicionado nos buscadores, deve-se acompanhar as tendências, assim, você torna a sua empresa atualizada e de acordo com as necessidades do público.
É hora de definir o posicionamento da sua marca!
Compreender o posicionamento é essencial, mas também é preciso saber como fazê-lo. Para isso, deve-se responder a três questionamentos básicos:
Para quem é o produto ou serviço?
Tenha o seu público-alvo definido detalhadamente, afinal, não ter o conhecimento de quem você quer atingir com a marca, não torna possível a definição de um bom posicionamento.
Procure identificar profundamente quem é o seu público. Uma dica é apostar em pesquisas de mercado – uma estratégia responsável por auxiliar na hora de traçar o perfil do cliente ideal – e em mais informações de quem irá consumir o produto ou o serviço ofertado.
Qual a dor que o seu produto ou serviço pode resolver?
Os consumidores se comportam conforme suas necessidades e dores. Portanto, é necessário compreender claramente as demandas deles e como seu produto ou serviço poderá atendê-las.
Qual o seu diferencial em relação aos concorrentes?
É fundamental definir os elementos que fazem com que o seu produto ou serviço seja contratado. Procure questionar as qualidades e os pontos fortes (é mais barato? É mais rápido? A qualidade é maior?).
Tendo essas respostas, fica muito mais prático definir o posicionamento da marca. Por exemplo, se a sua empresa é destinada à prestação de serviços, ser rápido pode ser um diferencial importante.
Lembre-se de que um posicionamento eficaz também depende do relacionamento com o cliente e da experiência de compra fornecida. Toda essa estratégia de marketing deve ser parte das empresas.
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